Inocêncio Peres Noronha GALVÃO ®
(1866-1937)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Januária LOPES ®

Inocêncio Peres Noronha GALVÃO ® 1

  • Nascimento: 17 Set 1866, Arouca, , Aveiro, Portugal 1
  • Baptizado: 23 Out 1866, Arouca, , Aveiro, Portugal 1
  • Companheiros (1): Maria Januária LOPES ®
  • Óbito: 19 Dez 1937, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 71 anos de idade 1
  • Sepult.: Dez 1937, Lisboa, , Lisboa, Portugal 1
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que se conta desta pessoa. Em Janeiro de 1922, o Cónego Inocêncio Peres Noronha Galvão, insigne polemista, substitui o Dr. Almeida Correia no cargo de Director do semanário "Jornal da Beira"*. No seu mandato (5 de Outubro de 1923), "Jornal da Beira", com o decisivo apoio de D. António Alves Ferreira, então bispo de Viseu, passou da Rua 5 de Outubro (Círculo Católico) para a Rua Nunes de Carvalho, onde ainda presentemente se encontra.

Durante cerca de dois anos (1934-1936), o Cónego Galvão reparte a responsabilidade de direcção com o ilustrado escritor, conferencista e historiador Dr. Alexandre de Lucena e Vale.

Decorrendo a Primavera de 1921, travou-se na imprensa de Viseu renhida polémica sôbre a etimologia e grafia do nome da cidade. O Estudante de Latim que no "Jornal da Beira" tomou parte no pleito foi o seu saüdoso director Cónego Inocêncio de Noronha Galvão. Procurou demonstrar que seria possível a transformação fonética de Vicellus em Viseu, e que, portanto, era de admitir a etimologia e grafia propostas pelo primeiro. E dava como exemplo as palavras cisne, viso-rei e visconde.

O Cónego Inocêncio Peres Noronha Galvão faleceu em 19 de Dezembro de 1937.

Em 9 de Janeiro de 1921, começou a publicar-se, na cidade de Viseu, o semanário "Jornal da Beira", como sucessor de "Defesa Social".
Contudo, Diocese de Viseu tem jornal próprio desde que, em 1 de Dezembro de 1901, governando a Diocese D. José Dias Correia de Carvalho (1883/1911), esta entidade adquiriu, por compra, o jornal "A Folha", ao tempo órgão do Partido Progressista. Este jornal havia surgido, pela primeira vez, em 4 de Abril de 1889. A sua sede foi, sucessivamente, em dois prédios da Rua Nova, depois, em Cima de Vila, Rua 5 de Outubro e Rua Nunes de Carvalho.

Depois da mudança de proprietário, o jornal continuou com o mesmo nome, agora sob a direcção do insigne jornalista Pe. José de Almeida e Silva, natural da freguesia de Pindo, no concelho de Penalva do Castelo.

Com a advento da República (1910), processo liderado, como é sabido, pelas lojas maçónicas, começaram os dias de Calvário do jornal diocesano. Mas, proibido pelo Governador Civil de Viseu, na semana seguinte surgia nas bancas novo jornal. E nem o assalto à tipografia (própria) e consequente destruição do pobre equipamento o fizeram calar, nem arrefecer o ânimo dos responsáveis. Assim, em 1911, conheceu três títulos diferentes. Mas eram os mesmos colaboradores, a mesma tipografia, a mesma sede (então, o Círculo Católico, actual Casa de Retiros, na Estrada de Mangualde, hoje, Rua 5 de Outubro). Assim, o jornal diocesano chamou-se, sucessivamente, "A Folha" (1901-1911), "Folha de Viseu" (1911), "Correio da Beira" (1911-1919), "Defesa Social" (1919-1920) e "Jornal da Beira" (este, desde 1921 até ao presente, sem interrupção).

Texto publicado em sítio genealógico sob administração de Gilda Maria Almada Dias



• Foto 3ª idade.


imagem

Inocêncio teve uma relação com Maria Januária LOPES ®, filha de Hermógenes LOPES DA SILVA e Januária Clara Jacinta SOARES. (Maria Januária LOPES ® nasceu a 22 Jun 1864 em Praia Branca, São Nicolau, Cabe Verde,2 faleceu a 6 Dez 1962 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 2 e foi sepultada em Dez 1962 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Fontes do MyHeritage, Fonte:
Árvores genealógicas do MyHeritage
MyHeritage.com [online database], MyHeritage Ltd.
https://www.myheritage.com.pt/research/collection-1/arvores-genealogicas-do-myheritage

Árvore genealógica:
MyHeritage Web Site, gerido por DNA2020 MyHeritage
https://www.myheritage.com.pt/site-822319341/myheritage

Registo:
https://www.myheritage.com.pt/research/collection-1/arvores-genealogicas-do-myheritage?itemId=822319341-2-124&action=showRecord

Citação:
Inocêncio Peres De Noronha Galvão
Nascimento: 17 de set de 1866 - Arouca, Janarde (antiga freguesia de Alvarenga), Meitriz
Morte: 19 de dez de 1937 - Lisboa
Pais: Manuel Duarte Soares Valente Peres *bpcc+, Rosa Ermelinda Soares Valente Peres *bpcc+ (nascida Pereira Da Cunha Correia De Noronha *bpcc+)
Irmãos: Maria Da Conceição Soares Correia Noronha *bpcc (nascida Peres De Noronha Galvão *bpcc), Maria Cândida Peres De Noronha Galvão, Manuel António Duarte Peres De Noronha Galvão, Irene Augusta Peres De Noronha Galvão *bp, José Peres De Noronha Galvão, Emília Peres De Noronha Galvão, António Peres De Noronha Galvão, Avelino Peres De Noronha Galvão *bp, Artur Peres De Noronha Galvão *bp+, Elvira Peres De Noronha Galvão *bpcc, Virgínia Maria Peres De Noronha Galvão *, José Peres De Noronha Galvão Bp, Emília Dulce Teles (nascida Peres De Noronha Galvão *bp+), Augusto Peres De Noronha Galvão *, Olívia Peres De Noronha Galvão *bp, José Peres De Noronha Galvão Bp, Olinda Isaura Soares Correia De Noronha (nascida Peres De Noronha Galvão +), Hilário
Companheiro: Maria Januária Lopes
Filha: Irene Oliveira Almada (nascida Augusta Lopes).

2 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia