seta seta
Leopoldo António ALFAMA
(1854-1902)
Antónia Adelaide Nunes de AGUIAR
(1851-Depois de 1897)
Luís António ALFAMA
(1886-1947)
Maria Irene da COSTA
Leopoldo António Luís ALFAMA
(1945-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Maria de Fátima Cabral DIAS

Leopoldo António Luís ALFAMA 1

  • Nascimento: 23 Set 1945, Guiné-Bissau 1
  • Casamento: Maria de Fátima Cabral DIAS em 1975 em Bissau, Guiné-Bissau
imagem

Símbolo  Notas gerais:

"O LEOPOLDO ANTONIO ALFAMA, o meu pai, teve um papel ACTIVO na luta pela INDEPENDENCIA da Guine e Cabo Verde, de muito novo junta-se ao PAIGC ao lado de AMILCAR CABRAL, ARISTIDES outros. Aos vinte anos ja era um COMANDANTE um BATALHAO (500-1500 Individuos). Durante a luta o meu pai ganha o nome de codigo/desfarce de COMANDANTE "DUKE DJASSY". E depois da INDEPENDENCIA o meu pai foi nomeado PRESIDENTE da Regiao de Cacheu, posto que ocupou ate 1980." 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. Durante a luta armada, Leopoldo ganhou o nome de código/disfarce de comandante "DUKE DJASSY". Após a independência da Guiné-Bissau, foi nomeado presidente da Região de Cacheu, posto que ocupou até 1980.

Vejamos uma carta que o comandante DUKE DJASSY escreveu após o 25 de Abril:

FRENTE S. DOMINGOS '96 SAMBUAIÁ

COMBANG'HOR, 31 MAIO 1974

Ex.mo Senhor
CMTE FORÇAS PORTUGUESAS
Em GUIDAGE

Em primeiro lugar os nossos mais sinceros votos de boa disponibilidade na recepção desta carta intrépida.
Tendo escutado, hoje, atentamente o vosso interlocutor, tomei conhecimento, e em nome do Comando Militar da nossa região, decidi rabiscar, no interesse de ambas as partes, as possibilidades que facilitarão o nosso eventual encontro. A vossa iniciativa desfruta grande admiração por nossa parte, que a única razão de nos estarmos batendo foi sempre e sempre será pela conquista da nossa dignidade e liberdade.
Nesta luta que escolhemos como única saída possível naquele momento de desespero, nela se encontra bem definida os interesses que nos identificam com o grande Povo Português, que aliás era vítima da mesma fera "o Colonialismo Fascista". Por isso ele, o Povo de Portugal, é o nosso primeiro aliado e hoje então é uma realidade.
Se o Sr. Comandante faz parte deste bom povo, é por certo que tecemos dos dois lados uma participação franca e de amizade neste contacto no futuro próximo.
Podíamos naturalmente, fazer os demais pormenores concernentes a este convite mas, claro está, não queremos que o mensageiro explore com astúcias as posições de ideias que nos unem e por isso preferimos fazê-lo depois de recebida a vossa resposta.

Sr. Comandante! Nós que não fazemos a guerra pela guerra, nós que nunca confundimos nem confundiremos povo com regime dum governo, nós que temos um critério eloquente entre o indivíduo e sistema político, a nossa participação nesta nova situação regional que ensaiamos criar, como aquele que no topo, em Londres, se desenrola.
A nossa parte não tem poupança de esforços no que se vai construir a Paz, que tudo ao nosso alcance será metido em acção.
Enfim, tudo depende do vosso lado, na espera duma resposta de confirmação e afirmativa.

VIVA PORTUGAL LIVRE!
VIVA O PAIGC!
QUE A VITÓRIA FINAL SERÁ DOS POVOS!
Obrigado prévio
Do camarada franco

a) DUKE DJASSY
Comissário Político Militar
CE 199 e 70

N.B. '96 Este, DUKE DJASSY, é a minha alcunha, porque o meu nome é Leopoldo António Luís Alfama

ESTE DUKE DJASSY É UM NUNES DE AGUIAR!


imagem

Leopoldo casou com Maria de Fátima Cabral DIAS em 1975 em Bissau, Guiné-Bissau.


imagem

Fontes


1 Testemunho (de parente próximo), fornecido via e-mail por. Quedan-Saw Luís Dias Alfama.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 22 Abr 2017 com Legacy 8.0 de Millennia