seta
Juan José ROIZ
(1784-)
Maria Soledade NOZOLINI
(1791-)
Francisco de Paula TAVARES
(-Antes de 1904)
Eugénia Nozolini ROIZ
(Cerca de 1816-1867)

Eugénio de Paula TAVARES, ®
(1867-1930)

 

Relações da família

Eugénio de Paula TAVARES, ®

  • Nascimento: 18 Out 1867, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Baptizado: 5 Nov 1867, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Óbito: 1 Jul 1930, Ilha Brava, Cabo Verde com 62 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Site ou Blog: Site oficial de Eugénio Tavares. Saiba tudo (ou quase) sobre ele clicando aqui

• Anotações gerais. Eugénio de Paula Tavares nasceu na Ilha Brava, Cabo Verde, a 18 de Outubro de 1867, filho de Eugénia Roiz Nozolini Tavares e de Francisco de Paula Tavares. Eugénio Tavares foi a figura cimeira da vida cultural, política e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930. Durante essas 3 décadas, ele dominou em todas as áreas a cultura do seu povo tendo sido o seu maior interprete até aos nosso dias. A sua vastissíma obra vai da poesia à música, da retórica à ficção, passando pelos ensaios. Durante a festa da língua portuguesa em Sintra, Corsino Fortes, poeta e antigo embaixador de Cabo Verde em Portugal, intitula-o de "Camões de Cabo Verde" e realça Eugénio Tavares de fazedor de opinião numa enorme dimensão de pensador. Eugénio de Paula Tavares realizou trabalhos em diferentes áreas: a Poesia, as Mornas em Letra e Música, Prosa e Jornalismo onde se retrata a sua vastíssima colaboração em orgãos de comunicação social onde se destacam: "A Alvorada", publicado em 1900, é um dos primeiro jornais em língua portuguesa publicado por Eugénio Tavares em New Bedford, Estados Unidos da América. Neste jornal Eugénio revela o seu sonho de autonomia para Cabo Verde, sonho esse que virou realidade 75 anos depois com a declaração da indepêndencia para a Nação Cabo-verdiana. A Voz de Cabo Verde, editada por Eugénio Tavares em 1911 é um orgão de comunicação que viria trazer a público as intenções da recém proclamada Républica Portuguesa, no campo da justiça, da fraternidade e do progresso. Neste jornal, encontra-se em qualidade e quantidade a colaboração de Eugénio Tavares, que o elegeu como Príncipe dos jornalistas Cabo-verdianos de todos os tempos.

• Nota biográfica:,. Leia-a, no site de Carlos Loures. clique aqui



• Documento: registo de baptismo, a 5 Nov 1867.



• Foto jovem: aos 32 anos, em 1900.



• Foto em grupo: com amigos.



• Foto idade madura: aos 44 anos, 24 Ago 1912.



• Foto 3ª idade: aos 62 anos, Antes de Jul 1930. Sua última fotografia



• Sepultura/Campa: Jul 1930, na Vila Nova Sintra, Ilha Brava, Cape Verde.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: Estátua na ilha Brava, cerca de 2001, na Vila Nova Sintra, Ilha Brava, Cape Verde.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Set 2017 com Legacy 9.0 de Millennia