Eugénio Bento FERREIRA, ®
(1906-1998)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Áurea Nobre MONTEIRO, ®

Eugénio Bento FERREIRA, ®

  • Nascimento: 21 Mar 1906, Funchal, , Madeira, Portugal
  • Baptizado: 24 Mar 1906, Funchal, , Madeira, Portugal
  • Casamento (1): Maria Áurea Nobre MONTEIRO, ®
  • Óbito: 3 Abr 1998, Luanda, , Luanda, Angola com 92 anos de idade
  • Sepult.: Luanda, , Luanda, Angola
imagem

Símbolo  Notas sobre o baptismo:

Local: Paróquia do Monte

Pai: Tomás Ferreira
Mãe: Francisca das Mercês Ferreira

Livro: 6374-A
Folha: 20

Símbolo  Notas sobre o funeral:

Cemitério Alto Cruzes -Luanda

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• O que se conta desta pessoa. Figura ímpar e incontornável do movimento cultural, histórico, político e social, desde a década de 1940 à data da sua morte, aos 92 anos de idade. Eugénio Ferreira, que foi advogado e professor, nasceu em Portugal, e participou na luta pela Independência de Angola, a partir de 1943 quando chegou ao país, obtendo em 1976 a nacionalidade angolana. Foi uma figura considerada inspiradora pelo seu posicionamento, coerência e prática de vida, que pode servir como exemplo para as actuais gerações.

Os feitos de Eugénio Ferreira, fez com que o poeta Antero de Abreu o chamasse "um caboqueiro da angolanidade", citação que valeu aos filhos Eugénio Monteiro Ferreira e Carlos Monteiro Ferreira escreverem o livro "Eugénio Ferreira - Um cabouqueiro da angolanidade", com citações que ilustram a sua dimensão.
O pensamento de "Angolanidade" de Eugénio Ferreira percorre um largo espectro, do Direito à Cultura, passando pela dimensão social e pela política, no período compreendido entre 1943 e 1998.
Durante mais de 50 anos esteve ligado à luta pela Independência Nacional, inspirado nos princípios de dignidade humana e na defesa de uma cultura integral do homem. Eugénio Ferreira dirigiu a Sociedade Cultural de Angola (SCA), onde exprimiu nos seus artigos a sua angolanidade, e o seu amor à terra africana.


imagem

Eugénio casou com Maria Áurea Nobre MONTEIRO, ®, filha de Virgílio dos Santos MONTEIRO e Maria José Madeira NOBRE. (Maria Áurea Nobre MONTEIRO, ® nasceu a 10 Jan 1920 em Luanda, , Luanda, Angola, faleceu a 25 Mar 2000 em Lisboa, , Lisboa, Portugal e foi sepultada em Lumiar, Lisboa, Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:






Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 8 Dez 2018 com Legacy 9.0 de Millennia