seta seta
Raúl José BARBOSA, ®
(1875-1916)
Helena Savage de Paula ROSA, ®
(1881-1973)
Mário Vasco da Silva NUNES
Maria do Carmo Paula Rosa BARBOSA, ®

Tomaz Pedro Barbosa Silva NUNES, ®
(1943-2010)

 

Relações da família

Tomaz Pedro Barbosa Silva NUNES, ®

  • Nascimento: 3 Dez 1943, Lisboa, , Lisboa, Portugal
  • Óbito: 1 Set 2010, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 66 anos de idade

Símbolo   Tomaz também usou o nome Tom.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

D. Tomaz Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Trabalhou como eclesiástica. Ordenado presbítero em 4 de Novembro de 1973
Ordenado bispo em 17 de Maio de 1998

• Anúncio necrológico / Agradecimento de condolencias:,. Faleceu D. Tomaz Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa

D. Tomaz Barbosa da Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa, faleceu durante a noite desta Quarta-feira, 1 de Setembro, confirmou o Patriarcado de Lisboa à Agência ECCLESIA.

"O Cardeal-Patriarca de Lisboa cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do Senhor D. Tomaz Pedro Barbosa da Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa. O Senhor D. Tomaz faleceu durante a noite, tendo sido encontrado morto no quarto de dormir, hoje, pelas 9h30m. Está junto de Deus, única recompensa de uma vida toda entregue ao serviço da Igreja", informa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

D. Tomaz Nunes nasceu em Lisboa a 3 de Dezembro de 1942. O prelado era licenciado em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, era também Mestre em Ciências da Educação pela mesma universidade, especializando-se em Administração e Gestão Escolar.

Ordenado presbítero em Novembro de 1973, D. Tomaz foi assistente adjunto em Lisboa da Liga Operária Católica (LOC), em 1977, passando, a partir de Janeiro de 1981, a assistente diocesano, cargo que exerceu até 1998. Durante nove anos foi também assistente da Juventude Operária Católica (JOC). Desde 1989, era director do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso.

O prelado foi assistente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, leccionando no Curso de Licenciatura em Ciências Religiosas. Em Março de 1998, foi nomeado Bispo Titular de Elvas e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. A ordenação episcopal decorreu em Maio, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na paróquia a que pertencia.

Durante seis anos foi Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, eleito em 13 de Abril de 1999 e reconduzido em 11 de Abril de 2002. Desde 2005 era Vigário-Geral e Moderador da Cúria do Patriarcado de Lisboa.

Durante os últimos anos foi o intermediário com o Governo para a Educação Cristã nas Escolas, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Era presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e vogal da Comissão da Pastoral Social.

O corpo de D. Tomaz Nunes está na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, onde foi baptizado e ordenado Bispo.

Às 22h00, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, dirige o Ofício de Defuntos na mesma igreja. A missa exequial, marcada para esta Quinta-feira, 2 de Setembro, às 11 horas, vai também ser presidida pelo Cardeal Patriarca.

O cortejo fúnebre seguirá para o jazigo do Patriarcado no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, onde D. Tomaz Nunes será sepultado.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejariam conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico.

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Set 2017 com Legacy 9.0 de Millennia