José Salazar CARREIRA ®
(1894-1974)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Joana Monteiro de MACEDO ®

José Salazar CARREIRA ® 1

  • Nascimento: 2 Nov 1894, Lisboa, , Lisboa, Portugal 2
  • Casamento (1): Joana Monteiro de MACEDO ®
  • Óbito: 7 Dez 1974, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 80 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Profissão: médico. 3



• Nota biográfica. 2 Nasceu em Lisboa a 2 de Novembro de 1894. Como atleta iniciou a sua actividade no Ginásio Clube Português, ingressando no Sporting em 1912. Participou durante vinte cinco anos em numerosas competições de atletismo, esgrima, andebol, nata§ão, raguêbi e ténis, sempre com as cores verde e branca. Foi o histórico atleta e dirigente do Sporting que introduziu o râguebi em Portugal em 1922. Médico de profissão, representa o Clube pela primeira vez nos Jogos Olímpicos Nacionais de 1914, vencendo os 100m, 200m, 400m e 800m. Extraordinário atleta, em 1922 sagra-se campeão nacional e recordista dos 400m barreiras, títulos que mantém respectivamente até 1924 e 1927. Em 1923 faz parte da equipa campeã nacional dos 4X400m. Torna-se recordista da corrida de 400m entre 1923 e 1927, e pelo meio bate o recorde nacional dos 100m. Durante a sua carreira no Atletismo alcança 35 vitórias e 20 segundos lugares, sagrando-se campeão nacional por 18 vezes. Entre 1924 e 1931 é director do "Jornal do Sporting", e a 19 de Fevereiro de 1925 é eleito Presidente da Direcção do Clube, cargo que exerceria até 2 de Março de 1927. Neste mesmo ano desenha para o râguebi as camisolas de riscas que, um ano mais tarde, seriam utilizadas no futebol. A 4 de Julho de 1931 foi galardoado com a Medalha de Mérito e Dedicação, e um pouco mais tarde recebeu menção honrosa de Sócio de Mérito do Clube. Na mesma altura é editor e director da II série do Boletim do Sporting Clube de Portugal. Em 1938 assume funções semelhantes na publicação da III série do mesmo Boletim.
Salazar Carreira foi escritor, conferencista e jornalista de infatigável actividade, publicando diversos livros.
CURRICULUM: José Salazar Carreira Local de Nascimento: Lisboa Data de Nascimento: 2 de Novembro de 1894 Início de Carreira no Sporting: 1912 Títulos conquistados ao serviço do Sporting: Campeão Nacional 100 metros (1914) Campeão Nacional 200 metros (1914) Campeão Nacional 400 metros (1914) Campeão Nacional 800 metros (1914) Campeão Nacional 400 metros barreiras (1922, 1923 e 1924) 25 Internacionalizações

• O que se conta desta pessoa. www.medinaevasconcelos.pt

Foi em casa de Joana Monteiro de Macedo (filha de Luísa Barbosa Vicente e de Caetano Monteiro de Macedo) e de José Salazar Carreira, então presidente do Sporting Clube de Portugal, que foi deliberada a adopção pelo clube de um equipamento alternativo - o das riscas horizontais verdes e brancas -, em detrimento do clássico equipamento , como era chamado o equipamento original. Tal opção deu-se por ocasião da digressão da equipa principal ao Brasil, a primeira digressão intercontinental de uma equipa portuguesa. Joana Monteiro de Macedo e José Salazar Carreira foram os pais de Margarida de Macedo Salazar Carreira, que terá sido, em 1922, a primeira portuguesa a ser sócia de um clube desportivo (era a sócia n.º 5), o Sporting Clube de Portugal


imagem

José casou com Joana Monteiro de MACEDO ®, filha de Caetano Monteiro de MACEDO ® e Luísa BARBOSA VICENTE ®. (Joana Monteiro de MACEDO ® nasceu em 1893 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 4, baptizado a 25 Jul 1897 em N. Senhora da Conceição, São Filipe, Fogo, Cabo Verde 4 e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva. cópia GEDCOM, fruto do trabalho genealógico de
Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva

2 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva.

3 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 2: pg. 61; da colecção da Família Feijóo Leão

4 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 2: pg. 61.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Nov 2021 com Legacy 9.0 de Millennia