Amândio Pinto Barbosa FERREIRA, ®
(1941-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria do Livramento Macedo BARBOSA, ®

Amândio Pinto Barbosa FERREIRA, ®

  • Nascimento: 3 Dez 1941, Santa Catarina, Santiago, Cape Verde
  • Casamento (1): Maria do Livramento Macedo BARBOSA, ® a 30 Jul 1971 em Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Outro nome para Amândio é Mandinho di nha Djena.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Neto paterno do padre Nicolau Ferreira

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Amândio gozou guitarra. Toca violão e já gravou CDs (pode-se ouvi-lo no seu myspace)



• Local onde nasceu: casa em, [Place].

• Nota biográfica: tirada do seu myspace,,.
A 3 de Dezembro de 1941 nasceu em Santa Catarina, Amândio Barbosa Ferreira, para alguns. Para muitos com miminho "Mandinho di nha Djena". Como todos ou quase todos os Santacarinenses, Mandinho di nha Djena fez a instrução primária em Santa Catarina e os estudos secundários entre a Praia e S. Vicente. Como funcionário público deambulou por terras de Angola e Cabo-Verde (regressando novamente a Angola e por último, Lisboa onde acabou por aposentar-se e fixar residência. Feito este preâmbulo vamos entrar no mundo da música (serenata). Quem da minha geração e gerações mais novas que não se lembra das belas serenatas que fazíamos em Santa Catarina, Praia ou Tarrafal. Onde o actor principal foi o Mandinho di nha Djena. Quem? As moças de Santa Catarina e não só que o digam, ao ouvir nas noites de luar onde só em Santa Catarina a lua consegue por a sombra em coisas impossíveis. Ao ouvirem essa voz quente, magoada, cadenciada, abram a janela, afrouxando as cortinas, dando um sinal claramente que estavam atentas, agradeciam ao mesmo tempo. A noite sucede o dia. Tudo combinado aparecem os irmãos Cipriano e Pedrinho mais conhecidos por "Pampam" e "Pimpim", Sportinho, Emídio, Kiki, Zezinho, Antoninho, Cecílio, Odim Ferreira e toni mascarenhas frutos da mesma geração, e para perfumar a geração mais velha aparece o sr. Aristides e o sr. Damas Cenas Martins esses dois violinistas de fina agua e o Djo pereira amigo de todas as horas. Eis que aparece o Mandinho quebrando o silêncio da noite antecipando a madrugada num casamento perfeito entre nós, a morna, a madrugada, o orvalho e o sereno Os sentidos que geraram as mornas deste CD intitulado "Serenata I", só pode entende-las quem já muito tenha sofrido ou não fosse a voz quente e melódica do Mandinho di nha Djena, a dar-nos uma demonstração cabal que o sentimento dum povo não pode evoluir. Se hoje estamos aqui a promover o lançamento deste trabalho de todos nós quem mais tem contribuído para que isso tornasse realidade não é mais nem menos que a D. Lilica mulher, amiga e companheira de Mandinho que sempre nos recebeu sua casa alegremente presenteando-nos com um lanchezinho. Um bem-haja muito grande à D. Lilica.

Tirada do myspace do mesmo: clique aqui

• Site ou Blog: Facebook. clique aqui


imagem

Amândio casou com Maria do Livramento Macedo BARBOSA, ®, filha de António Macedo BARBOSA, ® e Leonarda Júlia do SACRAMENTO MONTEIRO, ®, a 30 Jul 1971 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Maria do Livramento Macedo BARBOSA, ® nasceu a 19 Dez 1935 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Casou por procuração

imagem

Fontes


1 Pesquisa genealógica, Família Barbosa do Fogo; Ramo Macedo Barbosa. clique aqui.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Out 2017 com Legacy 9.0 de Millennia