Luís Maria Loff NOGUEIRA
- Nascimento: 19 Fev 1871, Ilha do Maio, Cabo Verde
- Baptizado: 19 Mar 1871, Nossa Senhora da Luz, Maio, Cabo Verde
Eventos de relevo na sua vida:
• Investidura/Tomada de posse: Ordenação, 1895, [Place]. No seminário de São Nicolau.
Fonte: SILVA, Francisco Ferreira da - (1899, p. 206) "Apontamentos para a História da Administração da Diocese e Organização do Seminário-Lyceu", Lisboa, Typographia Minerva Central
conforme citado por NEVES, Baltazar Soares, (2008 - p. 182), "O seminário-liceu de S. Nicolau - contributo para a história do ensino em Cabo Verde", Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto )
• Assinatura / Rubrica: em documento assinado em 29 Out 1897.
• Morava em 1912 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. "Caso raro na sua curta história, em 1912 a ilha dispunha de dois sacerdotes residentes: o padre Luís Loff Nogueira, que contava quarenta e um anos de idade, e o cónego António Manuel da Costa Teixeira, cinco anos mais velho." Loff fora colocado em SV em Fevereiro de 1896, logo após ter sido ordenado.
• O que se conta desta pessoa. "Loff concluíra o seu curso trienal de teologia e fora ordenado padre aos vinte e cinco anos. Meses depois, em Fevereiro de 1896, fora nomeado pároco da freguesia de Nossa Senhora da Luz de São Vicente e ali permanecera cerca de treze anos. Tudo indica que tenha sido sempre um pároco inteiramente dedicado à sua profissão e que a tenha exercido com um rigor pouco comum para os usos do tempo e do lugar. Até mesmo os republicanos de A Voz de Cabo Verde, sempre à espreita do menor pretexto para desancar o clero, reconheciam que Loff era "
por João Vasconcelos em "Histórias do Racionalismo Cristão em São Vicente, de 1911 a 1940"
|