seta seta seta seta
José Joaquim BARBOSA VICENTE ®
(1831-1906)
Matilde Amélia de Medina HENRIQUES ®
(1840-1913)
João Baptista Vieira de VASCONCELOS
(1847-1895)
Maria Fidalga do SACRAMENTO MONTEIRO
(1857-1915)
Marino Anastácio Henriques BARBOSA VICENTE ®
(1874-1958)
Ana Maria Benedita Monteiro de VASCONCELOS ®
(1881-1930)

Irene Noémia de Vasconcelos VICENTE ®
(1908-1983)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ricardo José BARBOSA ®

Irene Noémia de Vasconcelos VICENTE ®

  • Nascimento: 31 Ago 1908, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Ricardo José BARBOSA ® a 19 Fev 1930 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: 29 Jul 1983, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 74 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Fonte da fotografia principal: consultar a referência nº 2

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Anotações gerais. 3 Foi a primeira professora de Francês do administrador deste site Jorge Manuel Santos Sousa BRITO
. Era muito competente e sobretudo exigente. Muitos de seus alunos detestavam-na por essa exigência e apelidavam-na com a alcunha de "Bedja", alcunha alusiva à sua idade já bem madura (nesse ano ela já tinha 59 anos)



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado em 1929.

• Categoria / função laboral: em 1929 era professora oficial interina, em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. 1



• Foto jovem: 1929. 1

• Morava em 1929 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. 1



• Atividade profissional: professora do ensino secundário propiciava explicações a nível particular, em 1951, em Mindelo, (Nossa Srª da Luz) São Vicente, Cabo Verde.
Ver ao lado um recorte extraído do periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde", nº 276, de 06.10.1951



• Foto de família. 4 Da nossa esquerda para a direita:
em pé: Gilda ,Ricardo, Fausto,
sentada: Irene Noémia

• Foi empregada como professor do Liceu Adriano Moreira em 1965 na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. Habilitada com 2 disciplinas do 7º ano (Portaria, de 24/9/1965. B.O. 39, de 25/9/1965, p. 704);



• Foto de família: Cerca de 1974. 2 percorrendo a fotografia, da nossa esquerda para a direita, temos

Em cima: filhos, Fausto Emanuel Vasconcelos Vicente Barbosa, (nora, Estela de Azevedo Camacho) e Gilda Marta de Vasconcelos Vicente Barbosa
Sentados: Ricardo José Barbosa e Irene Noémia de Vasconcelos Vicente
Em baixo: netos, Gil Fausto Barbosa, Ana Estela Barbosa e Emanuel Fausto Barbosa



• Foi empregada como professora da escola preparatória do Fogo a 31 Jan 1975 em Mindelo, (Nossa Srª da Luz) São Vicente, Cabo Verde. . Exonerada nesta data a seu pedido (cf. ao lado, um extrato do B.O. nº6 de 8.2.1975).


imagem

Irene casou com Ricardo José BARBOSA ®, filho de Simão José BARBOSA ® e Laura BARBOSA VICENTE ®, a 19 Fev 1930 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. (Ricardo José BARBOSA ® nasceu a 11 Jul 1900 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde,5 faleceu a 20 Fev 1977 na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde 5 e foi sepultado em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031378 registo nº3; imagens 4 e 5; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 9 Jul 1929; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Fogo, RPSAC-Cx 407, peça 06, 1929-1933. Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 Testemunho de parente próximo (ou do próprio), consubstanciado por informações e/ou fotos, gentilmente disponibilizados por ( Emanuel Fausto Azevedo Camacho Vasconcelos BARBOSA) através de meio eletrónico, na data de citação seguinte. Data cit.: 16 Jan 2025. NB: no caso de haver uma fotografia partilhada por esta via, ela poderá, eventualmente, ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

3 Constatação direta do administrador deste site.

4 Testemunho de parente próximo (ou do próprio), consubstanciado por informações e/ou fotos, gentilmente disponibilizados por ( Emanuel Fausto Azevedo Camacho Vasconcelos BARBOSA) através de meio eletrónico, na data de citação seguinte. Data cit.: 22 Jan 2025. NB: no caso de haver uma fotografia partilhada por esta via, ela poderá, eventualmente, ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

5 Data/informações na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Mar 2025 com Legacy 9.0 de Millennia