seta seta seta
Benjamim António ALFAMA
(1866-1949)
Carlota FARIA
Alfredo António MIRANDA, ®
(1869-1947)
Olinda FARIA
Joaquim Turíbio ALFAMA
Maria da Conceição Faria MIRANDA

Jorge Manuel Miranda ALFAMA, ®
(1941-2016)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Antónia Sousa Brito Nobre LEITE, ®

Jorge Manuel Miranda ALFAMA, ®

  • Nascimento: 27 Jan 1941, Cacheu, , Cacheu, Guinea-Bissau
  • Casamento (1): Maria Antónia Sousa Brito Nobre LEITE, ®
  • Óbito: 3 Fev 2016, Praia, Santiago, Cabo Verde com 75 anos de idade

Símbolo   Jorge também usou o nome Balanta.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica:,. 1 filho de Joaquim Turíbio Alfama, nasc. em 27 de Janeiro de 1941 na ex-vila de Teixeira Pinto, actual Guiné-Bissau. Em Cabo Verde desde os dois anos de idade. Fez os estudos secundários no Liceu Gil Eanes na ilha de S. Vicente. Foi oficial miliciano do exército português, tendo sido incorporado em 01 de Agosto de 1962; alferes em 1 de Novembro de 1963; tenente em 1 de Dezembro de 1965, tendo sido colocado em Angola, na Polícia Militar. Finda a sua comissão passou para o Ministério do Ultramar ficando colocado na P.S.P. em Angola onde ficou a viver em Serpa Pinto (actual Menongue) e foi comandante distrital da P.S.P. de Cuando Cubango. Depois da Revolução do 25 de Abril de 1974 regressou à Cabo Verde onde foi funcionário público, comandante da Polícia, presidente do Instituto Caboverdiano do Livro e do Disco, etc.
Desde cedo ligado às letras e aos jornais, colaborou aos quinze anos no Mocidade revista da Mocidade Portuguesa na cidade da Praia, foi um dos fundadores do Seló - página dos novíssimos, suplemento literário do Notícias de Cabo Verde, colaborou também no Cabo Verde - Boletim de Propaganda e Informação, O Arquipélago onde criou a coluna "Cantinho literário" em que se refere à cantora Cesária Évora, por ventura a primeira referência num jornal a esta cantora e, depois da independência, Raízes, Voz di Povo, etc. Também deixou colaboração espalhada por órgãos portugueses e angolanos como o boletim Imbondeiro, entre outros. Figura em: Mákua 4 - antologia poética, Sá da Bandeira, Angola, 1963; No reino de Caliban - Antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa, Lisboa, 1975; e Contravento, Taunton, Massachusetts, E.U.A., 1982; Antologia da Ficção Cabo-Verdiana, Vol III: Pós-Claridosos, AEC Editora, 2002 (de que foi um dos co-autores); "Hora de Bai", Coimbra, 2008. É co-autor da Antologia da Ficção Cabo-Verdiana, Vol II: Claridosos, AEC Editora, 2001.

• Foi entrevistado Sobre 50º aniversário da revista Seló a 26 Mai 2012.

"Num dia como hoje, há 50 anos, nascia a folha literária Seló '96 Página dos Novíssimos. Apesar de efémero '96 foram editados apenas dois números e o terceiro ficou no prelo -, o movimento literário gerou para o país escritores de inteligência fina como Oswaldo Osório e Mário Fonseca e o seu único Prémio Camões de literatura, Arménio Vieira, em 2009. Uma geração de gigantes das letras, que ainda marca de forma indelével a literatura cabo-verdiana." [in A Semana]


imagem

Jorge casou com Maria Antónia Sousa Brito Nobre LEITE, ®, filha de Manuel Jaime Nobre LEITE, ® e Maria de Sousa BRITO, ®. (Maria Antónia Sousa Brito Nobre LEITE, ® nasceu a 21 Set 1942 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde 2.)


imagem

Fontes


1 João Nobre de Oliveira, A Imprensa Cabo-verdiana (1820-1975) (Edição da Fundação Macau - Direcção dos serviços de Educação e Juventude; Setembro de 1998, por ocasião da visita oficial a Cabo Verde do Governador de Macau, General Vasco Rocha Vieira. ISBN 972-658-017-X), p. 688.

2 DGAE - Direcção Geral da Administração Eleitoral (Cabo Verde - 2004).

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 8 Dez 2017 com Legacy 9.0 de Millennia