seta seta seta
Manuel Santos Vieira de FONTES ®
(1859-)
Maria Nova FERREIRA
Guilherme José MONTEIRO ®
(1878-1930)
Aurélia do Carmo RODRIGUES ®
(1883-1930)
José Ferreira Vieira FONTES ®
(1898-1976)
Henriqueta do Carmo MONTEIRO ®
(1907-1971)

Tadeu Manuel Monteiro FONTES ®
(1950-2022)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Filomena de Pina RAMOS ®

Tadeu Manuel Monteiro FONTES ®

  • Nascimento: 31 Jul 1950, Praia, Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Maria Filomena de Pina RAMOS ® a 8 Mai 1982 em Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Óbito: 16 Fev 2022, Praia, Santiago, Cabo Verde com 71 anos de idade 1
  • Sepult.: 20 Fev 2022, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Tadeu também usou o nome Sana Peppers.

imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Cidade da Praia - Cabo Verde


Ver mapa maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui

• Ver noutra árvore: a relação com outros parentes. clique aqui



• Foto bebé: 31 Jul 1951.



• Foto criança.



• Foto jovem.



• Colocado em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde tinha a patente militar de recruta



• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: cumprimento do dever militar, a 17 Nov 1971, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Foto do casamento: a 8 Mai 1982, em Praia, Santiago, Cabo Verde.

• Atividade artística: músico-intérpede.



• Atividade artística: banda rock. Tadeu & Djulai



• Atividade artística: banda rock. Tadeu, Sebastião & Djulai

• O seu obituário foi publicado no no "A Nação" a 17 Fev 2022.
Morreu aos 71 anos, Sana Pepper, aquele que é considerado o pai do rock cabo-verdiano. Sana faleceu na Praia, ontem, vítima de um AVC. Natural da capital, foi o primeiro a introduzir o rock no panorama musical do país e, junto com Vasco Martins, um dos primeiros a "resmungar o jazz" em Cabo Verde. Vai-se o homem, fica a obra.

A cidade da Praia amanheceu nesta quinta-feira,17, a triste notícia da morte do Sana Pepper, aquele que é considerado o pai do rock cabo-verdiano.

Sana Pepper Tadeu Manuel Monteiro Fontes mais conhecido por Sana Pepper nasceu no centro da cidade da Praia, Platô, e morreu ontem aos 72 anos.

Pepper foi um amante dos géneros musicais cabo-verdianos e do mundo mas, se identificava muito mais com o rock, sendo fã incondicional dos Beatles e ouvinte "sagrado" dos Deep Purple, Rolins Stones, entre outras bandas internacionais.

Gostava tanto dos Beatles que registou o seu único filho com o nome de John Lennon, em homenagem ao vocalista da banda, o seu ídolo.

Autodidata

Muito cedo, autodidata aprendeu sozinho a tocar vários instrumentos. Começou pela gaita inspirado pelo pai que também era um tocador deste instrumento passando pelo órgão, piano e guitarra.

Sana Pepper é considerado pai do rock cabo-verdiano porque foi o primeiro artista a introduzir o rock no panorama musical de Cabo Verde e, juntamente com o artista Vasco Martins, um dos primeiros a "resmungar o jazz" em Cabo Verde. Há quem diga que não é possível falar de Rock crioulo, sem antes falar deste.

Sana foi o fundador do conjunto "Os Relâmpagos" e a banda "Sana e Djulay", para além de inúmeros shows de rock no Cinema de Platô, com músicas próprias muito cómicas e interpretações que muito animava o público.

Para lá da música

Fora deste mundo artístico, Sana Pepper formado em desportos náuticos trabalhou durante anos como professor de Velas no antigo Clube Náutico da Praia e foi ainda técnico do INIDA.

Aos 66 anos, foi homenageado na 4ª Edição do Grito Rock Praia entre 29 de março a 11 de abril de 2016. Na página de Facebook o Grito Rock Praia deixou uma mensagem de pesar, tecendo uma breve biografia do cantor, elementos que serviram também para relatar esta notícia.

Na altura da homenagem, já enfrentava problemas derivados de um AVC, que o obrigaram a deixar o ativo musical.

No entanto, continuou a ser amante do rock, assistindo vídeos de espetáculos musicais das grandes bandas deste género.

Nas redes sociais são inúmeras as mensagens de pesar, e o eterno adeus ao "pai" do rock nacional.



• Exéquias: culto exequial nazareno, 20.2.22, em Praia, Santiago, Cabo Verde.

• Exéquias: o último adeus. Https://youtu.be/vyzuboVYPgk



• Foi sepultado em Cemitério da Várzea.



• Sepultura/Campa.


imagem

Tadeu casou com Maria Filomena de Pina RAMOS ® a 8 Mai 1982 em Praia, Santiago, Cabo Verde. (Maria Filomena de Pina RAMOS ® nasceu a 22 Nov 1959 em Praia, Santiago, Cabo Verde.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia