Aniceto António Ferreira Alvares MENDES ®
(1753-1830)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Filipa Inês da Graça e SILVA

Aniceto António Ferreira Alvares MENDES ® 1

  • Nascimento: Nelas, , Viseu, Portugal 1
  • Baptizado: 21 Abr 1753, Nelas, , Viseu, Portugal 1
  • Casamento (1): Filipa Inês da Graça e SILVA
  • Óbito: 1830, Boavista, Cabo Verde com 77 anos de idade 1
  • Sepult.: 1830, Boavista, Cabo Verde 1
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica.
• Fidalgo
• Brigadeiro do Exército
• Cavaleiro da Ordem de Cristo
• Feitor da Real Fazenda da Ilha da Boavista
• Capitão-Mor da Ilha da Boavista, Cabo Verde
• Governador da Ilha da Boavista
• Carta de Brasão de Armas 14.10.1803: Alvares; Mendes



• Serviço militar: na Companhia Regular, Mai 1798, Cabo Verde. 2 Capitão Mor Comandante da Ilha da Boavista, segundo o decreto de 4 de Maio de 1798 (cf ao lado o recorte da Gazeta de Liboa de 15-12-1798)



• Brasão de Armas: dos Alvares e Mendes, 14 Out 1803. Escudo partido em pala: Na primeira pala as Armas dos Alvares, que são em campo de ouro um Listão Vermelho posto em banda, que sai das bocas de duas Cabeças de Serpe, Verdes Realçadas de Prata, entre duas Caldeiras axadrezadas de Vermelho e Prata, postas em contrabanda, e em cada encaixe das asas, uma Cabeça de Serpe, também Verde; virada para fora. Na segunda pala as Armas dos Mendes, que são em Campo Azul um muro entre duas Torres de prata, com sua porta no meio, tudo lavrado de preto e o contra-chefe vermelho, partido em pala: na primeira, uma cabeça de mouro, toucada de prata, e cortada em sangue, e na segunda três lanças de ouro com os ferros de prata, postos em roquete.
Elmo de prata aberto guarnecido de ouro.
Paquife dos metais e cores das Armas.
Timbre dos Alvares, que é um pescoço com Cabeça de Serpe de ouro, Armada de Vermelho, e por Diferença uma brica de ouro com uma arruela de azul.

• Descendência: filhos.
• Margarida Ferreira c. Joaquim José de Barros
• Apolónia Ferreira c. António Joaquim Martins
• Júlio Cândido Ferreira
• Maria Josefa Ferreira c. 1775 Manuel António Martins
• Eufémia Ferreira c. Hipólito José Xavier de Almeida

• O que se conta desta pessoa. "Terá também sido por volta de 1830 que morreu Aniceto António Ferreira Álvares Mendes. Este reinol de Nelas, que, entre 1765 e 1767, esteve matriculado na Universidade de Coimbra, primeiro nos Instituta, para poder depois inscrever-se em Cânones, viveu a maior parte da sua vida no arquipélago, onde foi talvez ofuscado pelo brilho da estrela maior da família, o genro Manuel António Martins. Antes de este se ter fixado nas ilhas, já Aniceto António Ferreira era senhor de um longo trajecto curricular, disseminado entre o serviço público, como capitão-mor, comandante, feitor e almoxarife, e o interesse particular. Empreendedor, dedicara-se à agricultura e à criação de gado, mas também à revitalização do comércio do sal na ilha da Boavista, empenhando-se com afinco na limpeza de salinas já abandonadas, na abertura de outras, na construção de dois cais, um de madeira, que a população destruiu, e, posteriormente, um de pedra. Como dissemos noutro volume, Aniceto António Ferreira foi, juntamente com Manuel Alexandre de Medina e Vasconcelos, à Corte, no Rio de Janeiro, como delegado do governador Coutinho de Lencastre, e lá redigiu dois trabalhos com propostas para fazer prosperar a economia e a sociedade insulares. Em 1821, foi igualmente dos primeiros no arquipélago a aderir ao novo regime constitucional, disponibilizando-se para ir como emissário ao Reino levar a boa-nova da adesão da ilha da Boavista. Era cavaleiro da Ordem de Cristo e brigadeiro de Infantaria de Linha, reformado, desde 2 de Janeiro de 1822."

Fonte: Os Medina e Vasconcelos: História de uma Família, vol. 3 (Coronéis em guerra), Lisboa, Escritório Editora, pp. 142-143.
AHU-Cabo Verde, cx. 61, doc. 29.


imagem

Aniceto casou com Filipa Inês da Graça e SILVA, filha de João da Silva SOARES e Inês da GRAÇA. (Filipa Inês da Graça e SILVA nasceu cerca de 1760 em Boavista, Cabo Verde 1 3 e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 1: pg. 321.

2 Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv. 30, f. 3v. Carta de nomeação.

3 Fontes do MyHeritage, Fonte:
Árvores genealógicas do MyHeritage
MyHeritage.com [online database], MyHeritage Ltd.
https://www.myheritage.com.pt/research/collection-1/arvores-genealogicas-do-myheritage.
Árvore genealógica:
My Simply Inspired Family Web Site, gerido por T Ferrera
https://www.myheritage.com.pt/site-464619311/my-simply-inspired-family

Registo:
https://www.myheritage.com.pt/research/collection-1/arvores-genealogicas-do-myheritage?itemId=464619311-2-500029&action=showRecord

Citação:
Felippa Ignez Alvares Mendes (nascida Ferreira Da Graça e Silva)
Nascimento: Cerca de 1760 - Boavista - Cabo Verde
Pais: Joao Da Silva Soares, Ignez Da Silva Soares (born Da Graça)
Esposo: Aniceto Antonio Mendes Alvares Ferreira
Filhos: Maria Josefa Martins (born Ferreira), Margarida De Barros (born Ferreira).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 17 Ago 2022 com Legacy 9.0 de Millennia