seta seta
Froila II de LEÃO, [36m]*
(0760-)
Munia LOPEZ, [36m]*
(0730-)
Bermudo I de LEÃO, [35m]*
(Cerca de 0750-0842)
Ursinda Muniadona de COIMBRA, [35m]*
(0750-)

Ramiro I de LEÃO, [34m]* ®
(0790-0850)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Urraca Paterna de CASTELA, [34m]*

Ramiro I de LEÃO, [34m]* ®

  • Nascimento: 790, Leão, Espanha
  • Casamento (1): Urraca Paterna de CASTELA, [34m]* em 842
  • Óbito: 1 Fev 850 com 60 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Rei de Leão e Castela casado com Urraca Paterna de Castela filha de Diego Rodríguez Conde de Castela.(c. 800/805 - Liño, 850) foi Rei das Astúrias de 842 a 850. Não era filho de Bermudo I das Astúrias, como erradamente aparece em algumas publicações, mas sim do príncipe Bermudo (Vermudo), sendo este filho do príncipe Froila, irmão de Afonso II, tio-avô a quem Ramiro I sucedeu após uma revolta interna onde derrotou o usurpador Conde Nepociano, na batalha da ponte de Cornellana. Com a sua eleição como rei, abandona-se definitivamente a sucessão por eleição, característica dos reis godos, em detrimento da sucessão hereditária.

A ascendência de Ramiro I está documentada na Crónica Iriense (século X), onde diz que, morrendo Afonso II, "cui in regno successit Ranemirus filius Veremundi principis nepos suus, filius fratris Froila". De resto, Afonso III (neto de Ramiro I) doou uma propriedade que tinha pertencido a "tius noster Dnus Adefonsus", que lhe vinha de "bisavii sui Dni Pelagii". Durante o seu conturbado reinado, relatam as crónicas que teve que enfrentar os normandos e muçulmanos de Al-Andalus, que derrotou na lendária batalha de Clavijo (que, na verdade, se deu durante o reinado de Ordonho II de Leão). 1


imagem

Ramiro casou com Urraca Paterna de CASTELA, [34m]* em 842. (Urraca Paterna de CASTELA, [34m]* nasceu em 800 em Oviedo, , Asturias, Spain e faleceu em 861 em Oviedo, , Asturias, Spain.)


imagem

Fontes


1 Pesquisa genealógica, Família Barbosa do Fogo. clique aqui.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia