Nuno CRAVEIRO LOPES, ®
(1921-1972)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
Helena Albertina da Silveira PINTO DA FRANÇA, ®

Nuno CRAVEIRO LOPES, ®

  • Nascimento: 1921, Lisboa, , Lisboa, Portugal
  • Casamento: Helena Albertina da Silveira PINTO DA FRANÇA, ®
  • Óbito: 1972, Lourenço Marques, , Maputo, Mozambique com 51 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica. Nuno Craveiro Lopes foi um arquitecto português.
Filho de Francisco Higino Craveiro Lopes, Marechal-do-Ar, Presidente da República Portuguesa, e de Berta da Costa Ribeiro Artur, casou-se com Helena Albertina da Silveira Pinto da França de quem teve três filhos.

• Profissão: Arquiteto.



• Obra: Igreja de Santo António da Polana: Lourenço Marques, , Maputo, Mozambique. Ou Igreja da Polana, é um edifício emblemático do estilo de arquitectura modernista, construído em 1962 na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Foi projectado pelo arquitecto Nuno Craveiro Lopes. Tem a forma de flor invertida, e é conhecido popularmente como o "espremedor de limão".

Planta circular e volumetria cónica, constituída pela sobreposição sequencial de 16 membranas poligonais de betão aparente, dispostas radialmente, intercaladas com contrafortes, com os vazios fechados por vitrais policromos, coroada por cruz latina. Inferiormente é percorrido por alpendres triangulares com vãos também triangulares, correspondendo três dos virados a Este a portais.

Interior com pavimento de ladrilho castanho, circundado por nichos triangulares criando espaços funcionais: no enfiamento do portal, fica a capela-mor, com altar sobre plataforma circular, deixando visualizar o vitral representando Santo António no sermão aos peixes. Lateralmente funcionam seis capelas dedicadas a Santo António, São Salvador, Sagrada Família (lado do Evangelho, onde se situam a pia batismal e o confessionário), de Nossa Senhora de Fátima e São Francisco Xavier, do Presépio (lado do Epístola, onde se situam o cadeiral e o acesso à casa paroquial), cada uma com representação alusiva no vitral. O interior da cúpula, com vitrais policromos, resulta numa iluminação cromática do espaço central. O baptistério surge num dos nichos do lado esquerdo da porta principal.


imagem

Nuno casou com Helena Albertina da Silveira PINTO DA FRANÇA, ®. (Helena Albertina da Silveira PINTO DA FRANÇA, ® nasceu a 14 Jun 1921 em Lisboa, , Lisboa, Portugal e faleceu a 10 Out 2012 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejem conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página.

2) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Mai 2017 com Legacy 8.0 de Millennia