seta
Joaquim José de OLIVEIRA
(1794-1880)
Joana Maria SILVA
Augusto César de OLIVEIRA
(cerca de 1846-)
Joana Baptista Lima MORAIS
Serafim José de OLIVEIRA
(1868-1949)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria da Piedade Silva de OLIVEIRA

Serafim José de OLIVEIRA

  • Nascimento: 30 Nov 1868, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde
  • Casamento (1): Maria da Piedade Silva de OLIVEIRA a 18 Fev 1901
  • Óbito: 12 Mai 1949, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde com 80 anos de idade
  • Sepult.: Mai 1949, Paúl, Santo Antão, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica: compilada por João Manuel Oliveira. Foi aluno externo do Seminário-Liceu da ilha de S. Nicolau. Alistou-se como voluntário na 1ª Companhia de Polícia de Cabo Verde (Praia) em 18 de Agosto de 1886 começando como 2º Sargento; sendo 1º Sargento participou na campanha de Bissau em 9 de Março de 1891; foi promovido ao posto de alferes pelo Dec. de 15/Fev/894 do M.N.M.U., e por determinação de Sua Majestade El-Rei, colocado na província de Angola; apresentou-se na Praia para seguir para o seu destino a 16 de Abril de 1894; colocado em Benguela; promovido a tenente em 23/Ago/899; em 24/Fev/900 colocado no Batalhão de Caçadores nº 4 de Angola. Foi louvado em 08 de Março de 1900 pela solicitude, acerto e economia com que dirigiu a construção da nova fortaleza de Caquenque. Em 28 de Abril de 1900 seguiu para Cabo Verde para gozar seis meses de licença, que aproveitou para casar, tendo voltado para Angola a 13 de Abril de 1901. Passou ao Batalhão de Caçadores nº 1 por port. da mesma data. Nomeado comandante militar do Cuilo em 06/Dez/901; colocado na 2ª Companhia Indígena de Infantaria a 03/Set/902; exonerado de comandante militar do Cuango em 25/Mai/904; depois de seis meses de licença em Cabo Verde desembarca em Luanda a 3 de Novembro de 1905 e segue para o distrito do Congo; colocado na 16ª Companhia Indígena de Infantaria a 03/Abr/906; nomeado residente interino da circunscrição administrativa de S. Salvador do Congo a 28/Jun/906; colocado na 3ª Companhia Indígena de Infantaria a 16/Jul/906; capitão em 9 /Out/908; depois de um ano de licença graciosa em Cabo Verde regressou a Luanda em 12/Ago/910; nomeado comandante militar de Amboím do qual foi exonerado a 07/Mar/911 devido ao parecer da junta de saúde de Angola que depois o julgou incapaz de todo o serviço militar em 20/Abr/911. Reformado por Dec. de 07/Jun/911, contando 25 anos de serviço. Depois de reformado regressou à terra natal, onde dedicou-se à agricultura tendo sido ele quem introduziu no concelho natal várias plantas, nomeadamente a conhecida "cana caneca" excelente para o fabrico da aguardente e mel, e árvores como outros tipos de mangueiras, de árvore fruta-pão (a jaqueira), etc. Foi ainda ele que dirigiu a construção do palacete do Senador Vera-Cruz no Mindelo, onde começou a funcionar o Liceu de Cabo Verde e depois passou a sede do Grémio, hoje museu do Artesanato. Exerceu ainda algumas funções públicas tendo sido nomeado administrador do conc. do Paul em 21 de Março de 1922, exerceu o cargo por mais de duas décadas até cerca de 1943. Por Dec. de 01/Jan/909, foi agraciado com o grau de Cavaleiro da Real Ordem Militar de S. Bento de Aviz; recebeu a Medalha Militar de Prata da classe de Comportamento Exemplar, (15/Mai/909); Medalha Militar de Prata da Assiduidade de serviço no Ultramar, (15/Mai/910).


imagem

Serafim casou com Maria da Piedade Silva de OLIVEIRA, filha de Bento José Silva de OLIVEIRA e Antónia Silva de OLIVEIRA, a 18 Fev 1901. (Maria da Piedade Silva de OLIVEIRA nasceu em 1862 em Paúl, Santo Antão, Cabo Verde e faleceu em 1961.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 25 Out 2020 com Legacy 9.0 de Millennia