Pedro Alcântara ÉVORA ®
(1908-1978)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Teresa MELÍCIO ®

Pedro Alcântara ÉVORA ®

  • Nascimento: 19 Out 1908, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Maria Teresa MELÍCIO ®
  • Óbito: 14 Jun 1978, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 69 anos de idade 1
  • Sepult.: Jun 1978, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Feito: salvamento do vapor italiano Gerarchia, em 1943, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.
Supostamente, em novembro de 1943, o vapor italiano Gerarchia, quando passava ao largo da ilha de São Vicente, no arquipélago de Cabo Verde, apresentou avaria nas máquinas. Foi assistido pelo rebocador Matiota durante uma noite e pela lancha-motor Concha II durante três dias e três noites, encontrando-se ambos ao serviço da Shell Company of Portugal, Lda. As despesas com o salvamento do vapor italiano custaram $70 e incluíram, além do aluguer e do serviço prestado pelos rebocadores, lancha-motor e batelães, o carburante consumido e a gratificação a sete praças que prestaram serviço de patrulha, assim como ao pessoal da capitania. Da capitania dos portos de Cabo Verde, estiveles estavam envolvidos no salvamento do Gerarchia 29 indivíduos: o cabo do mar Alfredo Pedro Espanhol, três pilotos do porto (José Cândida Morais, António Manuel Rodrigues e Aurélio António Gomes), seis polícias marítimos (Manuel Espírito Santo Lucas, Maximiano Freitas Santos, Manuel Pedro Monteiro, Armando Jesus Lima, Pedro James Wahnon e António Filipe Évora), dois patrões de lancha (José Nicolau Neves e Pedro Alcântara Évora), dois motoristas de lancha (Adérito António Gomes e Eleutério António Gomes), três ajudantes de lancha (Mateus Francisco Sequeira, Paulo Santos Monteiro e Armando Soares de Brito), 11 marinheiros (João José Soares, João Câncio dos Santos, João Clímaco Santos Évora, Francisco Mendes Santos, Roberto Filipa Silva, Américo Medina, Valentim Manuel da Cruz, Pedro Sousa Delgado, Ladislau Guilherme Português, Pedro Jesus Melo e António Gomes) e, finalmente, o sinaleiro Alberto Santos Mendes. Estes 29 homens receberam, por isso, a quantia de 4.680$00.

• Em 1943 era patrão de lancha em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde



• Foi sepultado em Cemitério Municipal do Mindelo em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa.


imagem

Pedro casou com Maria Teresa MELÍCIO ®, filha de António José Silva de OLIVEIRA ® e Teresa Guiomar Lima MELÍCIO ®. (Maria Teresa MELÍCIO ® nasceu a 7 Jan 1916 em Paúl, Santo Antão, Cabo Verde,1 faleceu a 15 Fev 2016 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 1 e foi sepultada em Fev 2016 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia