seta seta seta seta
Hugo de BORGONHA, [25m]*
(1034-1074)
Sibila de BARCELONA, [25m]*
(1035-1074)
Afonso VI de LEÃO, [25m]* ®
(1039-1109)
Ximena MUÑOZ, [25m]*
(1050-1128)
Henrique de BORGONHA, [24m]* ®
(1069-1112)
Teresa de LEÃO, [24m]* ®
(1083-1130)

Afonso HENRIQUES, [23m]* ®
(1109-1185)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Mafalda de SABÓIA, [32m]* ®

2. Elvira GUALTAR

Afonso HENRIQUES, [23m]* ®

  • Nascimento: 25 Jul 1109, Coimbra, , Coimbra, Portugal
  • Casamento (1): Mafalda de SABÓIA, [32m]* ® em 1145
  • Casamento (2): Elvira GUALTAR
  • Óbito: 6 Dez 1185, Coimbra, , Coimbra, Portugal com 76 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Anotações gerais. Primeiro rei de Portugal. Filho do conde D. Henrique e da infanta D. Teresa. Terá nascido em Coimbra e foi, possivelmente, criado em Guimarães onde viveu até 1128. Tomou, em 1120, uma posição política oposta à de D. Teresa (que apoiava o partido dos Travas), sob a direcção do arcebispo de Braga. Este forçado a emigrar leva consigo o infante que em 1122 se arma cavaleiro. Restabelecida a paz, voltam ao condado. Entretanto novos incidentes provocam a invasão do condado portucalense por D. Afonso VII, que, em 1127, cerca Guimarães onde se encontrava D. Afonso Henriques. Sendo-lhe prometida a lealdade deste, D. Afonso VII desiste de conquistar a cidade. Mas alguns meses depois, em 1128, as tropas de D. Teresa defrontam-se com as de D. Afonso Henriques tendo estas saído vitoriosas - o que consagrou a autoridade de D. Afonso Henriques no território portucalense, levando-o a assumir o governo do condado. Consciente da importância das forças que ameaçavam o seu poder este concentrou os seus esforços em dois planos: Negociações junto da Santa Sé com um duplo objectivo: alcançar a plena autonomia da Igreja portuguesa e o reconhecimento do Reino. Os passos mais importantes foram os seguintes: Fundação do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em 1131, directamente subordinada à cúria romana - fundação que propiciou a reunião das dioceses portuguesas à metrópole de Braga; declaração de vassalagem por parte de D. Afonso Henriques à Santa Sé em 1143 - em virtude de uma nova fase da sua política iniciada com o use do título de rei; obtenção da bula de 1179, na qual o papa Alexandre III designava pela primeira vez D. Afonso Henriques rei a ao qual dava o direito de conquistar terras aos Mouros sobre as quais outros príncipes cristãos não tivessem direitos anteriores; pacificação interna do reino e alargamento do território através de conquistas aos Mouros - o limite sul estabelecido para o condado portucalense - e assim Leiria em 1135, Santarém e Lisboa em 1147 - quer mesmo para além deste, sempre que isso não viesse originar conflitos com o Imperador - e assim Almada e Palmela em 1147, Alcácer em 1160 e quase todo o Alentejo (que posteriormente foi de novo recuperado pelos Mouros).


imagem

Afonso casou com Mafalda de SABÓIA, [32m]* ®, filha de Amadeu III de SABÓIA, [33m]* e Matilde de ALBON, [33m]*, em 1145. (Mafalda de SABÓIA, [32m]* ® nasceu em 1125 e faleceu a 4 Nov 1157 em Coimbra, , Coimbra, Portugal.)


imagem

Afonso a seguir casou com Elvira GUALTAR.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia