seta seta seta seta
António José BARBOSA, ®
(1839-1905)
Maria Marcelina NOZOLINI
(1852-1908)
José Honório Carlos de MEDINA
(-1894)
Josefa Barbosa TEIXEIRA
Sebastião José BARBOSA, ®
(1882-1954)
Emília de MEDINA
(1882-1968)
Honório José BARBOSA
(1911-1997)

 

Relações da família

Honório José BARBOSA

  • Nascimento: 10 Out 1911, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: 8 Jan 1997, Algés, Oeiras, Portugal com 85 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. 1 Foi Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Portugal, e Director Geral de Justiça. Magistrado, formado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, em 1935. Começou a sua carreira em 1936 como delegado do procurador da República nos Açores e em 1937 ingressou na magistratura do Ultramar Em 1942, promovido a Juiz de Direito e colocado na actual Guiné-Bissau onde esteve três anos e foi vice-presidente da Comissão Central das Comemorações do V Centenário do Descobrimento da Guiné. Depois, agora como juiz, trabalhou mais uma vez nas ex-colónias de Angola e Moçambique e, em 1954, foi transferido para Lisboa.. Promovido a Juiz da Relação em 1955; colocado novamente em Moçambique em 1957 como Procurador da República; nomeado inspector superior dos Serviços de Justiça em 1958; director-geral dos Serviços de Justiça em 1960; presidente do Conselho Superior Judiciário do Ultramar também em 1960 e, neste mesmo ano, juiz-conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo, lugar em que se aposentou em 1971 dedicando-se a partir de então à advocacia privada.
Jurista distinto, quase toda a sua obra jurídica é ligada ao antigo Ultramar português e em particular à actual Guiné-Bissau. Colaborou na Revista de Justiça e na Gazeta dos Advogados de Relação de Luanda e no Boletim Cultural da Guiné Portuguesa. Publicou: Informações jurídicas para o conhecimento da Orgânica Administrativa da Guiné Portuguesa; O casamento na Guiné; Os indígenas perante a lei portuguesa; é co-autor de: Julgados municipais ultramarinos e O inquilinato civil e comercial no Ultramar, etc.
Veio para Portugal, residiu em Algés, Lisboa, onde faleceu a 8/1/1997.



• Cargo: Juiz da comarca da Guiné, a 9 Mar 1946.
no periódico mindelense "Notícias de Cabo Verde" nº 233 de 09-03-1946


imagem

Fontes


1 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva. cópia GEDCOM, fruto do trabalho genealógico de
Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 13 Jan 2018 com Legacy 9.0 de Millennia