seta seta seta seta
Guilherme dos Reis ROCHETEAU
(-1911)
Rita de Jesus SANTOS
(1849-)
Pedro José CARLOS
Delfina ROCHETEAU
Armando ROCHETEAU ®
(1892-1972)
Estela Matutina ROCHETEAU ®
(1896-1972)

Guilherme dos Reis ROCHETEAU Jr. ®
(1924-1999)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Estrela Barbosa do Quental MENDES ®

Guilherme dos Reis ROCHETEAU Jr. ® 1

  • Nascimento: 6 Jan 1924, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Estrela Barbosa do Quental MENDES ® a 7 Mai 1949 em Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 26 Ago 1999, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde com 75 anos de idade
  • Sepult.: Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Nasceu a 6 de Janeiro de 1924, natural da Ribeira Grande, ilha de St. Antão. Descendente de Charles Guiliaume Rocheteau (Carlos Guilherme), cidadão francês que foi, em 1856/57, correspondente na ilha de S. Vicente do jornal lisboeta Marinha e Colónias. Fez os seus estudos secundários no Liceu Gil Eanes do Mindelo, ilha de S. Vicente. Funcionário público em Cabo Verde enveredou depois pela carreira bancária, (B.N.U.). Tendo começado na cidade da Praia, ilha de Santiago foi transferido em 1957 para Lourenço Marques (hoje Maputo). Moçambique. Depois da independência daquela ex-colónia portuguesa seguiu para Portugal onde fixou residência. Foi um dos animadores da Academia Cultivar fundada em 1942 em S. Vicente e um dos fundadores e colaboradores da Certeza (1944); tem também colaboração, embora escassa, no Cabo Verde - Boletim de Propaganda e Informação e nos moçambicanos • Notícias e Diário de Moçambique. Durante a sua estadia na cidade da Praia participou no programa radiofónico Antena. Figura em Modernos poetas cabo-verdianos - Antologia, Praia, I. Santiago, 1961; e No reino de Caliban - Antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa, Lisboa, 1975. 1

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Ribeira Grande - Santo Antão - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto criança.



• Publicou o edital de casamento a 22 Mai 1949. Noticiado no periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde" nº 255 de 22-05-1949



• Foto em grupo: com colegas bancários do BNU. De cima para baixo e da direita para a esquerda: Nuno Álves de Miranda, Franklin Lisboa Santos, Silvestre Pinheiro de Faria, Tomaz Dantas Martins, Aleixo Miranda, António Firmino, Guilherme Rocheteau, José Martins Fonseca, Filinto Elísio de Menezes, José Mateus Spencer, Eduíno Brito Silva, Mário Lima e José Euclides de Menezes. Fotografia reproduzida no artigo de Mário Lima intitulado "Reflexões" (Artiletra. 24. Praia. Jan.-Jul. 1997)


imagem

Guilherme casou com Estrela Barbosa do Quental MENDES ®, filha de Clarence Abílio do Quental MENDES ® e Maria da Luz Pereira BARBOSA ®, a 7 Mai 1949 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Estrela Barbosa do Quental MENDES ® nasceu a 28 Abr 1926 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia