Faustino José Lopes Figueiredo de Nogueira e SILVA
(1767-1830)
Francisca Xavier de Sá Mendonça Cabral da Cunha GOLDOPHIN
(1772-1829)
Rodrigo de SÁ NOGUEIRA
(1811-1880)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Teresa de Campos PEREIRA

Rodrigo de SÁ NOGUEIRA

  • Nascimento: 28 Mar 1811, Lisboa, , Lisboa, Portugal
  • Casamento (1): Maria Teresa de Campos PEREIRA a 7 Nov 1846
  • Óbito: 3 Ago 1880, Praia, Santiago, Cabo Verde com 69 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Irmão (além de outros 12) de uma das figuras mais notáveis do Oitocentos português, o , como lhe chamou o governador Pereira Marinho \\ Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, o visconde (e depois Marquês de Sá da Bandeira) abolicionista \\, e de António Cabral de Sá Nogueira, deputado pela província de Cabo Verde. Era cunhado de José Alvo Brandão Pinto de Sousa Coutinho (1.º barão de Balsemão), que foi secretário-geral do governo de Cabo Verde no decénio de 1850, cargo de que foi igualmente titular, por três vezes, seu filho Eduardo Augusto de Sá Nogueira Pinto de Balsemão, que também foi, por sete anos, secretário-geral do governo de Angola, e, por duas vezes, secretário do da Índia, tendo ainda presidido à direcção da Biblioteca e Museu Nacionais (de Cabo Verde) e, depois de aposentado, passado a consagrar-se à imprensa (A Familia Portugueza e O Ultramarino).

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

na freguesia de S. Mamede

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica.

• Nota biográfica. Rodrigo de Sá Nogueira era oficial da Armada, tendo sido reformado no posto de contra-almirante, quando contava cinquenta e oito anos de idade e quarenta e sete de serviço, trinta e seis dos quais na província de Cabo Verde, onde foi, durante muitos anos, capitão dos Portos. Em Abril de 1856, Lisboa mandava que se louvasse o então capitão-tenente da Armada por ter oferecido ao Estado uma bomba de incêndio para serviço na ilha de Santiago. Em 1862, foi agraciado por Napoleão III (vd. figura) pelo seu desempenho aquando do naufrágio de um navio mercante francês no ano anterior.

• patente militar: 1º Tenente, 9 Jul 1846, Cabo Verde. 2 Capitania dos Portos
vencimento (569 Reis)

• Cargo: Capitão dos Portos da Província, 21 Nov 1846, Cabo Verde. 3



• Condecoração: A medalha de Napoleão III, 21 Fev 1862, Paris, , , France.



• Condecoração: Medalha de Napoleão III, 21 Fev 1862, Paris, , , France.



• Prémio: na exposição universal, 1862, London, Greater London, England, United Kingdom. medalha pelo algodão com caroço

• Censo, Mai 1867, Praia, Santiago, Cabo Verde. Fonte: Family Search, registo nº 252; página 363 do "passaportes", microfilme nº 008089876 do Arquivo Histórico Nacional

• Reforma, 1873. com a patente de Contra-Almirante.


imagem

Rodrigo casou com Maria Teresa de Campos PEREIRA, filha de João da Silva PEREIRA e Teresa Rita CAMPOS, a 7 Nov 1846. (Maria Teresa de Campos PEREIRA nasceu a 9 Dez 1827 em Lisboa, , Lisboa, Portugal 1 e faleceu a 24 Set 1885 em Praia, Santiago, Cabo Verde 1.)


imagem

Fontes


1 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 2: pg. 309.

2 Portugal, "Lista Geral dos Oficiais e Empregados da Marinha e Ultramar - Novembro 1850," pg.117.

3 Boletim Oficial de Cabo Verde, BO nº166 do Governo Geral de Cabo Verde. Data cit.: 21 Nov 1846.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 18 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia