seta seta
Afonso II de PORTUGAL, [30m]* ®
(1185-1223)
Urraca de CASTELA, [30m]* ®
(1187-1220)
Aldoandro GIL, [30m]*
Afonso III de PORTUGAL, [29m]* ®
(1210-1279)
Mourana GIL, [29m]* ®
(Cerca de 1230-)
Martim AFONSO, [28m]*
(1250-Depois de 1313)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Inês Lourenço de VALADARES, [28m]*

Martim AFONSO, [28m]*

  • Nascimento: 1250
  • Casamento: Inês Lourenço de VALADARES, [28m]*
  • Óbito: Depois de 1313 com 63 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas gerais:

N.c. 1249-1250, porque o pai, Afonso III o Bolonhês entrara em Faro em 1249. A mãe, segundo a tradição, foi uma árabe de nome Mourana Gil (?), filha de Aloandro, um dos castelãos de Faro. O cognome Chichorro, “pequeno,” não aparece nos documentos contemporâneos, que no entanto qualificam este personagem como dominus e rico-homem, como um documento de 1273, onde se lhe atribui a tenência de Chaves. Vivia ainda em 1299. C.c. Inês Lourenço de Sousa, filha de Lourenço Soares de Valadares e de s.m. Maria Mendes de Sousa. 1

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Cognome(s): Chichorro (I).

• O que dele ou dela se conta. Do rei D. Afonso III de Portugal, seu pai, recebeu o couto e a Torre de Santo Estêvão, que era propriedade pertencente a família real localizada no termo da Vila Santo Estêvão, e ainda o Senhorio de Santarém, que passaria a ser seu e de sua descendência.
Na corte do seu irmão, D. Dinis I de Portugal e com o título de rico-homem, confirmou vários diplomas reais entre os anos de 1288 e de 1300. Foi senhor de vários bens no termo de Torres Vedras, que no entanto veio a vender por 1.500 libras de ouro. Pelo seu casamento com Inês Lourenço de Valadares, veio a entrar o nome Sousa na sua descendência.


imagem

Martim casou com Inês Lourenço de VALADARES, [28m]*, filha de Lourenço Soares de VALADARES, [29m]* e Maria Mendes de SOUSA, [29m]*. (Inês Lourenço de VALADARES, [28m]* nasceu cerca de 1250.)


imagem

Fontes


1 Pesquisa genealógica, Francisco Antonio Doria. Francisco Antonio Doria Prix Caumont-La Force 1995 (Conféderation Internationale de Généalogie et d'Héraldique.) Full member, Brazilian College of Genealogists (CBG)
.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Mai 2017 com Legacy 8.0 de Millennia