seta seta
Francisco de Deus DUARTE ®
(1880-1950)
Felícia Maria MONTEIRO
(-1948)
? Lopes SOARES
Maria Eduarda LOPES DA SILVA ®
(1913-2003)
Manuel de Jesus Monteiro DUARTE ®
(1929-1982)
Carmen de Santa Rosa LOPES DA SILVA ®
(1939-)

Cristina Isabel Lopes da Silva Monteiro DUARTE ®
(1962-)

 

Relações da família

Cristina Isabel Lopes da Silva Monteiro DUARTE ®

  • Nascimento: 2 Set 1962, Lisboa, , Lisboa, Portugal

Símbolo   Outro nome para Cristina é Kitty.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui

• Nota biográfica:,. Cristina Duarte nasceu em Lisboa em 1962 e tem nacionalidade cabo-verdiana. Frequentou a escola primária em Angola, onde morou até aos 12 anos de idade. É nessa altura que ocorre a Revolução de 25 de Abril de 1974, com a queda do regime ditatorial Português, o Estado Novo. Frequentou o liceu em Cabo Verde, até partir para Portugal, onde fez uma Licenciatura em Economia na Universidade Técnica de Lisboa. No início dos anos 90 foi viver para os Estados Unidos da América e tirou um MBA na área de Finanças Internacionais e de Mercados de Capitais Emergentes. É casada com um italiano e tem uma filha.

Cristina Duarte tem uma experiência profissional diversificada, nomeadamente como Diretora Geral do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério do Desenvolvimento Rural, como Consultora da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, do Programada das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do Banco Mundial. No sector privado trabalhou com o Citigroup/Citibank. Desde 2006 é Governadora do Banco Africano de Desenvolvimento, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. Foi Ministra das Finanças, do Planeamento e da Administração Pública de Cabo de 2006 a 2016.

É fluente em Francês, Inglês, Italiano, Português e crioulo Cabo-verdiano.

O seu pai, Manuel Duarte, foi um Combatente da Liberdade em Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

• Nota biográfica:,. Cristina Duarte (Lisboa, 1962) é uma política cabo-verdiana. Foi ministra das Finanças, do Planeamento e da Administração Pública de Cabo Verde.

Frequentou a escola primária em Angola, onde morou até aos doze anos de idade. É nessa altura que ocorre a Revolução de 25 de Abril de 1974, com a queda do regime ditatorial português, o Estado Novo. Frequentou o liceu em Cabo Verde, até partir para Portugal, onde fez uma Licenciatura em Economia no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. No início dos anos 90 foi viver para os Estados Unidos da América e tirou um MBA na área de finanças internacionais e de mercados de capitais emergentes. É casada com um italiano e tem uma filha.

Cristina Duarte tem uma experiência profissional diversificada, nomeadamente como diretora-geral do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério do Desenvolvimento Rural, como consultora da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do Banco Mundial. No sector privado trabalhou com o Citigroup/Citibank. Desde 2006 é governadora do Banco Africano de Desenvolvimento, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. É fluente em francês, inglês, italiano, português e cabo-verdiano.

Seu pai, Manuel Duarte, foi um combatente da liberdade em Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Em 2014 foi considerada pela revista Financial Afrik uma das cem pessoas mais influentes em África. Em 2015 foi candidata à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento, tendo este lugar vindo a ser ocupado por Akinwumi Adesina, da Nigéria.

• Comentário: pela própria em seu facebook, publicado em, em 2014. Cristina Duarte é originária de um "pequeno país" da África Ocidental, Cabo Verde, país lusófono, membro ativo da Organização Internacional da Francofonia, da CEDEAO e da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, incluindo o Brasil) que conquistou a imagem de um país bem gerido e considerado um "caso de sucesso" em África, tanto pelo bom funcionamento do seu sistema democrático (estabilidade das instituições, sistema parlamentar exemplar, alternâncias pacíficas do poder, Prémio Mo Ibrahim concedido ao seu ex-Presidente, consenso nacional em torno da visão de desenvolvimento), também pela boa governação da "coisa pública" (gestão transparente das finanças públicas, paridade homem/mulher no executivo, alta classificação no Transparency Internacional, forte redução da pobreza) e pelo bom desempenho da sua economia, evidenciado pelo facto dos seus indicadores macroeconómicos e índices de desenvolvimento humano serem entre os melhores de África. Assim, Cabo Verde, um país considerado inviável na altura da sua independência em 1975, graduou de estatuto de um país menos avançado para o de um país de renda intermediária.



• Cargo: Conselheira Especial das Nações Unidas para a Africa, a 2 Jul 2020. The UN Office of the Special Adviser on Africa is headed by the Under-Secretary-General and Special Adviser on Africa to the United Nations Secretary-General.

The current Under-Secretary-General and Special Adviser on Africa to the United Nations Secretary-General is Ms. Cristina Duarte.

In July 2020, United Nations Secretary-General António Guterres announced the appointment of Cristina Duarte of the Republic of Cabo Verde as Special Adviser on Africa.

Ms. Duarte's career includes more than 34 years of leadership and strategic management experience in public policy making and in the private sector, coupled with a deep understanding of international and regional cooperation and the challenges facing African countries. Before joining OSAA, she was a Member of the United Nations Committee of Experts on Public Administration and High-Level Advisory Board on Economic and Social Affairs, President Paul Kagame's Advisory Committee on African Union Reforms, the Board of the Alliance for a Green Revolution in Africa (AGRA) and the Board of the Institute of African Leadership for Sustainable Development at the UONGOZI Institute.

She served as Minister of Finance and Planning in the Republic of Cabo Verde from 2006 to 2016. Prior to this position, she was the Director of a World Bank project on private sector development and competitiveness. She has also served as Director for Planning and Studies in the Cabo Verde Ministry of Agriculture and Rural Development, and as an adviser to many international financial and non-governmental organizations, including the United Nations Development Programme, Food and Agriculture Programme, the African Development Bank, the World Bank and the International Monetary Fund. Ms. Duarte also worked for Citibank in Kenya Financial Institution Relationship Manager and rose to become the Vice President, Country Corporate Officer and Head of Corporate and Investment Banking of Citibank in Angola.

Ms. Duarte holds a Master's degree in International Management from the American Graduate School of International Management/Thunderbird School of Global Management, an Advanced Diploma in Business Administration from the Economics Institute of the University of Colorado and a Bachelor of Arts degree in Public Policies, Planning and Development from the Instituto Superior de Economia in Lisbon, Portugal. She is proficient in English, French, Italian and Portuguese. Ms. Duarte is married and has a daughter.



• Foi entrevistada a 12 Mai 2022. Pode seguir aqui a entrevista no Youtube

Neste Destaque ONU News Especial, a subsecretária-geral e conselheira do secretário-geral da ONU para a África aborda a Série de Diálogos sobre África 2022. Especialistas, autoridades, acadêmicos e sociedade civil discutem desafios e oportunidades para o continente. Até 27 de maio, o evento decorre sob o tema "Construir resiliência na nutrição: Acelerar o capital humano e o desenvolvimento socioeconômico da África". Cristina Duarte aborda o potencial da região diante das realidades da recuperação da pandemia, guerra na Ucrânia e inflação global.




imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 27 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia