Teodoro Félix de Medina e VASCONCELOS
(1745-1794)
Anna Joaquina Rosa SOARES
(1748-1802)
Francisco de Paula de Medina e VASCONCELOS
(1768-1824)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Margarida Júlia BRAZÃO

Francisco de Paula de Medina e VASCONCELOS 1

  • Nascimento: 21 Nov 1768, Funchal, , Madeira, Portugal 1
  • Baptizado: 28 Nov 1768, Funchal, , Madeira, Portugal 1
  • Casamento (1): Margarida Júlia BRAZÃO a 27 Mar 1815 em Funchal, , Madeira, Portugal
  • Óbito: 16 Jul 1824, Praia, Santiago, Cabo Verde com 55 anos de idade 1
  • Sepult.: Jul 1824, Praia, Santiago, Cabo Verde 1
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica:,. 2 Escreveu em 1797 Poesias Líricas, em 1806 Zargueida e em 1819 Georgeida. Foi degredado para Angola, tendo ficado em Cabo Verde com a mulher e filhos, por professar ideias liberalistas.

Francisco de Paula Medina e Vasconcelos, o conhecido autor da , que no seu tempo gozou de grande nomeada como poeta, nasceu no Funchal a 20 de Novembro de 1768. Morreu como desterrado político na ilha de São Tiago, do arquipélago de Cabo Verde, no ano de 1824, aos 56 anos de idade. Segundo o seu livro , tinha vinte anos quando se matriculou na Universidade de Coimbra, acrescentando que . Lamenta-se o poeta (relata o historiador Alberto Vieira), de uma vida de amarguradas atribulações, tanto na Madeira como no Continente do Reino, que teve um triste epílogo com o seu desterro para Cabo Verde. No período decorrido de 1792 a 1823, fez algumas visitas a Portugal Continental, talvez também ao estrangeiro, tendo uma vez estado ausente da Madeira cerca de seis anos. Seria, por certo, durante essas mais ou menos prolongadas demoras no Continente do Reino que publicou alguns dos seus volumes de versos, que saíram a lume em Lisboa nos anos de 1797, 1805 e 1806. Exercia no Funchal a profissão de Tabelião de Notas, aquando do seu exílio para o território cabo-verdiano. Obras poéticas: Poesias Lyricas de Medina, Lisboa, 1797, de 245 pag.; Sextinas Elegiacas ao sempre memoravel estrago na calamitosa aluvião do dia 9 de Outubro de 1803, Lisboa 1805, de 24 pag.; Zargueida, Descobrimento da Madeira, Lisboa, 1806, de 254 pag.; e Georgeida, Londres, 1819, de XIV-215 pag.; (Inocencio, no Diccionario Bibliographico Portuguez faz ainda menção destas composições poéticas: Poesias lyricas, Lisboa, 1793; Noute triste a que deu logar a morte da Ex.ma Srª. D. Carlota Margarida. Lisboa, 1792; Noites tristes de Fileno na ausencia de Marilia, Lisboa, 1805; e Elegia á deploravel morte do grande e incomparável Manuel Maria Barbosa du Bocage Lisboa, 1806)., anota ainda Alberto Vieira.

(1768-1824). Nasceu na freguesia da Sé a 20 Novembro de 1768, filho de Teodoro Félix de Medina Vasconcelos e de D. Ana Joaquina Rosa de Vasconcelos. Matriculou-se na Universidade de Coimbra, mas em consequência das suas actividades políticas e do seu revolucionarismo foi preso em 1790 e depois expulso da Universidade tendo de sair, para sempre, de Coimbra.
Em 1792 regressou ao Funchal e passou a desempenhar o cargo de Tabelião. Como voltasse às actividades revolucionárias, foi de novo preso e condenado a oito anos de degredo em Cabo Verde. Em 1823 seguia, a cumprir a pena a que foi condenado, na Ilha de Santiago, tendo morrido no desterro no ano de 1824.
Medina e Vasconcelos no seu tempo gozava de grande prest-gio como poeta, publicou várias obras: Poesias Lyricas de Medina … 1797; Sextinas elegiacas (…), 1805; Zargueida, Descobrimento da Madeira, 1806; Georgeida, 1819, entre outras. Das composições de Medina e Vasconcelos , foi a Zargueida a que lhe deu maior renome e ainda hoje é, de todas, a mais conhecida.



• Faleceu certidão. 1

• Cargo: oficial da secretaria geral do governo. "Medina e Vasconcelos, que já tinha alguns familiares a residir em Cabo Verde, viajou acompanhado pela família e graças ao governador Chapuzet, que o admirava, foi nomeado oficial da secretaria geral do governo. Condenado a uma pena de oito anos, morreu seis meses após a sua chegada, mas deixou nas ilhas uma numerosa e ilustre descendência, de que saliento o poeta e escritor Luís Medina e Vasconcelos, seu neto."


imagem

Francisco casou com Margarida Júlia BRAZÃO a 27 Mar 1815 em Funchal, , Madeira, Portugal. (Margarida Júlia BRAZÃO nasceu cerca de 1794 em Funchal, , Madeira, Portugal 3.)


imagem

Fontes


1 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 1: pg. 667.

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

3 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 6 Out 2024 com Legacy 9.0 de Millennia