seta seta seta seta
Mendo Esteves de ANTAS, [17m]*
Inez Rodrigues de MORAIS, [17m]*
(1345-)
Lourenço Pires de TÁVORA, [17m]*
(1350-)
Alda Gonçalves de MORAIS, [17m]*
(1350-)
Afonso Mendes de Morais de ANTAS, [16m]*
(1370-1450)
Aldonça Gonçalves de MORAIS, [16m]*
(1375-)
Mendo Afonso de Morais de ANTAS, [15m]*
(1397-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Margarida de VASCONCELOS, [15m]*

Mendo Afonso de Morais de ANTAS, [15m]*

  • Nascimento: 1397, Vimioso, Bragança, Portugal
  • Casamento: Margarida de VASCONCELOS, [15m]*
  • Óbito: Portugal
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Mendo Affonso de Antas, sucedeu a seu pai no senhorio de Vimioso, e foi padroeiro da igreja do concelho de Coura: faleceu sem filho varão; por cuja razão ficou Vimioso na coroa, e el-rei a deu em título de condado a D. Francisco de Portugal. Daqui teve origem uma demanda que pôs Estevão Mendes de Moraes (irmão de Mendo Affonso de Antas n.º 11) a D. Francisco de Portugal, que correu muitos anos perante o corregedor da comarca de Vizeu; e por falecer Estevão Mendes de Moraes antes de decidida a causa, ficou livremente possuindo Vimioso D. Francisco de Portugal.

Também D. Antonio Caetano de Sousa no tomo 1.º Liv. 1.º Fls. 205 da Genealogia da Casa Real Portuguesa confirma o que fica dito, e o mesmo se encontra nas Coleções da Real Academia de Historia Portuguesa do acadêmico frei Fernando de Abreu em 22 de Outubro de 1724, em que confirma todo o referido, acrescentando que somente na alcaidaria-mór de Vimioso ficara Gonçalo Vaz Rego, genro do dito Mendo Affonso; e não dizem os A. A. com quem casara, mas sabe-se que teve filhos. Porque em 1575 na vila do Mogadouro, sendo Juiz ordinário Luiz do Valle, perante ele justificou Belchior de Moraes de Antas, irmão inteiro de Balthazar de Moraes de Antas, senhor de Vimioso, e seu último possuidor, porque depois da sua morte passara à coroa, sendo escrivão dos autos Gaspar Rodrigues Pereira.


imagem

Mendo casou com Margarida de VASCONCELOS, [15m]*. (Margarida de VASCONCELOS, [15m]* nasceu em 1400 em Vimioso, Bragança, Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Jun 2017 com Legacy 8.0 de Millennia