seta seta
Lourenço de Loyola da Silva MASCARENHAS, ®
(1860-1883)
Ludovina da Graça REZENDE, [2m]* ®
(1862-1959)
Edmund Charles Joseph George ST' AUBYN, ®
(1858-1938)
Jenny Maria Leite LOPES DA SILVA, ®
(1860-)
Francisco Xavier de Rezende MASCARENHAS, ®
(1883-1962)
Maria Constança ST' AUBYN, ®
(1880-1961)

Francisco Xavier St' Aubyn MASCARENHAS, ®
(1928-2016)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria José de Oliveira e SILVA, ®

Francisco Xavier St' Aubyn MASCARENHAS, ®

  • Nascimento: 26 Dez 1928, Mindelo, São Vicente, Cape Verde
  • Casamento (1): Maria José de Oliveira e SILVA, ® a 15 Out 1960
  • Óbito: 11 Jul 2016, Mindelo, São Vicente, Cape Verde com 87 anos de idade

Símbolo   Francisco também usou o nome Chiquinho Mascarenhas.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade do Mindelo - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui

• Nota biográfica:,. 1 Nasceu em 6 de Dezembro de 1928 na cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente, onde fez o liceu. Licenciou-se no antigo Instituto Superior dos Estudos Ultramarinos de Lisboa. Funcionário aduaneiro, começou a trabalhar em 17 de Janeiro de 1951, hoje reformado. Depois do 25 de Abril de 1974 envolveu-se em actividades políticas e, sendo acusado de actividades reaccionárias, foi preso pelas Forças Armadas portuguesas e encarcerado no Campo do Tarrafal apenas sendo libertado, assim como os seus companheiros, aquando da Independência de Cabo Verde. Tem colaboração literária, política e de outros temas espalhados por vários jornais e revistas cabo-verdianos antes e depois da independência. Colaborou nas revistas Claridade, Cabo Verde - Boletim de Propaganda e Informação, no jornal O Arquipélago e depois da independência no Terra Nova, Ponto & Vírgula, Notícias, Montanha, A Semana, etc.



• Foto jovem.



• Actividade cívica e social: colaborador da Rádio Barlavento, a 30 Jun 1955, em Mindelo, São Vicente, Cape Verde. Foto dos fundadores e principais colaboradores
Legenda: A partir da esquerda, sentados: Mendo Barbosa, Presidente do Grémio Recreativo Mindelo na época; Dr. José Duarte Fonseca, membro da direcção do Grémio na época; Jorge Pedro Barbosa (agachado), poeta, músico e compositor, colaborador da rádio (filho do poeta Jorge Barbosa), participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Dr.ª Armanda Fonseca, locutora (foi apanhada durante o assalto de 9 de Dezembro, no estúdio a ler o noticiário aos microfones); Dr. Aníbal Lopes da Silva, membro da direcção do Grémio, mentor da iniciativa de criação da Radio Barlavento e principal financiador. Henrique de Albuquerque, membro da direcção do Grémio; Jorge Barbosa, poeta, colaborador da radio, produziu ao longo dos anos vários programas.

De pé, a partir da esquerda: Luís (Lulu) Marques da Silva, músico, mais tarde elemento do conjunto Ritmos Caboverdeanos, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Hermes Lima (à frente encostado ao Mendo Barbosa), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Ângelo Lima (atrás do Hermes Lima), músico, mais tarde elemento do conjunto Centauros, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio; Sr. Pias, técnico de rádio e electrónica; António Salomão, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados; Telmo Bárrio Vieira, técnico de rádio e electrónica, foi a partir de 1964 director técnico e principal responsável da Rádio Barlavento até 9 de Dezembro de 1974; Francisco Mascarenhas; Carlos Caldeira Marques; Lehman de Almeida, locutor; Oliveira; Luis Barbosa Matos; Augusto (Pirico) Santos, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio. Mario Ivo Fonseca; Arnaldo (Naldinho) Gonçalves, elemento do serviço de notícias, avisos e comunicados, músico, participou em muitas gravações de música de Cabo Verde necessária, para preencher as emissões da rádio, era o responsável pelo Grémio e a Radio Barlavento a 9 de Dezembro de 1974 (Autoria de Carlos Filipe Gonçalves, Jornalista).



• Foto idade avançada: em 2016,.


imagem

Francisco casou com Maria José de Oliveira e SILVA, ®, filha de Manuel de Jesus SILVA, ® e Antónia Jovita de OLIVEIRA, ®, a 15 Out 1960. (Maria José de Oliveira e SILVA, ® nasceu a 23 Mar 1935 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde.)


imagem

Fontes


1 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Set 2017 com Legacy 9.0 de Millennia