seta seta seta
Benjamim António ALFAMA ®
(1866-1949)
Carlota FARIA
Alfredo António MIRANDA ®
(1869-1947)
Olinda FARIA
Joaquim Turíbio ALFAMA ®
Maria da Conceição Faria MIRANDA ®

Jorge Manuel Miranda ALFAMA ®
(1941-2016)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Antónia Sousa Brito Nobre LEITE ®

Jorge Manuel Miranda ALFAMA ®

  • Nascimento: 27 Jan 1941, Cacheu, , Cacheu, Guinea-Bissau 1
  • Casamento (1): Maria Antónia Sousa Brito Nobre LEITE ®
  • Óbito: 3 Fev 2016, Praia, Santiago, Cabo Verde com 75 anos de idade 1
  • Sepult.: Fev 2016, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Jorge também usou o nome Balanta.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Local onde nasceu: Cacheu, , Cacheu, Guinea-Bissau.



• Nota biográfica. 2 filho de Joaquim Turíbio Alfama, nasc. em 27 de Janeiro de 1941 na ex-vila de Teixeira Pinto, actual Guiné-Bissau. Em Cabo Verde desde os dois anos de idade. Fez os estudos secundários no Liceu Gil Eanes na ilha de S. Vicente. Foi oficial miliciano do exército português, tendo sido incorporado em 01 de Agosto de 1962; alferes em 1 de Novembro de 1963; tenente em 1 de Dezembro de 1965, tendo sido colocado em Angola, na Polícia Militar. Finda a sua comissão passou para o Ministério do Ultramar ficando colocado na P.S.P. em Angola onde ficou a viver em Serpa Pinto (actual Menongue) e foi comandante distrital da P.S.P. de Cuando Cubango. Depois da Revolução do 25 de Abril de 1974 regressou à Cabo Verde onde foi funcionário público, comandante da Polícia, presidente do Instituto Caboverdiano do Livro e do Disco, etc.
Desde cedo ligado às letras e aos jornais, colaborou aos quinze anos no Mocidade revista da Mocidade Portuguesa na cidade da Praia, foi um dos fundadores do Seló - página dos novíssimos, suplemento literário do Notícias de Cabo Verde, colaborou também no Cabo Verde - Boletim de Propaganda e Informação, O Arquipélago onde criou a coluna "Cantinho literário" em que se refere à cantora Cesária Évora, por ventura a primeira referência num jornal a esta cantora e, depois da independência, Raízes, Voz di Povo, etc. Também deixou colaboração espalhada por órgãos portugueses e angolanos como o boletim Imbondeiro, entre outros. Figura em: Mákua 4 - antologia poética, Sá da Bandeira, Angola, 1963; No reino de Caliban - Antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa, Lisboa, 1975; e Contravento, Taunton, Massachusetts, E.U.A., 1982; Antologia da Ficção Cabo-Verdiana, Vol III: Pós-Claridosos, AEC Editora, 2002 (de que foi um dos co-autores); "Hora de Bai", Coimbra, 2008. É co-autor da Antologia da Ficção Cabo-Verdiana, Vol II: Claridosos, AEC Editora, 2001.



• Foto jovem: com Ondina Rodrigues e Zézinha Fonseca.



• Foto em grupo: esteve num sarau cultural do Liceu Gil Eanes no ano letivo 1957/58, 1958, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. Na esquerda da foto, de óculos, o segundo de pé na fila da frente, de fato cinzento e braços cruzados sobre um livro.



• Atividade literária: escritor, poeta, colaborador em vários periódicos.
Saiba mais aqui



• Entrevista: Sobre 50º aniversário da revista Seló, 26 Mai 2012. veja aqui

"Num dia como hoje, há 50 anos, nascia a folha literária Seló -Página dos Novíssimos. Apesar de efémero '96 foram editados apenas dois números e o terceiro ficou no prelo -, o movimento literário gerou para o país escritores de inteligência fina como Oswaldo Osório e Mário Fonseca e o seu único Prémio Camões de literatura, Arménio Vieira, em 2009. Uma geração de gigantes das letras, que ainda marca de forma indelével a literatura cabo-verdiana." [in A Semana]



• Associação ou club: membro fundador da ACL Academia Cabo-verdiana de Letras, 23 Set 2013. Na fila de trás, o 3º a contar da nossa direita.

Nota biográfica patente no site da ACL:
"Jorge Manuel Miranda Alfama nasceu a 27 de Janeiro de 1941 em Cacheu, Guiné-Bissau, e faleceu a 3 de Fevereiro de 2016, na Praia, aos 75 anos de idade. Filho de Maria da Conceição Faria Miranda e Joaquim Turíbio Alfama, casou com Maria Antónia Sousa Brito Nobre Leite. Embora nascido na Guiné-Bissau, viveu em Cabo Verde a partir dos dois anos de idade. Frequentou o Liceu Gil Eanes no Mindelo e depois foi para Portugal para estudar Ciências, que abandonou após o primeiro ano. Fez o serviço militar em Agosto de 1962 e tornou-se tenente em Dezembro de 1965. Foi então transferido para Angola, onde se tornou comandante distrital da Polícia de Segurança Pública de Cuando Cubango. Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, regressou a Cabo Verde, onde se tornou funcionário público, comandante da polícia e finalmente presidente do Instituto Caboverdiano de Livros e Registos (ICLD)"



• Cemitério: Cemitério da Várzea.



• Sepultura/Campa.


imagem

Jorge casou com Maria Antónia Sousa Brito Nobre LEITE ®, filha de Manuel Jaime Nobre LEITE ® e Maria de Sousa BRITO ®. (Maria Antónia Sousa Brito Nobre LEITE ® nasceu a 21 Set 1942 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 3.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

2 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X), p. 688.

3 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia