seta seta
Manuel VIEIRA DE ANDRADE ®
(1871-1959)
Maninha TEIXEIRA
Armando BARBOSA ®
(1894-1968)
Josefina Inácio da SILVEIRA
(-1932)
José TEIXEIRA ®
Alina Inácio da Silveira BARBOSA ®
(1926-2020)

António Inácio da SILVEIRA ®
(1949-2024)

 

Relações da família

António Inácio da SILVEIRA ®

  • Nascimento: 10 Mai 1949, Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: 28 Nov 2024, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 75 anos de idade
  • Sepult.: 7 Dez 2024, São Nicolau Tolentino, São Domingos, Cabo Verde

Símbolo   António também usou o nome Nonó.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Fonte da fotografia principal: consultar a referência nº 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Atividade artística: Saxofonista: Alto/ Tenor e Clarinete. 1 Nonó, um artista com experiência aglomerada das passagens pelos grupos , , e



• Atividade artística: membro do conjunto musical Bulimundo. Na fotografia ao lado, Nonó é o que se encontra sentado, do nosso lado esquerdo, a segurar um saxofone

· Referenciado como um dos fundadores do Bulimundo, Nónó, segundo o baixista Silva informou à Inforpress, esteve ligado a toda a história deste agrupamento musical criado por Carlos Alberto Martins, de nome musical Catchás, com participação em todos os discos deste conjunto responsável pelo sucesso do funaná.
· "Nonó foi um dos elementos do Bulimundo, desde a primeira hora, teve características próprias pelo que estamos em momentos de grande consternação"
· NB: O agrupamento musical Bulimundo teve as suas raízes no interior de Santiago, e foi criado em Abril de 1978, a partir da Vila de Pedra Badejo, no concelho de Santa Cruz.



• Foto meia idade: 1

• O seu obituário foi publicado no funeral.
Acontece este sábado, às 15h, na Igreja de São Domingos, interior de Santiago, o funeral de António Inácio da Silveira, conhecido como Nônô di Bulimundo. Saxofonista renomado, empresário e visionário, faleceu no dia 28 de novembro, em Portugal, vítima de doença. Nônô marcou a cultura e a economia cabo-verdiana, especialmente na música tradicional, com o grupo Bulimundo, e no setor agropecuário, sendo fundador da Upranimal - Rações de Cabo Verde.

· Segundo comunicado divulgado pela Upranimal, o corpo será recebido em Cabo Verde hoje, sexta-feira, 6, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na capital, pelas 17h40, em um voo dos TACV.
· O cortejo seguirá para o Salão Paroquial de São Domingos, onde familiares, amigos e admiradores poderão prestar as últimas homenagens



• O seu obituário foi publicado em nota de pesar da Câmara de Comércio de Sotavento a 29 Nov 2024.
·
Por sua vez, a empresa UPRANIMAL, escreveu na sua nota de pesar: "É com imenso pesar que a UPRANIMAL - Rações de Cabo Verde, comunica o falecimento do seu estimado fundador e gerente, Sr. António Inácio da Silveira, ocorrido hoje, dia 28/11/24, em Portugal, vítima de doença.
· O Sr. António foi um visionário que dedicou a sua vida à construção e desenvolvimento da UPRANIMAL, deixando um legado de compromisso e muita dedicação.

• Condolências ou Agradecimento de condolências: Voto de pesar pela Assembleia Nacional, a 9 Jan 2025,. Foi com profunda tristeza e consternação que a Assembleia Nacional tomou conhecimento do passamento físico do Sr. António Inácio da Silveira, popularmente conhecido por Nonô, de 75 anos de idade, ocorrido no dia 28 de novembro de 2024, em Lisboa, vítima de doença prolongada. António Inácio da Silveira nasceu no dia 10-05-1949, na Freguesia da Nossa Senhora da Conceição - S. Filipe, Ilha do Fogo, mas muito cedo fixou a sua residência no Município de São Domingos.
· Nonô era um Saxofonista renomado e um grande homem da cultura, também conhecido pela filantropia, simplicidade e devoção religiosa. Nonô di Bulimundo, Saxofonista marcou a cultura e a economia cabo-verdiana, especialmente na música tradicional. Nonô era um apaixonado pela música, tendo fundado o grupo musical "Os Camponeses" e com a extinção daquela banda passa a fazer parte do conjunto Bulimundo, referenciado como um dos fundadores.
· Nonô, segundo alguns amigos, esteve ligado à história deste agrupamento musical, criado por Carlos Alberto Martins, de nome musical "Catchás", tendo participado em todos os discos desse conjunto, responsável pelo sucesso do funaná.
· António Inácio da Silveira, "Nonô", foi Técnico Profissional de primeiro nível, com experiência profissional em agricultura e pecuária, desde 1970. Desempenhou as funções de Técnico do Ministério de Desenvolvimento Rural, em horticultura e pecuária na extinta unidade de produção Agropecuária de S. Domingos (ex-M.D.R) durante as décadas de 70 e 80 e foi extencionista rural nos anos de 1988 e 1989.
· Iniciou a sua atividade privada a partir de 1990, no setor de transporte público de pessoas com viaturas próprias.
· Desde 1970 exerce atividades de agricultura e pecuária (com maior enfâse na produção de ovos e frangos de carne). Foi fundador e Sócio-Gerente da UPRANIMAL no início da década de 90, portanto há mais de 17 anos, tendo investido na maior fábrica de ração do país. Vale ainda destacar outras atividades desenvolvidas pelo "Nonô": Desde 2015 - produção de pintos do dia; Desde 2017 - produção de ovos para consumo em grande escala para o mercado nacional; grande importador de milho para o mercado nacional a par da CIC e da Moave. Em 2006 - criou a empresa de comercio a retalho, Minimercado Conveniência, com atividades de comercio a retalho, em lojas em S. Domingos e em Santa Catarina de Santiago - Assomada.

António Inácio da Silveira, aquando da seca prolongada em Cabo Verde disponibilizou-se para ajudar o governo na mitigação de falta de pasto para os animais, produzindo ração em baixo custo e demais pastos para mitigar a escassez, socorrendo dessa forma, os criadores de gado em Cabo Verde.
· O país perdeu um grande homem, António Inácio da Silveira, "Nonô". Um distinto homem da cultura cabo-verdiana, um grande saxofonista, um grande empresário, um grande humanista, homem de bom coração que gosta mesmo de ajudar as pessoas que mais precisam, um homem sociável, atento à realidade política de Cabo Verde e de São Domingos, em particular. Esse desaparecimento físico entristece a Assembleia Nacional, seguramente, o país e a cidade de São Domingos. Partiu o homem, que deixou um legado e marcas profundas na memória de muitos filhos de São Domingos.
· Por isso, a Assembleia Nacional rende a sua sincera homenagem ao ilustre e distinto filho da ilha do Fogo e de São Domingos, António Inácio da Silveira, "Nonô", um cabo-verdiano de referência e endereça a toda a família enlutada, amigos e companheiros a expressão das sentidas condolências, pela irreparável perda.

Obrigado, António Inácio da Silveira, "Nonô", por tudo o que fez por Cabo Verde e por São Domingos.

Morreu o homem, ficam as obras!

Paz e Luz eternas António Inácio da Silveira, "Nonô di Bulimundo!"

Assembleia Nacional, 9 de janeiro de 2025.

Publique-se. [Boletim Oficial n.º 3, I Série de 24-01-2025]

O Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Tavares Correia


imagem

Fontes


1 Site na Internet / Rede social (Facebook ou similar), > informação e/ou fotografia tornada pública por esta pessoa (ou por parente próximo) em site na Internet ou numa rede social. Extraída para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 3 Mar 2025. NB: a fotografia extraída da fonte poderá eventualmente ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Mar 2025 com Legacy 9.0 de Millennia