seta
António Figueiredo de SOUSA ®
Antónia MIRANDA
Domingos MENDES
(-1976)
Maria Eduarda Gomes de SOUSA
(-1979)

Lúcio Matias de Sousa MENDES ®
(1964-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Anita Cristina Avelino Koenig Monteiro PINTO ®

Lúcio Matias de Sousa MENDES ® 1

  • Nascimento: 21 Out 1964, Santo Amaro Abade, Tarrafal, Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Anita Cristina Avelino Koenig Monteiro PINTO ®

Símbolo   Outro nome para Lúcio é Mário Lúcio de SOUSA.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Dados biográficos:

Lúcio Matias de Sousa Mendes, mais conhecido pelo nome artístico de Mário Lúcio Sousa nasceu no Tarrafal, na Ilha de Santiago, Cabo Verde, a 21 de Outubro de 1964. Filho de um remador de Escaler, e de uma doméstica. Ali fez os estudos primários. Ficou órfão de pai aos 12 anos, e de mãe, juntamente com os seus sete irmãos, aos quinze anos. Aos seis, estreou-se a cantar num pardieiro. Aos dez anos, recitava poemas revolucionários nas ruas do Tarrafal, acompanhando-se por um tambor. Aos doze anos, foi adoptado como pupilo pelas Forças Armadas, e passou a viver como interno no quartel, antigo Campo de Concentração do Tarrafal, sob a tutela do Estado-maior das Forças Armadas. Ali aprendeu a tocar quase todos os instrumentos que hoje executa. Fundou o conjunto Abel Djassi do Tarrafal. Prosseguiu os seus estudos secundários no Tarrafal. Obteve uma bolsa de estudos do Estado para ingressar no Liceu Domingos Ramos, na cidade da Praia. Durante esse percurso, destacou-se como aluno brilhante, activista cultural e músico no conjunto Abel Djassi. Em 1984, obteve uma bolsa de estudo do Governo Cubano para estudar Direito na Universidade de Havana, onde se licenciou em 1990. Em Cuba, também estudou canto coral e musicologia. Efectuou estudos de técnica de escrita e aperfeiçoamento com o saxofonista francês de jazz Pierre Levy.
Regressou a Cabo Verde e exerceu a profissão de Advogado independente.
Foi Deputado do Parlamento Cabo-verdiano entre 1996 e 2001.
Foi Assessor do Ministro da Cultura (1992). Foi recentemente constituído Embaixador Cultural de Cabo Verde.

Símbolo  Notas de investigação:

Música

Fundador e líder do grupo musical Simentera. Assessor musical do Comissariado para a Expo/92 e Autor do Projecto musical de Cabo Verde para a Expo Sevilha 92 e Lisboa 98.
Multi- instrumentista e arranjista de vários álbuns de solistas caboverdeanos: Ildo Lobo, Tet´Gravou recentemente em França (Com o Grupo Simentera) o CD Tr'adictional, seu projecto musical sobre a mestiçagem e que conta com a participação do camaronês Manu Dibango, dos senegaleses Touré Kunda, do brasileiro Paulinho Da Viola, e dos portugueses Maria João e Mário Laginha.
Estudioso das músicas tradicionais, entre elas a música vocal dos Rabelados. Em 2004 gravou o seu primeiro disco a solo intitulado "Mar e Luz", que conta com a participação de Gilberto Gil, e de Luís Represas.

Literatura. É autor das seguintes obras: Nascimento de Um Mundo (poesia, 1990); Sob os Signos da Luz (poesia, 1992), Para Nunca Mais Falarmos de Amor (poesia, 1999), Os Trinta Dias do Homem mais Pobre do Mundo (Ficção, 2000 - prémio do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, 1ª edição), Adão e As Sete Pretas de Fuligem (teatro, 2001).

Pintura: Pertence ao movimento da nova geração de pintores. Tem várias exposições no país e no estrangeiro.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Caricatura / desenho.



• Obra: livro, em 2004,.

• Cargo: Ministro da Cultura no Governo do PAICV, em Abr 2011-2016, em Cabo Verde.



• Associação ou club: membro fundador da ACL Academia Cabo-verdiana de Letras, a 23 Set 2013,. Na fila da frente, o 1º a contar da nossa esquerda

• Nota biográfica:,. "Mário Lúcio Sousa (Lúcio Matias de Sousa Mendes) nasceu no Tarrafal, ilha de Santiago, Cabo Verde, em 1964. Licenciado em Direito pela Universidade de Havana, foi deputado ao Parlamento Cabo-Verdiano e embaixador cultural do seu país antes de se tornar Ministro da Cultura, cargo que desempenhou de 2011 a 2016. Condecorado com a Ordem do Vulcão, ao lado de Cesária Évora, foi o artista mais jovem de sempre a receber tal distinção no seu país. É autor das seguintes obras: Nascimento de Um Mundo (poesia, 1990); Sob os Signos da Luz (poesia, 1992); Para Nunca Mais Falarmos de Amor (poesia, 1999); Os Trinta Dias do Homem mais Pobre do Mundo(ficção, 2000), prémio do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa; Vidas Paralelas (ficção, 2003); Saloon (teatro, 2004); Teatro (coletânea, 2008); O Novíssimo Testamento (romance, 2010), Prémio Literário Carlos de Oliveira; Biografia do Língua (romance, 2015), Prémio PEN Clube Português de Narrativa e Prémio Literário Miguel Torga."
https://www.wook.pt/autor/mario-lucio-sousa/1914037



• Atividade literária: escritor e poeta.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".


imagem

Lúcio casou com Anita Cristina Avelino Koenig Monteiro PINTO ®, filha de Noel Monteiro de Sousa PINTO ® e Maria Carlota Avelino KÖNIG ®. O casamento acabou em divórcio. (Anita Cristina Avelino Koenig Monteiro PINTO ® nasceu a 22 Jun 1964 em Praia, Santiago, Cabo Verde 1.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Divorciaram

imagem

Fontes


1 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia