Manuel António Dias CHANTRE
(-1933)
Maria Firmina RAMOS

Guilherme Dias CHANTRE ®
(1922-2020)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria de Lourdes Soromenho da Silva Ribeiro de ALMEIDA ®

Guilherme Dias CHANTRE ®

  • Nascimento: 25 Jun 1922, Santo Crucifixo, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria de Lourdes Soromenho da Silva Ribeiro de ALMEIDA ®
  • Óbito: 15 Nov 2020, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 98 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Fonte da fotografia principal: consultar a referência nº 1

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Nascido na localidade de Tabugueiro (Chã de Pedras)

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,.
· Lembrado pelos antigos alunos pelo nominho de Chantrim, Guilherme Chantre é recordado por todos os seus alunos com um misto de carinho e reverência. "Homem de rigor", "exigente", mas também "humano" e "pedagogo" são algumas das palavras que antigos alunos usam para recordar um professor e pedagogo que, dizem, "marcou gerações".
· Nascido "numa família de agricultores de Santo Antão", como lembra César Monteiro, Guilherme Chantre faz toda a sua infância e adolescência na ilha das montanhas. "Aluno brilhante" depois de concluir o Liceu "começa a dar explicações" e a partir daí "a sua vida fica ligada ao ensino".
· Concluído o Liceu, faz o curso de Magistério Primário em Portugal e regressa a Cabo Verde e "envereda pelo ensino". "Começa pelo Liceu Gil Eanes e mais tarde ingressa na Escola Técnica onde faz toda a carreira até à sua exoneração em 1974, altura em que parte para Portugal e por lá fica até à morte".



• Foto em grupo: entre amigos da elite intelectual da época, cerca de 1950.
Legenda - Começando pela nossa esquerda: · Jaime de Figueiredo, · António Aurélio Gonçalves , ·Guilherme Chantre ,· Manuel Serra , · Jorge Barbosa e · Baltasar Lopes
NB: estes dois últimos foram co-fundadores da revista Claridade



• Foto em grupo: Jantar em homenagem a Bento Levy, em 1961, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Começando pela nossa esquerda: · Jorge Barbosa , ·Guilherme Chantre · Bento Levy (deputado e director do "Cabo Verde" - Boletim de Propaganda e Informação), · José Duarte Fonseca, · Henrique Santa Rita Vieira , · Comandante Sousa Machado (Capitão dos Portos), · Baltasar Lopes da Silva, · Júlio Monteiro, · Manuel Serra e · António Aurélio Gonçalves.



• Foto casal: Maria de Lourdes Chantre e Guilherme Chantre, a 17 Dez 2005.
Foto: Joaquim Saial



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: atribuição do nome à "Escola Técnica" do Mindelo, em 2013.
O "baptismo" do EICM com o nome de Guilherme Chantre foi uma resposta do Governo a uma proposta de um grupo de antigos alunos, conforme o despacho nº 1147/2013 do Ministério da Educação e Desporto. Nele se lê que Guilherme Dias Chantre (Chantrim) foi Professor do Ensino Técnico desde 1956 (anteriormente foi professor do Liceu Gil Eanes, no Mindelo) e Director da Escola Técnica de 1961 até 1974.



• Entrevista na TV: no programa "Código de vida" da TCV, a 18 Mai 2014,. siga a entrevista aqui



• Condecoração: com a Segunda Classe da Medalha de Mérito, a 3 Jul 2015, em Cabo Verde.
Ver na figura ao lado, o extrato do Decreto-Presidencial de 03.07.2015, publicado no BO nº 40, I Série de 03-07-2015 (página 1313)
NB: todos os que estão assinalados com um ponto vermelho e realçados a amarelo, têm uma página genealógica nesta árvore.

• O seu obituário foi publicado a 15 Nov 2020.
Faleceu hoje [15 Nov 2020] em Lisboa, aos 98 anos, Guilherme Dias Chantre, patrono da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, informa o sobrinho Alfredo Chantre, numa curta publicação no facebook. Professor e "educador carismático", Guilherme Chantre foi o primeiro director de origem cabo-verdiana da EICM, que desde dezembro de 2013 ostenta orgulhosamente o seu nome na fachada.


imagem

Guilherme casou com Maria de Lourdes Soromenho da Silva Ribeiro de ALMEIDA ®, filha de Manuel Ribeiro de ALMEIDA ® e Estella Valentina de Castro Seromenho da SILVA. (Maria de Lourdes Soromenho da Silva Ribeiro de ALMEIDA ® nasceu a 11 Out 1929 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Site na Internet / Rede social (Facebook ou similar), > informação e/ou fotografia tornada pública por esta pessoa (ou por parente próximo) em site na Internet ou numa rede social. Extraída para esta página, na data que se indica a seguir. Data cit.: 4 Jan 2025. NB: a fotografia extraída da fonte poderá eventualmente ter sido recortada, realçada, retocada e colorida (se a branco e preto ou em tons de sépia) fazendo uso de programas que utilizam inteligência artificial.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 3 Fev 2025 com Legacy 9.0 de Millennia