seta seta seta seta
João Monteiro de MACEDO ®
(1852-1925)
Ana Júlia Barbosa Botelho da COSTA ®
(1854-1927)
Luís Gualdino do QUENTAL
(Cerca de 1858-1894)
Regina CORDEIRO
(1869-)
Abílio Monteiro de MACEDO ®
(1886-1965)
Alice Cordeiro do QUENTAL ®
(1892-1969)

Joaquim Monteiro de MACEDO ®
(1917-2008)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Leonarda Cândida Avelino HENRIQUES ®

Joaquim Monteiro de MACEDO ®

  • Nascimento: 15 Nov 1917, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (1): Leonarda Cândida Avelino HENRIQUES ® a 5 Mar 1945 na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 1 Jan 2008, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 90 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Atividade lúdica: Caça a "galinhas de mato", pintadas ou galinhas da Guiné, a 9 Nov 1947, em Cerrado, São Filipe, Fogo, Cabo Verde.
Na foto ao lado, os caçadores estão identificados por um círculo amarelo com um número a vermelho (ver os respectivos nomes na lista que se segue, sendo os links os das pessoas que têm uma página própria neste site):
1 - Álvaro Barbosa HENRIQUES (Vivico di Sr Aniba)
2 - Joaquim Monteiro de MACEDO
3 - Teodoro Monteiro de MACEDO
4 - Manuel do SACRAMENTO MONTEIRO
5 - Orlando Teixeira de SOUSA
6 - Armando Monteiro (filho do Félix António MONTEIRO )
7 - José do Quental Monteiro de MACEDO



• Foto em grupo: (Piquenique realizado em despedida de José e Fernanda, que viviam na Guiné e que tinham ido ao Fogo com os dois filhos para matar saudades), a 9 Nov 1947, em Cerrado, São Filipe, Fogo, Cabo Verde. Na propriedade de Abílio Macedo

Temos de pé, da nossa direita para a esquerda (<---- ), Alice do Quental, esposa do Senhor Abílio Monteiro de Macedo e ao lado a menina de cara de piriquito sou eu [Amélia Monteiro]. A seguir Luísa José Barbosa, Maria Fernanda Barbosa (esposa do José Monteiro de Macedo) Irene Gomes Barbosa e Ana Monteiro de Macedo.
Sentados e pela mesma ordem: Dr. Orlando Teixeira de Sousa, irmão do Dr. Teixeira de Sousa, de visita à familia no Fogo, ao colo o Abilinho filho do José, Teodoro Monteiro de Macedo, Totone Macedo, José Monteiro de Macedo, com o filho Adalberto ao colo, Armando Monteiro (filho do Félix Monteiro e que escreveu ou cantou a linda morna "Feticeira de cor morena", dedicada à Clarinda Mira Godinho ) com a minha irmã Luísa ao colo, Álvaro Avelino Henriques (Vivico di nho Aniba) e Joaquim Monteiro de Macedo.

Comentário de Amélia do Sacramento Monteiro



• Atividade lúdica: piquenique na localidade denominada Serrado., cerca de 1951, em Fogo, Cabo Verde. Em homenagem ao médico · Henrique Teixeira de Sousa e esposa · Hermengarda Julieta Barbosa Henriques (Odette); casal ao centro, ele de fato branco e ela de braços cruzados.

Legenda para o grupo de jovens sentados num ponto mais alto situado à nossa direita na fotografia:
Indo da nossa esq/direita: · João Monteiro Silva (djonzinho di nha Ofelia), · Isaac Anahory Silva , · Irlando Fontes, atrás · Agílio Azevedo, · João Baptista Barbosa (João de Muntina),· Manuel Gomes de Pina (Manuel di Tuntun), · João da Cruz Brito, · (?).

Outros convivas (com páginas neste site) identificados nesta fotografia:
· Magda Azevedo - indo da nossa direita para a esquerda, é a primeira jovem agachada olhando em frente.
· Lígia Azevedo - indo da nossa direita para a esquerda, é (após as crianças) a jovem sorridente agachada logo debaixo do senhor de fato branco (o homenageado).
· Napoleão Azevedo - o jovem deitado à direita, de botas castanhas, tendo uma criança colocado um braço sobre o seu peito.
· Chico Azevedo - o senhor de fato cinzento, sentado no chão
· João Modesto - o senhor agachado, de fato branco, ao lado do de cinzento.
· Eduardo Barbosa - o senhor do lado direito, completamente deitado e atrás da planta.
· Joaquim Macedo - indo da nossa direita para a esquerda, é o primeiro senhor agachado.
· Hena Alves - a jovem agachada logo atrás do senhor sentado e de fato cinzento.
· Nice Alves - a jovem de cabelos soltos, agachada logo abaixo da senhora de branco com os braços cruzados
· Ilse Alves - a criancinha de cabelos claros, em 1º plano, atrás da planta e na enfiada da senhora de branco e braços cruzados.
· Irene Silva - a senhora de óculos na fila dos em pé, de blusa cinzenta com botões brancos, de cinto castanho.
· Margarida Monteiro - a senhora em pé ao centro, de vestido cinzento enxadrezado, entre e por detrás das senhoras com braços cruzados.
· Iolanda Barbosa Vicente - indo da nossa direita para a esquerda na fila dos em pé, é a terceira jovem, de vestido cinza claro e de cinto branco,
· Bia de Muntina - indo da nossa direita para a esquerda na fila dos em pé, é a primeira jovem.
· Inês Mira Godinho - na fila dos em pé, é a senhora mesmoao lado do homenageado, de vestido claro e flor preta na lapela.
· José Augusto Barbosa (Zezé di Tchimi) - deitado, só se vendo a cabeça, a qual está encostada à criancinha de cabelos claros.



• Foto em grupo: na propriedade de Abílio Macedo, "o Serrado". Comentário de Amélia Monteiro:

De pé esq/direita, Ana Monteiro de Macedo, Irene Barbosa Cardoso, Fernanda Barbosa (mulher do José Monteiro de Macedo) nha Luizinha (minha mãe) eu com cara de pintainho, e a Tia Alice mulher do Abilio Macedo. Sentados pela mesma ordem Joaquim Monteiro de Macedo, Alvaro Henriques (Vivico di nho Aniba) Armando Monteiro, filho do Felix Monteiro que escreveu ou cantou a linda morna Feticeira de cor morena, dedicada á Clarinda Mira Godinho, ao colo a Luisa minha irma, José Monteiro de Macedo com o filho Adalberto ao colo, Totone di ca Eduardo, Teodoro Monteiro de Macedo e Dr. Orlando Teixeira de Sousa (irmão do Dr. Henrique teixeira de Sousa) com o Abilio filho do José ao colo



• Associação ou club: Comerciante, a 15 Jun 1968, na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. Membro da Associação Comercial e Agrícola de Sotavento, eleito nesta data, Tesoureiro da Direcção da mesma.

Ver anúncio ao lado, publicado no semanário "O Arquipélago" nº 306 de 20-06-1968



• Morava em "rua da Bateria". Esta é a casa onde vivia a família na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. No fim dos anos 60 e início dos 70, do século XX



• Atividade económica: constituição de sociedade, em Mai 1974.
Ver o recorte ao lado extraído de uma nota publicada no nº 613 do semanário capitalino "O Arquipélago" em 09-05-1974.
NB: todos os que, nesta lista, estão assinalados com um ponto vermelho e realçados a amarelo, têm uma página genealógica nesta árvore.



• Descendência.



• Foto de família.


imagem

Joaquim casou com Leonarda Cândida Avelino HENRIQUES ®, filha de Agnelo Adolfo Avelino HENRIQUES ® e Luzia de Sousa MACEDO ®, a 5 Mar 1945 na Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. (Leonarda Cândida Avelino HENRIQUES ® nasceu a 18 Nov 1925 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde e faleceu a 9 Ago 2016 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Mar 2025 com Legacy 9.0 de Millennia