seta seta
Joseph ABITBOL
(1816-1880)
Maria das Neves SPENCER
(1821-1909)
Bento José Silva de OLIVEIRA
(-antes de 1939)
Antónia Silva de OLIVEIRA
(-antes de 1939)
Júlio Bento de OLIVEIRA
(1851-1905)
Joana Baptista Silva de OLIVEIRA
(1867-1940)

Júlio Bento OLIVEIRA, ®
(1905-1984)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Matilde Amélia de Vasconcelos BARBOSA VICENTE

Júlio Bento OLIVEIRA, ®

  • Nascimento: 29 Dez 1905, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde
  • Casamento (1): Matilde Amélia de Vasconcelos BARBOSA VICENTE a 9 Out 1952 em Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: 30 Abr 1984, Portugal com 78 anos de idade
  • Sepult.: Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica: dos apontamentos de João Manuel Oliveira. Frequentou o Seminário-Liceu da Ilha de S. Nicolau mas não pode continuar os seus estudos por o mesmo ter sido extinto em 1917. Passando a residir na ilha de S. Vicente, tornou-se telegrafista e trabalhou na Western Telegraph Company (o Telégrafo Inglês) de 1922 a 1958. Também dedicou-se à actividade privada e em 1925 procurou desenvolver a exportação de águas alcalinas da sua ilha natal tendo para o efeito mandado construir o veleiro "Sereia" e em 1928/29 fez a primeira tentativa de exportação de banana do arquipélago, iniciativas que goraram-se perante as dificuldades que lhe foram levantadas e o desinteresse de parceiros. A partir de 1934 foi, por várias vezes, vogal da câmara municipal de S. Vicente, e sendo presidente o Dr. Luís Terry, foi vice-presidente (1943-47) e depois presidente (1947-60) realizando um importante trabalho sendo de realçar o "Plano de Electrificação do Mindelo", o calcetamento de ruas, a construção de edifícios públicos do Miradouro Craveiro Lopes e da Pousada da Baía das Gatas, etc. De 1938 a 1960 foi louvado por todos os governadores até Silvino Silvério Marques e o presidente Craveiro Lopes condecorou-o com o grau de Oficial da Ordem da Cruz do Império. Homem interessado no desenvolvimento do desporto e na formação da juventude, inspirado no modelo checoslovaco, fundou em 1932 a organização juvenil "Sokols de Cabo Verde" ( ver ao lado uma foto tirada em 1935, de um desfile dos Sokols que depois mudou o nome para "Falcões de Cabo Verde"), organização a que ofereceu o seu veleiro "Sereia" para servir de navio-escola.



• Foto de corporação: Western Telegraph C°, 1946, Mindelo, São Vicente, Cape Verde. Despedida do supervisor da Western Telegraph C°, Mr. Coleman .
Da esq-Dta:

Os dois sentados num tapete: Perkins e Goodley. Sentados : Mendo Barbosa da Silva, Vox, Gutteman (sub-chefe, casado c/ Da. Mariana, uma madeirense), Coleman (Supervisor) Mme. Allerton (esposa do Chefe da C° Nacional, enfermeira contratada localmente), Arthur James (Jink) e César Marques da Silva, o Homem do Eden Park.

De pé: 1a.fila: José (Djita) Vicente Freitas, Vasco Lopes da Sillva (pai da Yolanda Morazzo, Humberto, Djosinha e Diva), Mr. Gould que foi bom ténista, Searles, Miguel Morais, Augusto Ferro (cineasta amador), Jùlio Lopes e Herminio Pereira. 2a. fila: José Vitoria e seu cronoómetro (grande fotógrafo), o Comendador Júlio Bento de Oliveira (homem dos Sokol's e Presidente - benévolo - da Câmara) Júlio Vitoria, Faia Torres, Joaquim Barros, Lulu Marques da Silva e Alfredo Marques da Silva.


imagem

Júlio casou com Matilde Amélia de Vasconcelos BARBOSA VICENTE, filha de Marino Anastácio Henriques BARBOSA VICENTE, ® e Ana Maria Benedita Monteiro de VASCONCELOS, ®, a 9 Out 1952 em Fogo, Cabo Verde. (Matilde Amélia de Vasconcelos BARBOSA VICENTE nasceu a 28 Fev 1913 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde 1.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

na Capela de Pico Pires

imagem

Fontes


1 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva. cópia GEDCOM, fruto do trabalho genealógico de
Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 20 Out 2020 com Legacy 9.0 de Millennia