seta seta
Vasco Esteves Rodrigues de Morais ANTAS [14m]*
(1454-)
Micaela de ALBUQUERQUE [14m]*
(1460-)
Nuno NAVARRO [14m]*
(1475-1550)
Isabel de Morais de ANTAS [14m]*
(1456-1550)
Pedro de Morais de ANTAS [13m]*
(1505-1575)
Inez Navarro de ANTAS [13m]*
(1510-)
Baltazar de Morais de ANTAS [12m]*
(1535-1600)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Brites Rodrigues ANNES [12m]*

Baltazar de Morais de ANTAS [12m]*

  • Nascimento: 1535, Mogadouro, Portugal
  • Casamento (1): Brites Rodrigues ANNES [12m]* em 1560 em Sao Vicente, , São Paulo, Brazil
  • Óbito: 1600, Sao Vicente, , São Paulo, Brazil com 65 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas de investigação:

Balthazar de Moraes de Antas nasceu em Mogadouro, na região de Bragança, antes de 1540. Era filho de Pedro de Moraes e Ignes Navarro de Antas. Pertencia as famílias Moraes e Antas, mas não era herdeiro do morgadio, que cabia ao primogênito e que na maior parte tinha sido anexado à coroa. Teve uma irmã casada com o sargento-mor José Alvares Meirelles, cavaleiro fidalgo da casa do Sr. D. Antonio, e morador no Mogadouro pelos anos de 1575, era irmão também de Belchior de Moraes de Antas
Era 10º neto de Afonso Henriques fundador de Portugal. Baltazar chega a São Vicente em 1555 e casa-se com Brites Rodrigues Annes antes de 1561. Brites Rodrigues Annes nasceu em Portugal e era filha de Joanne Annes Sobrinho, que de Portugal tinha vindo à capitania de São Vicente trazendo solteiras três filhas. Todas casaram com pessoas de conhecida nobreza.
Em 1579, Baltazar de Moraes foi eleito Juiz Ordinário da Vila de São Paulo. Foi no entanto impedido de tomar posse sob a alegação de que seria cristão-novo e, portanto, proibido por lei de exercer cargos públicos. Baltazar recorreu ao então Capitão-Mór de São Vicente, que lhe garantiu a posse. Deve no entanto ter sido constrangido pelas suspeitas, porque em abril de 1579 ele abandona o posto e segue para Portugal com o único objetivo de obter provas formais de que era cristão velho de conhecida e nobre linhagem. Chegando em Portugal, dirige-se à sua cidade natal, Mogadouro onde faz lavrar sua carta de nobreza e "de puritate sanguini" em 11 setembro de 1579, com todas as formalidades exigidas pela lei e pela Inquisição, perante o Juiz Amador do Valle, de Mogadouro, sendo escrivão dos autos o tabelião Gaspar Teixeira, justificou a sua fraternidade por pai e mãe com Belchior de Moraes de Antas para se aproveitar do instrumento que a este se tinha passado. Assim se julgou de que se deu ao dito Balthazar de Moraes o seu instrumento autêntico, o qual o fez reconhecer em 1579 pelos escrivães de Mogadouro, Monxagate, Torre de Moncorvo, Mirandella, e Villa Pouca de Aguiar. Anos antes, seu irmão Belchior já havia feito lavrar um outro documento, desta vez uma carta de nobreza, que é também reproduzida nos documentos de Baltazar pelos escrivãos locais. Registra seus títulos sucessivamente no Porto, por Índia e Mina, em 1579; o mesmo fez em 1580 na cidade do Funchal; no Faial; e nesse mesmo ano justificou o instrumento e fez reconhecer os sinais dele na cidade da Bahia por Cosme Rangel de Macedo, ouvidor geral de toda a costa do Brasil;(estando esta carta nos Títulos 1530-1805, do Arquivo Heráldico e Genealógico de Sanches de Baena.)
e São Vicente, provando que não era Judeu ou Cristão Novo. Para que estes documentos fossem aceitos sem qualquer sombra de dúvidas em São Vicente, Baltazar faz uma verdadeira peregrinação, fazendo-os serem reconhecidos em todas as localidades, de Mogadouro à Bahia. Isto porque cada escrivão só podia reconhecer o sinal de outro escrivão por ele conhecido. Chegando à São Vicente porém, parece que se desinteressou pelo assunto, não voltou mais à São Paulo, e morreu próximo de 1600. Nesse ano então, seu filho Pedro de Moraes leva os documentos ao cartório de São Vicente e os faz reconhecer. Os originais foram parar nas mãos de Francisco Velho de Moraes, neto de Baltazar que, para nossa sorte, os faz reproduzir nos livros da Vila de São Paulo em 1670, noventa anos depois, e por isto foi possível localizá-los e com eles reproduzir a filiação de Baltazar até os senhores de Vimioso. Daí até os Reis de Portugal e de Leão, consta de uma ação movida pela família para impugnar a tomada de Vimioso pela Coroa, sob a alegação de não existirem mais herdeiros. Dos Afonso até Carlos Magno, e os visigodos são linhagens reais e portanto bem estudadas e conhecidas.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Assinatura / Rubrica.


imagem

Baltazar casou com Brites Rodrigues ANNES [12m]*, filha de Joanne ANNES Sobrinho [13m]* e Maria GONÇALVES [13m]*, em 1560 em Sao Vicente, , São Paulo, Brazil. (Brites Rodrigues ANNES [12m]* nasceu em 1539 em Portugal e faleceu em 1590 em Sao Vicente, , São Paulo, Brazil.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia