seta
Manuel TAVARES HOMEM
(Cerca de 1835-Antes de 1839)
Lourença de Carvalho LANDIM
(-Antes de 1839)
José de Carvalho Landim TAVARES HOMEM
(1839-)
Luísa Leopoldina Hydalgo CARREIRA

João de Deus Hydalgo Carrera TAVARES HOMEM, ®
(1884-1950)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Guilhermina MONTEIRO

João de Deus Hydalgo Carrera TAVARES HOMEM, ®

  • Nascimento: 31 Mar 1884, São Nicolau Tolentino, São Domingos, Cabo Verde 1
  • Baptizado: 30 Jun 1890, Cidade Velha, Ilha de Santiago, Cabo Verde 1
  • Companheiros (1): Guilhermina MONTEIRO
  • Óbito: 15 Set 1950, Praia, Santiago, Cabo Verde com 66 anos de idade 2
  • Sepult.: Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

no sítio de São Martinho às 4h da madrugada

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Foto meia idade: com o amigo Custódio Macedo.

• O que dele ou dela se conta. Salomao de Barros comenta no face book:

"
O Senhor Joao de Deus Tavares Homem, era filho de José Tavares Homem e de Luisa Leopoldina Hydalgo Correia, esta natural de Gibraltar. Vivia na rua República onde o Tómas, explicador, passou a residir. Teve um irmao, chamado, António Gil Tavares Homem, emigrante em Senegal. Um dos filhos, Manelinho di nha Pótcha, foi meu colega no BNU., em Nacala, Moçambique, O Senhor João de Deus foi um homem muito influente, rico e defensor acérrimo dos pobres rendeiros do interior da Ilha de Santiago. Defendeu sem tréguas Nhanha Bongolão, de Ribeirão Manuel, quando com as suas comadres lançaram o sargento-militar, ao chão do cavalo, mijou-lhe pela garganta abaixo, evitando que elas todas fossem parar ao Tarrafal, em Angola. Haja saúde!"



• O que dele ou dela se conta: "O caboverdiano mais rico da altura". Zé Hopffer escreveu em 13 de Março de 2007 num blog seu:

"A localização no Mindelo do recém-criado Liceu veio contrariar os insistentes pedidos das elites praienses, simbolizadas em João de Deus Tavares Homem (o caboverdiano mais rico da altura), pedidos esses fundamentados no passado da Praia como sede do primeiro Liceu de Cabo Verde, nos pergaminhos da mesma como capital da província, para mais detentora de maior dinâmica cultural por essa época áurea da imprensa republicana e situada numa ilha (Santiago) e numa região (o Sotavento) onde se concentrava a maior parte da população caboverdiana."



• Foi sepultado em Cemitério da Várzea em Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa: em Praia, Santiago, Cabo Verde.


imagem

João teve uma relação com Guilhermina MONTEIRO. (Guilhermina MONTEIRO faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, "FamilySearch," database, FamilySearch (http://new.familysearch.org); "Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QL9G-B219 : 6 April 2017), João de Deus Hidalga Carrera Tavares Tavares Homem, 30 Jun 1890, Santíssimo Nome de Jesus, Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde; citing Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia, Ilha de Santiago (Cape Verde National Archives, Praia, Ilha de Santiago); FHL microfilm 2,055,672..

2 Dizeres de lápide tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2017 com Legacy 9.0 de Millennia