Américo Torres de CARVALHO, ®
(1904-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Guadalupe Sousa MARTINS, ®

Américo Torres de CARVALHO, ®

  • Nascimento: 28 Out 1904, Lisboa, , Lisboa, Portugal
  • Casamento (1): Maria Guadalupe Sousa MARTINS, ®
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

freguesia dos Anjos

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• profissão: comerciante.



• Actividade política: opositor ao regime fascista, 11 Jun 1941. Ao ladoo um extrato dos arquivos da PIDE - ( foi preso 9 vezes por oposição ao regime fascista)



• Foto do casamento.

• O que se conta desta pessoa: depoimento da neta Sofia Carvalho no facebook, 26 Jul 2019. "(...) Américo Torres de Carvalho, expulso do Exército e enviado para o degredo, regressou a Lisboa e foi um dos pivots fundamentais da guerra silenciosa que em terras portuguesas se desenrolava contra o nazismo alemão, tendo recebido no final da Guerra a mais alta condecoração inglesa para estrangeiros... Sempre activo ao longo das décadas na sua oposição à ditadura salazarenta, até nos "vinte cincos", de Abril e de Novembro, quando já andava pelos oitenta anos! (...) "

NB (pelo filho Luís Carvalho): "recusou a condecoração da rainha porque esta também desejava contemplar um elemento da PIDE com a mesma condecoração."

• O que se conta desta pessoa: texto de Ferreira Fernandes. "(...) Américo Torres de Carvalho, um lisboeta da Mouraria, herói. Nove vezes preso pela PIDE, durante a II Guerra Mundial fez trabalho clandestino para os Aliados contra os nazis. (...) iria casar-se com Guadalupe, cabo-verdiana e irmã do poeta Ovídio Martins, preso e exilado na Holanda, outro destino da diáspora dos ilhéus crioulos (...) "


imagem

Américo casou com Maria Guadalupe Sousa MARTINS, ®, filha de Belarmino Estanislau Pinto MARTINS, ® e Adélia Maria da Conceição SOUSA, ®. (Maria Guadalupe Sousa MARTINS, ® nasceu em Jan 1931 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 25 Fev 2020 com Legacy 9.0 de Millennia