Franz Julius KÖNIG
Christiane Wilhelmine GUND

Ernest Albert KÖNIG, ®
(1874-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Luísa da Silva ARAÚJO, ®

Ernest Albert KÖNIG, ®

  • Nascimento: 15 Mar 1874, Meerane, , Sachsen, Germany
  • Baptizado: 22 Mar 1874, Meerane, , Sachsen, Germany
  • Casamento (1): Maria Luísa da Silva ARAÚJO, ® a 2 Set 1903 em Mosteiros, Fogo, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Documento: Certidão de nascimento, a 25 Jun 1900.



• Foto idade madura:



• Ele gozou pintura em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. 1 Pinturas de duas janelas existentes no Sobrado que foi construido pelo Dr. Alvaro Adolfo Avelino Henriques, hoje propriedade da Matilde Barbosa Vicente. O referido sobrado foi construido em S. Filipe, ilha do Fogo, e segundo várias opinões é dos mais bonitos. As pinturas datam de cerca de 200 anos.

• O que dele ou dela se conta. O Senhor Koenig de nacionalidade alemã chegou á Ilha do Fogo num barco, vindo da Alemanha. O barco teve um problema, não sabe se naufrágio ou avaria, e os passageiros desembarcaram todos e prontamente acolhidos de acordo com a morabeza caboverdiana. Um ficou só, passeando à deriva pelas ruas de S. Filipe. O Dr. Alvaro Adolfo Avelino achou estranho o comportamente do senhor e prontamente acercou-se dele e depois de alguma conversa, conseguiu leva-lo para a sua casa de campo em Maria Chaves. Está claro que o Dr. Alvaro, quiz logo ajuda-lo a voltar à patria, o que negava sempre. Aos poucos foi descobrindo que o senhor triste e ausente tinha muito talento para pintar, está claro que não tinha material. Depois de muitas conversa, deve ter ganho a confiança do Dr. Alvaro e então contou que tinha estudado Belas Artes na Alemanha, mas que teve que fugir da sua terra, pois sem querer feriu mortalmente o irmão com uma arma de fogo. O Dr. Alvaro, questionou-se se confirmou a morte, mas ele não queria saber da confirmação de tal maneira que vivia apavorado com a ideia. Com muita diplomacia o Dr. Alvaro obteve dele o nome e o endereço duma irmã e então escreveu a saber das noticias do irmão, sem mencionar que o senhor Koenig estava com ele. A irmã respondeu dizendo que o irmão na Alemanha tinha-se recuperado bem, mas que a preocupação da familia era agora o outro irmão desaparecido.

Levou algum tempo as trocas de correspondência, e com alegria o Senhor Koenig recebeu a boa noticia, mas já estava perdidamente apaixonado por uma bela Caboverdiana, nha Mariquinha, e não quiz voltar. Instalado em Maria Chaves, casa de campo de Dr. Alvaro, mandou vir da Alemanhã tintas e pinceis e deu início a um trabalho maravilhoso de pintar o lindo casarão de Maria Chaves, desde paredes até aos tectos, numa pintura linda, que ainda chegou á nossa geração. Lembro-me das pinturas como se fosse hoje. Depois veio para a cidade e pintou também o sobrado do Dr. Alvaro com lindas pinturas. O sobrado possui lindos vitrais também pintados por ele.

Casou-se com a nha Mariquinha e tiveles estavam dois filhos. Segundo sempre ouvi dizer, não sei se verdadeiro ou não, partiu depois para os Estados Unidos e nunca mais voltou ao Fogo. Escreveu uma carta à esposa, afamada costureira, mandou-lhe uma máquina de costura, e até hoje não se sabe o fim dele.



• Possuía propriedades um sobrado em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. 2 Vamos a ver o que nos diz o Senhor Miguel Alves, no seu livro. "O Sobrado foi propriedade do nho Djoca, avó paterno de Abilio Monteiro de Macedo,, passou para João Cabral Avelino, depois para D. Lia Avelino Henriques Barbosa, casada com Adelino José Barbosa que foi administrador deste concelho durante algum tempo. Hoje é propriedade da viuva de Alberto Koenig, D. Nita Avelino Koenig e filhos". Já foi vendido mas não sei a quem.


imagem

Ernest casou com Maria Luísa da Silva ARAÚJO, ®, filha de João Carlos de ARAÚJO e Luzia de Sousa FRANCO, a 2 Set 1903 em Mosteiros, Fogo, Cabo Verde. (Maria Luísa da Silva ARAÚJO, ® nasceu a 2 Nov 1872 em Fogo, Cabo Verde,3 faleceu a 15 Ago 1967 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 3 e foi sepultada a 16 Ago 1967 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Testemunho de amigo da família, em texto colocado num site internet por. Amélia Santa Rita do Sacramento MONTEIRO
.

2 Testemunho de amigo da família, num site internet, em texto colocado por. Data cit.: 23 Nov 2008. Amélia Santa Rita do Sacramento MONTEIRO
.

3 Dizeres de lápide tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Out 2017 com Legacy 9.0 de Millennia