seta
João Cabral AVELINO
(1854-)
Catarina ALVES
Paulo Lopes dos Reis NASCIMENTO
Maria Madalena Cabral AVELINO

Justo Orlando Lopes dos Reis NASCIMENTO, ®
(1942-1974)

 

Relações da família

Justo Orlando Lopes dos Reis NASCIMENTO, ®

  • Nascimento: 12 Dez 1942, Cacheu, , Cacheu, Guinea-Bissau
  • Óbito: Set 1974, Canjambari, , Oio, Guinea-Bissau com 31 anos de idade

Símbolo   A causa do óbito de da sua/do seu foi Fuzilamento pelo PAIGC.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• O que dele ou dela se conta: testemunho de um colega, Virgínio Briote, em 1965. "Foi incorporado em 5 de Janeiro de 1963. Em Setembro de 1965 acabou o 2º Curso de Formação de Comandos no CTIG, passando a integrar como 1º Cabo o Gr Cmds Vampiros/CCmds CTIG que se manteve em actividade até 30 de Junho de 1966.

O 1º Cabo Justo Nascimento era muito estimado por todos os Camaradas da CCmds, um elemento em quem o grupo depositava grande confiança. Foi, durante a maior parte das operações realizadas pelo grupo, o 1º homem da 1ª equipa."

• Homenagem/Louvor/Reconhecimento: atribuído pelo Brigadeiro Reymão Nogueira e publicado no artº 6º da O.S. /CTIG, nº 26, a 3 Jun 1966. "Louvo o 1º cabo nº 112/65/A, Justo Orlando Lopes dos Reis Nascimento, da CCmds e do Grupo de Cmds Vampiros, pelo modo como sempre se houve nas operações em que tomou parte com realce para as operações "Narceja", Virgínia" e "Naja".
Na primeira acompanhando o seu Cmdt de Grupo e tendo sido permanentemente o primeiro homem nas progressões, quando no final da operação se seguia para uma tabanca-porto e o IN flagelou da orla da bolanha, correu sobre o mesmo rompendo caminho à custa de fogo, o que lhe foi impedido por não se integrar na missão, já depois de ter corrido cerca de duzentos metros.
Na segunda, durante uma prolongada emboscada e quando já tinham passado 32 horas, passou um reduzido grupo IN, do qual um elemento pretendeu fugir, o 1º Cabo Justo largou a arma e de sabre em punho correu cerca de 100 metros até que o capturou.
Na terceira, recebeu com outros camaradas, a missão difícil de tentar, já de dia e depois do grupo instalado nas proximidades do acampamento, localizar as sentinelas e capturá-las. Foi depois, durante o ataque ao objectivo, o primeiro homem a entrar na base IN.
(....)
Por todas estas qualidades amplamente demonstradas, em todas as situações rapidamente se elevou no conceito de todos os camaradas perfazendo um conjunto de serviços que é de toda a justiça realçar"



• Prémio: Governador da Guiné, em 1974,. Atribuído pela TAP


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia