seta seta seta seta
Simão José BARBOSA
(1801-1875)
Ana Joaquina de Medina e VASCONCELOS
(1801-1881)
Manuel Barbosa ANDRADE
(1815-1892)
Isabel Caetana Nozolini ROIZ
(1819-1851)
António José BARBOSA, ®
(1839-1905)
Luísa Barbosa de ANDRADE, ®
(1850-1875)

José Nozolini BARBOSA, ®
(1869-1923)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria LUSANO, ®

José Nozolini BARBOSA, ® 1

  • Nascimento: 13 Jun 1869, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Maria LUSANO, ®
  • Óbito: 4 Set 1923, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 54 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Sao Filipe, Fogo / Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto meia idade:



• Nota biográfica: Membro do directório da revolução Pt de 1910, em 1910-1923, em Portugal. 1 Foi ministro das colónias do governo do Dr. António José de Almeida e foi Presidente do Conselho Superior das Finanças. Tomou parte activa nos trabalhos preparatórios da revolução de 1910, de cujo directório fez parte, e proclamada a republica o Governo nomeou-o Director e Secretario Geral do Ministério do Interior. Fez parte de varias legislaturas como deputado.

Desde os seus tempos de estudante, em que cursava a Escola Politécnica, que aderira ao ideal republicano tornando-se um ardente propagandista e defensor das suas ideias. Aos 22 anos foi um dos implicados no frustrado movimento revolucionário de 31 de Janeiro de 1891 o que lhe valeu o exílio. Foi um dos fundadores do jornal A Pátria, em cujas páginas atacou violentamente a monarquia o que o levou várias vezes à barra dos tribunais e, por fim, em 1894, ao exílio. Emigrou para a França onde foi correspondente de jornais brasileiros em Paris e mais tarde foi para o Brasil, radicando-se na cidade do Rio de Janeiro.. Em 1908 voltou para Portugal e tomou parte activa na preparação da revolução de 5 de Outubro. Proclamada a República os comités revolucionários chamam-no a Portugal, onde é-lhe oferecido um lugar no Directório.

Único natural de Cabo-Verde que foi deputado (por Lisboa) às Constituintes de 1911, nelas defendeu um projecto de regime presidencialista. Esta Assembleia Constituinte considerou-o em 30 de Junho de 1911 Benemérito da Pátria. Sendo, juntamente Manuel de Saint Maurice, os únicos naturais de Cabo-verde que tiveles estavam nessa altura esta honra.

Foi cortejado pelos grandes partidos mas preferiu ingressar num pequeno partido, o partido Unionista. Desde o início do novo regime foram-lhe oferecidas várias pastas ministeriais e posições vantajosas no Ultramar, como sejam a de Alto Comissário de Angola e de Moçambique e embaixadas no estrangeiro mas recusa quase tudo que o afastasse de Lisboa. No entanto, aceitou ser ministro das Colónias no governo de Álvaro de Castro e foi encarregado pelo governo português para conduzir negociações secretas com os governos aliados (França e Estados Unidos) sobre assuntos ligados com a marcha da guerra. A partir de Junho de 1916 foi director do jornal lisboeta A Lucta substituindo Brito Camacho que deixara o lugar em virtude da mobilização para a França aquando da I Guerra Mundial. Como jornalista, fugindo ao espírito da época, "ataca, mas não insulta; argumenta, mas não conspurca." Era presidente do Conselho Superior de Finanças quando faleceu.


imagem

José casou com Maria LUSANO, ®. (Maria LUSANO, ® nasceu em 1873 em Sevilha, Andaluzia, Espanha 1.)


imagem

Fontes


1 Pesquisa genealógica, Família Barbosa do Fogo; Ramo António José Barbosa. clique aqui.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 22 Jul 2017 com Legacy 9.0 de Millennia