José de REZENDE COSTA Filho [5m]*
José também usou o nome O Moço. Notas gerais: O mais novo dos Inconfidentes e único não-sacerdote a voltar do degredo, tinha 24 anos quando se envolveu na Inconfidência Mineira; atrasou sua ida para Universidade de Coimbra, por pretender cursar a universidade projetada pelos conjurados. Após dez anos na África (1793-1803), exercendo cargos no governo de Cabo Verde, obteve licença para passar a Lisboa em 1804, onde serviu em outros cargos; foi para o Rio de Janeiro, em 1809, a chamado do Príncipe Regente; aí, foi encarregado de tudo que era relativo a diamantes; em 1821, foi homenageado com sua eleição como deputado para as Côrtes Portuguesas por Minas Gerais; foi também deputado na Assembléia Constituinte de 1821 e 1823, e na primeira Legislatura Ordinária em 1826. O prédio da Assembléia era a antiga Cadeia Pública de Vila Rica, e os debates legislativos travavam-se no mesmo lugar onde 31 anos antes ouvira sua condenação; nestes debates, muitas vezes, apontava pensativo para o local onde havia permanecido preso; em 1827 obteve sua aposentadoria e o título de Conselheiro do Império; em 1836, escreveu uma memória histórica sobre os diamantes, seu descobrimento, contrato e administração; em 1840, foi eleito Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, quando, a pedido de outro membro, escreve sua versão da Inconfidência, comprometida pela situação política do país e por suas amargas lembranças. Notas sobre o baptismo: tendo por padrinhos Jose Álvares Preto e Helena Maria, sua avó.. Notas sobre o funeral / cemitério: Sepultado na Igreja de São Francisco de Assis, em 1850 seus restos mortais foram transladados para o Cemitério do Catumbi, Rio de Janeiro Eventos de relevo na sua vida: • Categoria / função laboral: Conselheiro. • Local onde nasceu: situação no mapa ao lado de, em Penha de França, , Minas Gerais, Brazil>. • O que se conta desta pessoa. "Diz-se que o Conselheiro Jose de Rezende Costa era um homem muito culto e no seu retorno ao Brasil, à convite de D. João VI, trouxe uma extensa biblioteca e não procurou os parentes descendentes de suas irmãs que eles estavam fazendeiros e viviam em Minas Gerais. Permaneceu na Corte" • Obra / Publicação: Livro, em 1836, em Brasil. Escreveu uma memória histórica sobre os diamantes, seu descobrimento, contrato e administração. José casou com Luísa BARBOSA [5m]*, filha de Manuel António BARBOSA ARANHA [6m]* e ? SILVA [6m]*, em 1795 na Praia, Santiago, Cabo Verde. (Luísa BARBOSA [5m]* nasceu em 1780 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.) José teve uma relação com PEREIRA depois de 1809. (PEREIRA nasceu em Brasil.) |
1 Diocese de São João Del Rei (Prados, Minas Gerais, Brasil), "Registo de baptismo," folha 226, livro 07, caixa 03.
2 http://www.adrianafernandesrezende.hpg.ig.com.br/Genealogia/Olimar/BiografiaInconfidentes.htm.
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 5 Dez 2024 com Legacy 9.0 de Millennia