Luís Manuel de Sousa PEIXEIRA, ®
(1957-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Odete Fernandes CÂMARA, ®

Luís Manuel de Sousa PEIXEIRA, ®

  • Nascimento: 14 Out 1957, Souto, , Braga, Portugal
  • Casamento (1): Maria Odete Fernandes CÂMARA, ®
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica. Nascido nas margens do Rio Torto, afluente do Douro. Fez o ensino primário aos onze anos. Até aos treze foi pastor, actividade de muito apego desde dos primeiros entendimentos. Dos Treze aos quinze vivera em Luanda e Benguela, trabalhando como empregado no comércio de Solas e Cabedais, hospedado na Pensão Coimbra do Mira Mar, em Luanda,frequentando, então, na Mutamba a Igreja Luterana. Em Benguela residiria em casa de adeptos do MPLA, depois de ter convívido com colonos salazaristas, o que o terá influenciado no sentido independentista, repudiando o colonialismo.
Aos quinze anos volta aos Mozinhos onde permanece um mês. Desloca-se então para Lisboa onde iniciaria,a 2 de Janeiro de 1973, a aprendizagem de impressor de litógrafo, profissão que exerceria até 1999. Entretanto, prossegue os estudos como trabalhador estudante, acabando por ser, em Portugal o 1º Mestre em Cultura e Formação Autárquica, Universidade de Loisboa, depois de ter feito uma licenciatura em História.Foi dirigente sindical e director associativo nos anos posteriores ao 25 de Abril de 1974. foi militante do MES e do PCP. Paraquedista entre 1977-1978. Trabalhou em diversas empresas: Mirandela, Fotolitografia, Tipografia Peres, COMECIL/Cooperativa de Artes Gráficas, Diário de Lisboa, Câmara Municipal de Loures, Câmara Municipal de Odivelas.
Publicou: Da Mestiçagem à Caboverdianidade- Registos de uma Sociocultura, Ed.Colibri; Penedono no Contexto da Reconquista - Das Origens à Afirmação Concelhia, Ed. Colibri; Trancosã- romance, Palimage Editores; Do Tempo da Outra Senhora, conto; Trinta e Três Poemas Inteiros (Edições Ecopy); Feiras e Mercados de Odivelas (Edições Colibri); O Legado de Nhô Filili (Oficina das Letras/Leya); Coletâneas (Entre o Sono e o Sonho, Enigmas); Mozinhos (Chiado Editora).



• Foto casal.



• Foto casal.



• Foto meia idade.


imagem

Luís casou com Maria Odete Fernandes CÂMARA, ®, filha de Dormovil Agostinho CÂMARA, ® e Ermelinda Amélia FERNANDES, ®. (Maria Odete Fernandes CÂMARA, ® nasceu a 27 Jan 1927 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde e faleceu em 2007 em Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 12 Nov 2018 com Legacy 9.0 de Millennia