seta seta seta seta
João de Rezende COSTA, [7m]*
(1700-1758)
Helena Maria de Jesus CORREIA, [7m]*
(1710-1772)
João Álvares PRETO, [7m]*
(Cerca de 1707-)
Maria Pedrosa de MORAIS, [7m]*
(Cerca de 1710-Antes de 1750)
José de Rezende COSTA, [6m]* ®
(1730-1798)
Anna Álvares PRETO, [6m]*
José de Rezende COSTA, Filho [5m]*
(1765-1841)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Luísa BARBOSA, [5m]*

2. PEREIRA

José de Rezende COSTA, Filho [5m]*

  • Nascimento: 1765, Penha de França, , Minas Gerais, Brazil
  • Baptizado: 15 Jun 1765, Penha de França, , Minas Gerais, Brazil 1
  • Casamento (1): Luísa BARBOSA, [5m]* em 1795 em Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Companheiros (2): PEREIRA depois de 1809
  • Óbito: 17 Jun 1841, Rio de Janeiro, , Rio de Janeiro, Brazil com 76 anos de idade
  • Sepult.: 1850, Rio de Janeiro, , Rio de Janeiro, Brazil 2

Símbolo   José também usou o nome o Moço.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

O mais novo dos Inconfidentes e único não-sacerdote a voltar do degredo, tinha 24 anos quando se envolveu na Inconfidência Mineira; atrasou sua ida para Universidade de Coimbra, por pretender cursar a universidade projetada pelos conjurados. Após dez anos na África (1793-1803), exercendo cargos no governo de Cabo Verde, obteve licença para passar a Lisboa em 1804, onde serviu em outros cargos; foi para o Rio de Janeiro, em 1809, a chamado do Príncipe Regente; aí, foi encarregado de tudo que era relativo a diamantes; em 1821, foi homenageado com sua eleição como deputado para as Côrtes Portuguesas por Minas Gerais; foi também deputado na Assembléia Constituinte de 1821 e 1823, e na primeira Legislatura Ordinária em 1826. O prédio da Assembléia era a antiga Cadeia Pública de Vila Rica, e os debates legislativos travavam-se no mesmo lugar onde 31 anos antes ouvira sua condenação; nestes debates, muitas vezes, apontava pensativo para o local onde havia permanecido preso; em 1827 obteve sua aposentadoria e o título de Conselheiro do Império; em 1836, escreveu uma memória histórica sobre os diamantes, seu descobrimento, contrato e administração; em 1840, foi eleito Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, quando, a pedido de outro membro, escreve sua versão da Inconfidência, comprometida pela situação política do país e por suas amargas lembranças.

Deixou dois filhos no Brasil: ANTÔNIO PEREIRA DE REZENDE e JOSÉ PEREIRA DE REZENDE;

deixou parte de seus livros para a Biblioteca Municipal de São João del-Rei e um conjunto de apólices do Governo do Império para a municipalidade; em 1849, juros dessas apólices ainda foram recebidos e distribuídos aos pobres.

Símbolo  Notas sobre o baptismo:

tendo por padrinhos Jose Álvares Preto e Helena Maria, sua avó..
São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-06-1765 Lage, Joseph, f.l. Jose de Rezende Costa, n. da freg. dos Prados e Ana Alvares Preta, n. da freg. da dita vila, padr.: Revdo. Jose Alvares Preto e Elena Maria, viuva e avó.

Símbolo  Notas sobre o funeral:

Sepultado na Igreja de São Francisco de Assis, em 1850 seus restos mortais foram transladados para o Cemitério do Catumbi, Rio de Janeiro

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Categoria: Conselheiro.



• Local onde nasceu: situação no mapa ao lado de, [Place].

• O que dele ou dela se conta. "Diz-se que o Conselheiro Jose de Rezende Costa era um homem muito culto e no seu retorno ao Brasil, à convite de D. João VI, trouxe uma extensa biblioteca e não procurou os parentes descendentes de suas irmãs que eles estavam fazendeiros e viviam em Minas Gerais. Permaneceu na Corte"



• Obra: Livro, em 1836, em Brasil. Escreveu uma memória histórica sobre os diamantes, seu descobrimento, contrato e administração.

Esta obra foi reeditada em 2016 clique aqui


imagem

José casou com Luísa BARBOSA, [5m]*, filha de Manuel António BARBOSA ARANHA, [6m]* e ? SILVA, [6m]*, em 1795 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Luísa BARBOSA, [5m]* nasceu em 1780 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.)


imagem

José teve uma relação com PEREIRA depois de 1809. (PEREIRA nasceu em Brasil.)


imagem

Fontes


1 Diocese de São João Del Rei (Prados, Minas Gerais, Brasil), "Registo de baptismo," folha 226, livro 07, caixa 03.

2 http://www.adrianafernandesrezende.hpg.ig.com.br/Genealogia/Olimar/BiografiaInconfidentes.htm.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Set 2017 com Legacy 9.0 de Millennia