seta seta
Simão José BARBOSA, ®
(1873-1910)
Laura BARBOSA VICENTE, ®
(1872-1958)
José Joaquim BARBOSA, ®
(1906-2003)
Maria Mercês Vieira FONTES, ®
(1919-2003)

Artur Raul Vieira Fontes José BARBOSA, ®
(1957-2014)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Maria Filomena de Vasconcelos Vicente BARBOSA, ®

Artur Raul Vieira Fontes José BARBOSA, ® 1

  • Nascimento: 13 Jan 1957, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Casamento: Maria Filomena de Vasconcelos Vicente BARBOSA, ® a 3 Abr 1982 em Lisboa, , Lisboa, Portugal
  • Óbito: 2 Ago 2014, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 57 anos de idade
  • Sepult.: 3 Ago 2014, Chamusca, , Santarém, Portugal
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Sao Filipe, Fogo / Cabo Verde


Ver mapa maior

Símbolo  Notas sobre o óbito:

no Hospital de São José

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Anotações gerais. Médico, licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, especialista em medicina do trabalho (Universidade de Coimbra), com o curso de peritagem em medicina legal, nascido a 13/1/1957, em S. Filipe, Fogo, casou a 3/4/1982, na igreja de Nª S. de Fátima, em Lisboa, com Maria Filomena de Vasconcelos Vicente Barbosa, nascida a 17/10/1961, Engenheira Técnica Agro-Alimentar na Escola Superior Agrária de Santarém, pós graduação em Higiena e Segurança do Trabalho (ISLA Santarém) , natural de S. Filipe, filha de António de Vasconcelos Vicente José Barbosa e da sua mulher Laura Lídia Barbosa .



• Foto adolescente, 11 Nov 1973.



• Foto jovem, 1978. Entre a irmã Laura e a prima Lumena (futura esposa)

• Entrevista na TV: pelo "O Mirante.tv", 11 Set 2008, Chamusca, , Santarém, Portugal.

DESCRIÇÃO do entrevistado, feita pelo "O Mirante.tv":

Nasceu a 13 de Janeiro de 1957 na Ilha do Fogo, em Cabo Verde. Com 17 anos veio viver para Santarém com o objectivo de acabar o liceu. Médico de Clínica Geral e Familiar é, desde há seis anos, director do Centro de Saúde da Chamusca.

• Anúncio necrológico / Agradecimento de condolencias, 2 Ago 2014. Morreu na madrugada deste sábado o director da Unidade de Saúde Familiar da Chamusca, Artur Barbosa. O médico de 57 anos estava internado há uma semana no Hospital de S. José em Lisboa. O funeral está marcado para este domingo às 17h00. Antes realiza-se uma cerimónia religiosa na Igreja Matriz da Vila. A câmara municipal da Chamusca colocou a bandeira a meia haste no edifício dos Paços do Concelho, em sinal de luto.

Artur Barbosa era também médico legista fazendo as autópsias no gabinete médico legal do Médio Tejo. O clínico, natural da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, era também perito médico nos tribunais. Aos 17 anos foi viver para Santarém com o objectivo de acabar o liceu. Desde muito novo que traçou a medicina como rumo. Considerava-se um optimista por natureza.

Entrou em Lisboa, na Faculdade de Ciências Médicas, em 1976. Fez os seis anos de curso e dois anos de estágio em Cascais, especializando-se em Medicina Geral e Familiar. Em 1986 concorreu para uma vaga de médico na Chamusca e foi morar para o Pinheiro Grande, onde residiu durante 17 anos. Actualmente residia na Chamusca.

Numa entrevista que deu a O MIRANTE em 2008 dizia que a escolha da medicina deu-se muito cedo na sua vida. "Com nove anos, com uns primos meus, tentei fazer um transplante cardíaco entre dois passarinhos. Claro que não resultou (risos)", contou na altura. Confessava que gostava muito de rir e conviver com os outros e tentava tirar da vida o lado positivo. " O meu lema é o de que se pudermos facilitar a vida às pessoas devemos fazê-lo", dizia.

O médico nunca desligava o telemóvel e estava sempre contactável para resolver os problemas que aparecessem. Salientava que ser médico de família era o papel no qual se sentia melhor. "Fazemos o luto com as pessoas quando as coisas correm mal e festejamos com elas quando correm bem", contou na entrevista que deu a O MIRANTE. Artur Barbosa gostava muito de touradas e das tradições ribatejanas.



• Funeral, 3 Ago 2014, Chamusca, , Santarém, Portugal. O funeral do médico Artur Barbosa, realizado esta tarde na Chamusca, constituiu uma manifestação colectiva de pesar de grande dimensão. Alguns habitantes comentavam, durante o cortejo fúnebre, que se realizou pelas 18 horas, entre a Igreja Matriz e o cemitério, que não se recordavam de ver tanta gente num funeral há muitos anos.

O director da Unidade de Saúde Familiar da Chamusca, morreu na madrugada de ontem, Sábado. Tinha 57 anos e estava interna desde 25 de Julho, no Hospital de S. José em Lisboa, em estado considerado crítico. Artur Barbosa tinha-se sentido mal quando estava a dar consultas no centro de saúde da Chamusca, onde trabalhava desde 1986. Deixa viúva, um filho e duas filhas, uma das quais menor.

Natural da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, foi viver para Santarém aos 17 anos, tendo concluído o liceu naquela cidade. Entrou em Lisboa, na Faculdade de Ciências Médicas, em 1976 e apos terminar o curso fez dois anos de estágio em Cascais, antes de ser colocado na Chamusca. Actualmente, para além de Director da Unidade de Saúde Familiar era também médico legista fazendo as autópsias no gabinete médico legal do Médio Tejo.

Era conhecido pelo seu bom humor e pela atitude positiva perante a vida. A maior parte dos seus doentes recorda-o como um médico sempre disponível que não se importava de sacrificar o seu tempo de descanso para atender quem precisava. Um médico que nunca desligava o telemóvel e que estava sempre contactável para resolver os problemas que aparecessem. Gostava de dizer que ser médico de família e dizia que não se imaginava a fazer outra coisa. "Fazemos o luto com as pessoas quando as coisas correm mal e festejamos com elas quando correm bem", contou numa entrevista dada a O MIRANTE em 2008.



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: placa de reconhecimento, 2 Ago 2015, Chamusca, , Santarém, Portugal. 1 ano após falecimento


imagem

Artur casou com Maria Filomena de Vasconcelos Vicente BARBOSA, ®, filha de António de Vasconcelos Vicente José BARBOSA, ® e Laura Lídia BARBOSA, ®, a 3 Abr 1982 em Lisboa, , Lisboa, Portugal. (Maria Filomena de Vasconcelos Vicente BARBOSA, ® nasceu a 17 Out 1961 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Pesquisa genealógica, Família Barbosa do Fogo; Ramo Simao José Barbosa. clique aqui.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 23 Jun 2017 com Legacy 8.0 de Millennia