José Lopes NUNES, [5m]*
Maria Angélica RODRIGUES, [5m]*
José Tomaz Nunes AGUIAR, [5m]*
Amália VICTÓRIA, [5m]*
Manuel Rodrigues NUNES, [4m]*
(1796-1867)
Antónia Adelaide Nunes de AGUIAR, [4m]*
(1798-1867)

Francisco Cosme NUNES, [3m]* ®
(1814-Antes de 1896)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Marianna VAZ, [3m]*

Francisco Cosme NUNES, [3m]* ® 1

  • Nascimento: 24 Nov 1814, Lamego, Santa Maria de Almacave, Portugal 1
  • Baptizado: 13 Dez 1814, Lamego, Santa Maria de Almacave, Portugal 1
  • Casamento (1): Marianna VAZ, [3m]*
  • Óbito: Antes de 1896, Praia, Santiago, Cabo Verde com 82 anos de idade
  • Sepult.: Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Francisco também usou o nome Nhu Cosme.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Lamego - Portugal


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Documento: certidão de nascimento - p1.



• Documento: certidão de nascimento - p 2.



• Local onde nasceu: mapa de localização, [Place].

• O que dele ou dela se conta. Foi enviado para Cabo Verde por D. Maria II de Portugal. Ao chegar, precisou de uma governanta que dele e da casa cuidasse. Lobo de Miranda, um militar de origem cabo-verdiana que conheceu, prometeu-lhe enviar a sua jovem filha Mariana, para ir aguentando a casa enquanto não se encontrava uma governanta. Assim se fez e ... Mariana ficou grávida de Cosme Nunes. Durante toda a vida, Mariana foi mulher de Cosme e tiveles estavam seis filhos. No momento da morte, acamado, o filho mais velho, padre de profisssão, convence o pai a casar-se com Mariana e assim, um mês antes de morrer, o sacramento teve lugar.

• Trabalhou como Funcionário Aduaneiro em Praia, Santiago, Cabo Verde. 1 em 13 de Setembro de 1845 foi nomeado escrivão da Receita e Despesa da alfândega da ilha da Boa Vista

• Prestou serviço militar Oficial da Marinha em Praia, Santiago, Cabo Verde.

• Haveres, bens e propriedades: 1 escravo a seu serviço, em 1856, em Praia, Santiago, Cabo Verde. 2



• Condecoração: medalha de ouro de Napoleão III, 14 Dez 1861, [Place]. Outorgada pelo imperador de França, pela sua bela conduta, na qualidade de Director das Alfândegas de Cabo Verde, aquando do naufrágio a 21 de junho de 1861 do navio comercial francês "Le Georges" ao largo de Pedra Badejo.



• Condecoração: A medalha de ouro de Napoleão III, 14 Dez 1861, [Place].



• Foi sepultado em Cemitério da Várzea em Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: em Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

Francisco casou com Marianna VAZ, [3m]*, filha de Lourenço Lobo de MIRANDA, [4m]* e Maria VAZ, [4m]*. (Marianna VAZ, [3m]* nasceu antes de 1825 em Praia, Santiago, Cabo Verde 3 e faleceu a 13 Dez 1897 em Praia, Santiago, Cabo Verde 4.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Cosme Nunes viveu longos anos em união de facto com Mariana, com quem teve vários filhos. Mariana era governanta de Cosme Nunes. Antes de morrer, Cosme, acamado, solicitou e realizou o santo sacramento do matrimónio.

imagem

Fontes


1 Certidão de baptismo de Francisco Cosme Nunes.

2 António Carreira, Cabo Verde - Formação e Extinção de uma Sociedade Escravocrata (1460-1878) (Edição (3ª da obra) do IPC (Instituto da Promoção Cultural) na colecção "Estudos e Ensaios". Publicado na Praia em Dezembro de 2000. A 1ª edição (580pp. 40 fotos e 1 mapa) foi da Imprensa Nacional, em 1972, no Porto.), apenso nº 5, pg 464. Nº 89 da Relação dos senhores proprietários de escravos da ilha de Santiago-Praia; publicada em 1856. (Livros nºs 326 e 327).

3 Raciocínio dedutivo, de Jorge Sousa Brito. Data cit.: 16 Nov 2002. Um dos filhos (António Augusto) nasceu a 1859. Este foi baptizado pelo irmão, padre João, quando tinha 8 anos. Logo o irmão, sendo padre, devia ser mais velho do que ele uns 17 anos no mínimo, supondo ter sido um padre recém ordenado o que o situaria em 25 anos de idade.
Então a mãe teria tido o padre 17 anos antes de ter António o que situa o parto a 1859-17= 1842
Supondo que o padre fosse o 1º filho e que a idade mínima provável (considerando que não houve abuso de menores) de parto fosse 18 anos podemos dizer que nascera antes de 1825
.

4 Diário de António Augusto Nunes de Aguiar.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 14 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia