seta seta seta seta
Custódio Monteiro BARRETO
(1871-)
Arcângela Lopes TAVARES
Egídio Barbosa BARROS, ®
(1859-1936)
Francisca Pereira d' AFONSECA
(1877-1919)
Gregório Monteiro BARRETO
(1895-1982)
Paula Barbosa BARROS
(1910-1995)

Rosalinda Monteiro BARRETO, ®
(1937-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Miguel Lopes da MOURA

Rosalinda Monteiro BARRETO, ® 1

  • Nascimento: 7 Dez 1937, Santíssimo nome de Jesus, Ilha de Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Miguel Lopes da MOURA

Símbolo   Outro nome para Rosalinda é Linda.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade Velha (cidade de Santiago de Cabo Verde) - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Residência: Santíssimo nome de Jesus, Ilha de Santiago, Cabo Verde.



• O que se conta desta pessoa: CORREIO DAS ILHAS - ASemana, 09 Setembro 2007. CORREIO DAS ILHAS

Cidade Velha: Linda Barreto, a memória viva de uma cidade
09 Setembro 2007

encontrou-a sentada à sombra de uma acácia, na companhia de vizinhos e amigos, idosos como ela. Dado o mote, a conversa correu solta com Rosalinda Barreto, uma apaixonada pela história da sua cidade. , afirma, com orgulho, ao mesmo tempo que lamenta: .Cidade Velha: Linda Barreto, a memória viva de uma cidade
Viúva aos 42 anos, com onze filhos para criar, estando o com apenas 22 dias, e hoje aos setenta, Rosalinda Barreto é a prova do adágio de que em África todo idoso é uma biblioteca viva. É verdade que estudou até a terceira classe, mas como naquele tempo era as meninas estudarem, apenas na idade adulta pôde concluir a instrução primária. Ela fica orgulhosa quando lhe dizemos que a quarta classe daquele tempo vale, hoje, mais do que muitos cursos superiores. , pergunta, a sorrir, com uma ponta de satisfação.

Dona Linda, como é normalmente tratada, conhece a história da Cidade Velha como ninguém. Sobre isso ela confessa, humilde: .

Uma paixão

Essa paixão, recorda, começou quando, em 1975, por altura da independência, o padre Campos lhe deu as chaves da Igreja Nossa Senhora do Rosário para cuidar. E, com as chaves, um apontamento com dados básicos sobre a história da Cidade Velha. Hoje, com outras leituras, Linda trata os piratas Francis Drake e Jacques Cassard, mas também o padre António Vieira, por tu. Em reconhecimento, Daniel Pereira ofereceu-lhe um dos seus livros sobre a Cidade Velha que ela faz questão de mandar buscar à casa (mostra-nos a dedicatória). Leu textos de Sena Barcelos, António Carreira, e até já ouviu falar no padre Brásio, autor de uma sobre Ribeira Grande de Santiago.



Aliás, Linda Barreto lembra-se de muitas outras coisas mais. Lembra-se, por exemplo, da barbaridade que foi quando um burocrata português, de nome José Benavente, mandou arrancar os valiosos azulejos das igrejas e outros edifícios da Cidade Velha levando-os para Praia e até Portugal.

Olhando para a actual Cidade Velha, Linda Barreto mostra-se céptica e até desgostosa. Olha desconfiada para a presença dos espanhóis no concelho e compara-os a Drake e a Cassard. Para ela a recuperação do Convento, por exemplo, não passa de uma sala . Acha que a os responsáveis locais e do IIPC (Instituto de Investigação e Património Culturais) deveriam ouvir mais os moradores da Cidade Velha, que se recusam a ser figurinos de um . Ainda assim reconhece: .

Guardiã

Volvidos mais de 30 anos daquele dia em que o padre Campos lhe deu as chaves da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Linda Barreto continua a assumir-se como desse legado. E diz que abre as portas da igreja a todos que chegarem . , diz peremptória. .

. Avançasse como? E, para finalizar, remata: ou ainda .

JVL e EJ



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: diploma de mérito municipal, 31 Jan 2011, Santíssimo nome de Jesus, Ilha de Santiago, Cabo Verde.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: diploma de mérito, Mar 2013. pelo IUE - Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde


imagem

Rosalinda casou com Miguel Lopes da MOURA. (Miguel Lopes da MOURA nasceu em Santíssimo nome de Jesus, Ilha de Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 26 Mai 2019 com Legacy 9.0 de Millennia