seta seta seta
Manuel José FERREIRA QUERIDO ®
(1861-1936)
Carolina dos REIS BORGES ®
(1867-)
Manuel dos Reis Rodrigues MASCARENHAS ®
(1889-)
Saturnina Mendes VARELA
António Manuel FERREIRA QUERIDO ®
(1893-1987)
Maria Teresa Varela MASCARENHAS ®
(1908-1996)

José Maria FERREIRA QUERIDO ®
(1940-)

 

Relações da família

José Maria FERREIRA QUERIDO ®

  • Nascimento: 8 Dez 1940, Santa Catarina, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Outro nome para José é Zéqui.

imagem

Símbolo  Notas gerais:

Fonte da fotografia principal: consultar a referência nº 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Atividade política: preso político da PIDE, em 1968, em Cabo Verde.
O nº25 da lista aqui ao lado.

• Nota biográfica:,.
José Maria Ferreira Querido, "Zéqui", nasceu em Santa Catarina, Santiago, Cabo Verde, em 8 de dezembro de 1940. Marcado pela fome de 1947, e também pela ligação a um deportado português amigo do pai, diz ter tido "todos os pressupostos que um revolucionário deve ter. Não havia outro caminho." Estudante em Portugal, no curso de regente agrícola, no final da década de 50, teve contactos com a Oposição portuguesa, mas regressou a Cabo Verde por influência de Amílcar Cabral: "O nosso trabalho era 'desbravar' o chão para os que vinham depois. (…) Em cada zona fui fazendo um levantamento das pessoas com quem podia contar." Antes ainda de ser levado como preso para o Campo do Tarrafal, já conhecia o campo, que tinha ido observar aquando da chegada dos primeiros presos angolanos: "Eu tinha ligações com Angola (…) fui informado que eles chegariam e fui ver. (…) Vi quando eles desembarcaram e foram metidos nas vagonetas. Era um carro sinistro, preto, o seu aspeto já metia medo. E era bastante gente." Aproveitara também as visitas a um amigo da família, preso de delito comum, para se informar sobre o campo. Preso em setembro de 1968, foi primeiro colocado na Cadeia Civil da Praia e mais tarde transferido para o Tarrafal. Julgado em S. Vicente, foi absolvido por falta de provas em Janeiro de 1971. Uma das ações de que se orgulha foi o roubo dos mapas cartográficos de Santiago, S. Vicente e do Sal, para enviar para a luta. Entrevistado em 2008, afirmou: "Todos nós temos consciência do nosso valor, eu sei porque é que fui preso. (…) Eu fiz, se necessário volto a fazê-lo, mesmo com esta idade que tenho. Sou orgulhoso daquilo que fiz por Cabo Verde."

Texto e fotografia a partir de "Tarrafal-Chão Bom, Memórias e verdades", de José Vicente Lopes, a quem agradecemos


imagem

Fontes


1 Site na Internet / Rede social (Facebook ou similar), > informação e/ou fotografia tornada pública por esta pessoa (ou por parente próximo) em site na Internet ou numa rede social. Extraída para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 27 Fev 2025. NB: a fotografia extraída da fonte poderá eventualmente ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 28 Mar 2025 com Legacy 9.0 de Millennia