Catarina Monteiro de QUEIROZ, [13m]*
(1560-1632)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Garcia CONTREIRAS, [13m]*

Catarina Monteiro de QUEIROZ, [13m]*

  • Nascimento: cerca de 1560
  • Casamento (1): Garcia CONTREIRAS, [13m]*
  • Óbito: Depois de 1632 com cerca de 72 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas de investigação:

Os principais proprietários tendiam a controlar um fundo territorial nada desprezível à escala insular. Isso mesmo, quando, excepcionalmente, este era composto por uma única fazenda ou por fazendas contíguas. Neste último caso, não se trata apenas da grande propriedade como também da grande exploração. Pode falar-se então de um relativo gigantismo agrícola, tendo cm conta a situação de minifundiarização a que estavam sujeitos os camponeses forros. Assim, por exemplo, Catarina Montcira de Queiroz, viúva do capitão miliciano Garcia de Contreiras, castelhano, natural de Badajoz, declara em testamento, elaborado em 1632, que a sua propriedade era composta por três fazendas, a de Boa Ventura, a de Boa Entrada dos Pretos e a de Rebelo, as quais, segundo o testamento, eram "místicas". As suas terras estendiam-se desde a ribeira de Boa Ventura no centro da ilha, até ao Porto da Aguada [actual Covão de Aguada] a beira-mar. passando por Alto Soca, Rebelo, Toril, Monte Olho de Agua, Achada Bei Bei Covão Sancha a sul, ribeira de Spanadciro, Monte Oun, Demguclle, Monte da Cruz [na margem direita da ribeira Lagc] a norte. Contendo ribeiras, ribeirões, encostas, achadas, cutelos, esta propriedade atinge uma extensão aproximada de duas léguas (10 km), semelhante à Fazenda de Santa Cruz pertencente ao morgadio do Lugo. 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Feito: escreve testamento, em 1632,.


imagem

Catarina casou com Garcia CONTREIRAS, [13m]*. (Garcia CONTREIRAS, [13m]* nasceu cerca de 1560 em Badajoz, Espanha e faleceu antes de 1632.)


imagem

Fontes


1 vários autores (1995), História Geral de Cabo Verde, volume II. página 522. IICT-Lisboa; INC-CV, página 299.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia