? FREIRE DE ANDRADE
Gregório FREIRE DE ANDRADE
(1785-1849)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Antónia da SILVA

Gregório FREIRE DE ANDRADE

  • Nascimento: 7 Ago 1785, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Antónia da SILVA
  • Óbito: 12 Jun 1849, Cabo Verde com 63 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Notas de investigação:

1823 - Coronel do 1º Regimento de Melícias da Cidade de Ribeira Grande.

A 13 de Março de 1826, presente o governador geral João da Mata Chapuzet, o Bispo da Diocese D. Jerónimo, o Juiz Gregório Freire de Andrade , autoridades civis, militares e eclesiásticas, resolveram suplicar às autoridades do reino a elevação da Vila da Praia, à categoria de cidade capital de Cabo Verde e senhorio da Guiné

A notícia da derrota das forças miguelistas e da entrada dos liberais em Lisboa chegou a Cabo Verde em 8 de Setembro de 1833 e, imediatamente, os políticos locais procuraram tirar partido deste triunfo, tomando conta da governação, depois de terem provocado um pronunciamento militar. O governador geral Sousa Macedo foi afastado do seu cargo e substituído por uma Junta governativa composta pelo ouvidor interino, Brito Lago, e pelo coronel de milícias, Gregório Freire de Andrade . Na falta do Bispo que deveria completar o triunvirato esta junta governou até à nomeação do novo chefe da província, a qual recaíu no comerciante Manuel António Martins, com o título de Prefeito de Cabo-Verde e Costa da Guiné.

O poderio político de Gregório Freire d' Andrade foi reforçado com a sua nomeação, em 21 de dezembro de 1835, para o cargo de administrador do concelho de Santa Catarina.

Gregório Freire de Andrade que, além de comandante da infantaria da ilha de Santiago, rico proprietário rural, detinha grande influência sobre as suas populações, principalmente sobre os rendeiros.

Pela carta enviada de Lisboa pelo Tenente de Infantaria, José Antonio Serrão, ao coronel governador militar da ilha de Santiago, Gregório Freire de Andrade, de 1838, sabe-se que havia um projeto de revolução em Portugal que, por sua vez, deveria ser posto em prática em Cabo Verde.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• patente militar: Coronel graduado, 1819. patente com que se reformou.

Cf. extrato publicado na Gazeta Extraordinária do Rio de Janeiro da quinta-feira 14 de outubro de 1819.



• Atividade cívica e social: de solidariedade a Santo Antão. Membro de comissão, 20 Dez 1845, Santa Catarina, Santiago, Cape Verde. 2
S. Antão foi vítima de chuvas copiosas e devastadoras a 7 e 8 de outubro de 1845, causando danos avultuosos.

NB: todos os assinalados com um ponto vermelho no recorte ao lado, possuem página própria neste site genealógico.



• Sepultura/Campa: Túmulo à porta da Capela na localidade de Belém.


imagem

Gregório casou com Antónia da SILVA, filha de Francisco AFONSO e Maria da SILVA. (Antónia da SILVA nasceu in São Nicolau, Cabo Verde e faleceu depois de Fev 1864.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

2 Boletim Oficial de Cabo Verde, BO nº118 do Governo Geral de Cabo Verde. Data cit.: 20 Dez 1845.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia