seta
António Figueiredo de SOUSA, ®
Antónia MIRANDA
Domingos MENDES
(-1976)
Maria Eduarda Gomes de SOUSA
(-1979)

Lúcio Matias de Sousa MENDES, ®
(1964-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Anita Cristina Avelino Koenig Monteiro PINTO, ®

Lúcio Matias de Sousa MENDES, ® 1

  • Nascimento: 21 Out 1964, Tarrafal, Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Anita Cristina Avelino Koenig Monteiro PINTO, ®

Símbolo   Outro nome para Lúcio é Mário Lúcio de SOUSA.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Dados biográficos:

Lúcio Matias de Sousa Mendes, mais conhecido pelo nome artístico de Mário Lúcio Sousa nasceu no Tarrafal, na Ilha de Santiago, Cabo Verde, a 21 de Outubro de 1964. Filho de um remador de Escaler, e de uma doméstica. Ali fez os estudos primários. Ficou órfão de pai aos 12 anos, e de mãe, juntamente com os seus sete irmãos, aos quinze anos. Aos seis, estreou-se a cantar num pardieiro. Aos dez anos, recitava poemas revolucionários nas ruas do Tarrafal, acompanhando-se por um tambor. Aos doze anos, foi adoptado como pupilo pelas Forças Armadas, e passou a viver como interno no quartel, antigo Campo de Concentração do Tarrafal, sob a tutela do Estado-maior das Forças Armadas. Ali aprendeu a tocar quase todos os instrumentos que hoje executa. Fundou o conjunto Abel Djassi do Tarrafal. Prosseguiu os seus estudos secundários no Tarrafal. Obteve uma bolsa de estudos do Estado para ingressar no Liceu Domingos Ramos, na cidade da Praia. Durante esse percurso, destacou-se como aluno brilhante, activista cultural e músico no conjunto Abel Djassi. Em 1984, obteve uma bolsa de estudo do Governo Cubano para estudar Direito na Universidade de Havana, onde se licenciou em 1990. Em Cuba, também estudou canto coral e musicologia. Efectuou estudos de técnica de escrita e aperfeiçoamento com o saxofonista francês de jazz Pierre Levy.
Regressou a Cabo Verde e exerceu a profissão de Advogado independente.
Foi Deputado do Parlamento Cabo-verdiano entre 1996 e 2001.
Foi Assessor do Ministro da Cultura (1992). Foi recentemente constituído Embaixador Cultural de Cabo Verde.

Símbolo  Notas de investigação:

Música

Fundador e líder do grupo musical Simentera. Assessor musical do Comissariado para a Expo/92 e Autor do Projecto musical de Cabo Verde para a Expo Sevilha 92 e Lisboa 98.
Multi- instrumentista e arranjista de vários álbuns de solistas caboverdeanos: Ildo Lobo, Tet´Gravou recentemente em França (Com o Grupo Simentera) o CD Tr'adictional, seu projecto musical sobre a mestiçagem e que conta com a participação do camaronês Manu Dibango, dos senegaleses Touré Kunda, do brasileiro Paulinho Da Viola, e dos portugueses Maria João e Mário Laginha.
Estudioso das músicas tradicionais, entre elas a música vocal dos Rabelados. Em 2004 gravou o seu primeiro disco a solo intitulado "Mar e Luz", que conta com a participação de Gilberto Gil, e de Luís Represas.

Literatura. É autor das seguintes obras: Nascimento de Um Mundo (poesia, 1990); Sob os Signos da Luz (poesia, 1992), Para Nunca Mais Falarmos de Amor (poesia, 1999), Os Trinta Dias do Homem mais Pobre do Mundo (Ficção, 2000 - prémio do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, 1ª edição), Adão e As Sete Pretas de Fuligem (teatro, 2001).

Pintura: Pertence ao movimento da nova geração de pintores. Tem várias exposições no país e no estrangeiro.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Obra: livro, em 2004,.

• Cargo: Ministro da Cultura no Governo do PAICV, em Abr 2011-2016, em Cabo Verde.

• Clip vídeo: convidado da TCV - " A Entrevista", 28 Jun 2011.


imagem

Lúcio casou com Anita Cristina Avelino Koenig Monteiro PINTO, ®, filha de Noel Monteiro de Sousa PINTO, ® e Maria Carlota Avelino KÖNIG, ®. (Anita Cristina Avelino Koenig Monteiro PINTO, ® nasceu a 22 Jun 1964 em Praia, Santiago, Cabo Verde 1.)


imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejariam conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico.

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Set 2017 com Legacy 9.0 de Millennia