seta seta seta seta
Joaquim Monteiro de MACEDO
(1824-1894)
Ana Júlia BARBOSA
(1831-1853)
Joaquim Vieira Botelho da COSTA ®
(1824-1898)
Amália Júlia BARBOSA ®
(1829-)
João Monteiro de MACEDO ®
(1852-1925)
Ana Júlia Barbosa Botelho da COSTA ®
(1854-1927)

Joaquim Botelho da Costa Monteiro de MACEDO ®
(1894-1943)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Palmira MONTEIRO ®

2. Lucília Nunes de PINA

Joaquim Botelho da Costa Monteiro de MACEDO ®

  • Nascimento: 16 Dez 1894, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Palmira MONTEIRO ®
  • Partnership (2): Lucília Nunes de PINA
  • Óbito: 3 Ago 1943, Praia, Santiago, Cabo Verde com 48 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Engenheiro Electrótecnico, nascido a 16/12/1895, em S. Filipe, com Palmira Monteiro, natural do Fogo. Formado pela Universidade de Toulouse, França. Foi nomeado em 17/Jan/922 administrador do concelho da I. de S. Vicente mas foi exonerado a seu pedido em 29/Mar/922, (tendo sido nomeado para substituí-lo o seu primo Simão José Barbosa). Foi nomeado presidente da câmara municipal do Fogo em 03/Jul/928

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Sao Filipe, Fogo / Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto de família. Temos em cima, da esquerda/direita Tadeu, Miguel e Manuel Sacramento Monteiro e na ponta Alfredo Macedo Barbosa. No meio, de casaco escuro, António Macedo Barbosa. O Senhor Engº Joaquim Botelho Monteiro de Macedo de fato branco.Pela mesma ordem a criança de beirinha é a Iracema Monteiro de Macedo, seguido de Luisa Barbosa e Bia Macedo Barbosa.A senhora com a bebe ao colo é Leonarda Sacramento Monteiro (Nhanhã como era conhecida) com a filha Lilica ao colo. De mãozinha na boca Fatima Macedo Barbosa, a Nha Cristina, estava perto dos 100 anos, Dinorah Macedo Barbosa e a sobrinha Ana. Em baixo Tonas Macedo Barbosa , Totone Macedo, Lencó Barbosa e Agnelo Monteiro de Macedo.

• Cargo: Presidente da Câmara Municipal, 1930, Fogo, Cabo Verde. 1



• Foto idade madura, 1930. 1



• Haveres, bens e propriedades: automóvel Ford-T, 1934, São Filipe, Fogo, Cabo Verde. "O primeiro carro que chegou ao Fogo"

"temos ao volante o propritário do carro, no banco de trás a minha mãe, ainda era solteira.
De pé a minha tia Leonarda do Sacramento Monteiro, com os dois filhos mais velhos, Antonio e Maria da Luz."

Comentários de Amélia Monteiro



• Foto em grupo: Casa de campo em Monte Barro, cerca de 1937, São Filipe, Fogo, Cabo Verde. Na fila de cima da esq.- direita: Nhu Botelho, Nha Palmira, Julieta Henriques, Nha Natércia, Linda e Aldina Vieira de Andrade, de escuro Isaura Vieira de Andrade (mãe da Lilica e Dilia Galvão) junto dela a Lilica ao lado a Ana. Fila de baixo pela mesma ordem Fefe, Tonas, Miguel atrás do Tonas, Iracema, Fátima e Bia. Senhor Agnelo Henriques e filha Sílvia.

Os idosos sentados: João Sacramento Monteiro e ao lado, a irmã Amélia



• Sepultura/Campa.


imagem

Joaquim casou com Palmira MONTEIRO ®, filha de Desconhecido e Táta MONTEIRO ®. (Palmira MONTEIRO ® nasceu a 23 Fev 1903 em Curral Grande, Fogo, Cabo Verde 2 e faleceu a 4 Jul 1983 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Joaquim teve descendência com Lucília Nunes de PINA.


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031404; registo nº 731 de 5.2.1930; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 407, peça 03, 1929-1937.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 Testemunho (de parente próximo), Zeca Macedo em fotolog. clique aqui
.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Out 2021 com Legacy 9.0 de Millennia