Bernardo José de OLIVEIRA
Rosália Maria FERREIRA
(1777-)
Joaquim José de OLIVEIRA
(1794-1880)
Joana Maria SILVA

Bernardo José de OLIVEIRA ®
(1837-1899)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Júlia Maria de OLIVEIRA

Bernardo José de OLIVEIRA ®

  • Nascimento: 27 Ago 1837, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde
  • Casamento (1): Júlia Maria de OLIVEIRA em 1879 em Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde
  • Óbito: 26 Ago 1899, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde com 61 anos de idade
  • Sepult.: Ago 1899, Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Profissão: médico, 1868, Porto, , Porto, Portugal. diplomado pela Escola Médico Cirúrgica do Porto

• Nota biográfica. Aluno bolseiro, diplomado pela Escola Médico Cirúrgica do Porto em 1868, foi, neste mesmo ano, nomeado facultativo de 2ª classe da província de Cabo Verde por port. nº 148 de 13/Ago/1868. Trabalhou como médico em várias ilhas e na Guiné-Bissau. Chegado a Cabo Verde em plena crise de febre amarela, foi mandado seguir para a ilha do Fogo devido ao impedimento do delegado local. Por decreto de 18/Ago/1870, foi promovido a facultativo de 1ª classe; em 1871, nomeado Delegado de Saúde na I. de S. Nicolau onde conheceu a sua mulher. Em 1874, presidente interino da Junta de Saúde de Cabo Verde; em 1875 foi nomeado professor de Matemática Elementar e Princípios de Ciências Físicas e Históricos Naturais do Seminário Diocesano de Cabo Verde (Seminário-Liceu da ilha de S. Nicolau); exonerado em Outubro de 1880 por ter de seguir para a Praia para assumir a direcção do serviço de saúde do arquipélago; por decreto de 06/Jul/1882, foi-lhe conferida a mercê do grau de comendador da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo; em 23/Jan/1883 foi reformado com a graduação de tenente-coronel médico. Seguiu então para a sua ilha natal sendo nomeado vogal da junta de instrução daquela ilha, mas, por conveniência de serviço (falta de pessoal médico) regressou ao activo, sendo nomeado em comissão. Por port. de 07/Fev/885, foi nomeado administrador do conc. da Ribeira Grande mas, devido aos acontecimentos de 1886 no Paul, pediu a sua exoneração que lhe foi concedida a 21 de Abril daquele ano. Delegado de Saúde nas ilhas de S. Nicolau (14/Jun/89-05/Set/89), S.to Antão (05/Set/89), Fogo (24/Jun/1890), S.to Antão (30/Ago/893) de que foi dispensado a seu pedido pela port. nº 91 de 08/Jun/ 898. Estava de saúde debilitada e só sobreviveu um ano. Por Dec. de 01/Jan/896, foi agraciado com o grau de Cavaleiro da Real Ordem Militar de S. Bento de Aviz e em 1 de Janeiro de 1897 com o grau de oficial da mesma ordem. Colaborou no Boletim Oficial.



• Condolências, agradecimentos. cf. recorte ao lado, do nº14 do periódico quinzenal mindelense REVISTA DE CABO VERDE dirigido por Luís Loff de Vasconcellos,
publicado na 1ª quinzena de setembro de 1899


imagem

Bernardo casou com Júlia Maria de OLIVEIRA, filha de Joseph ABITBOL e Maria das Neves SPENCER, em 1879 em Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde. (Júlia Maria de OLIVEIRA nasceu em 1853 em Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia