seta seta
João José NUNES
(1823-1900)
Rosália de Jesus José de SENA
(1833-1889)
Manuel da Silva Pinto FERRO
(1809-Antes de 1879)
Júlia Maria da Purificação GODINHO
(1827-Antes de 1879)
António José de Sena NUNES
(1852-)
Amélia da Silva Pinto FERRO
(1853-1925)

João José NUNES ®
(1885-1965)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Guilhermina BENDAVID

2. Lídia Azevedo Arrobas MARTINS

João José NUNES ® 1

  • Nascimento: 12 Set 1885, Ilha Brava, Cabo Verde 1 2 3
  • Baptizado: 1 Nov 1885, São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde 1 2
  • Casamento (1): Guilhermina BENDAVID
  • Casamento (2): Lídia Azevedo Arrobas MARTINS a 5 Out 1918 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde
  • Óbito: 16 Jan 1965, Boston, Suffolk, Massachusetts, USA com 79 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado a 1929.

• Nota biográfica:,. 4 Poeta, Escritor, Ilustre Caboverdiano O "Discípulo Amado" de Eugénio Tavares. Nascido na Ilha Brava a 12 de Setembro de 1885, filho de António José Nunes e de Amélia Ferro Nunes, viria a falecer nos Estados Unidos em 1965, aos 80 anos.Teve ao seu alcance todos os meios de cultura, ao tempo existente na Ilha e cresceu rodeado de eruditos, incluindo Eugénio Tavares, seu educador e mestre. Tornou-se um intelectual respeitável, como testemunharam Eugénio Tavares e José Lopes, em páginas de louvor que chegaram aos nossos dias. Poeta romântico e cultor do Belo, afirmou ter sido a sua vida um autêntico poema, vivido, escrito e divulgado com algum dramatismo.A sua vida foi um culto à Beleza da sua Ilha Brava, da Mulher Crioula e da Alma Caboverdiana. Adverso à corrente modernista, cultivou com crescente devoção a pura poesia clássica, a perfeição da forma e o rigor da métrica sem nunca aderir ao movimento claridoso, em voga na sua época.Cantou a Beleza, o Amôr, a mulher, a dôr, e a saudade.Espalhou os seus versos pelas publicações de Cabo Verde, Portugal, Brasil e até nos Estados Unidos onde dedicou um verso ao Presidente Roosevelt. Cultivou a Lingua Portuguesa com rigor e foi mestre em Língua Crioula.Deixou notáveis discursos, algumas peças teatrais, marchas populares e hinos religiosos. Fundou o Jornal a Tribuna, embora de curta vida, portador de um jornalismo sério e bem acolhido na época.Foi colaborador assiduo da Voz de Cabo Verde, o Futuro de Cabo Verde, O Diário Fluminense e Mercantil do Brasil, a Voz da Colónia nos EUA e muitas publicações em Portugal. Preocupado com a formação da juventude bravense, exerceu o professorado e fundou o grémio literário Eugénio Tavares que muito contribuiu para a educação do seu Povo. Como Procurador Judicial da República, trilhou com profissionalismo os corredores da justiça, tornando-se Notário Público, cargo no qual se reformou. Foi eleito Presidente da Câmara da Brava numa altura de crise e seca e esse desempenho foi louvado pelo Governador Geral. Vulto da cultura bravense e caboverdiana, a sua obra, espalhada pelo mundo, merecia ser recolhida e divulgada como peça da História da Cultura da Nação Caboverdiana. Ele é de facto na época pôs Eugénio Tavares o maior vulto da poesia bravense e talvez o maior até aos nossos dias. No fim da vida, em visita à família, viria a morrer em Boston, mergulhado numa saudade imensa da sua Ilha Amada, sem voltar a ver o céu azul da sua terra. O Sol de Cabo Verde não voltou a iluminar o rosto do poeta, nem ele voltaria a sentir o perfume da sua ilha florida. Os seus restos mortais mereciamvoltar ao cemitério do Lém, e ao lado de Eugénio Tavares e outros bravenses notáveis, repousar na terra que tanto amou em vida.

• Obra: morna com sua letra,,.

• Encontrava-se casado em 1929 3

• Categoria / função laboral: escrivão notário do julgado municipal da Brava, em 1929. 3

• Em 1929 residia em Ilha Brava, Cabo Verde. 3

• Descendência: filhos. • - Dêa Amêlia Nunes, emigrou para os E.U.A. c/c. o seu primo Viriato Pereira Oliveira, (Vute),
• - Wilson,
• - Iolanda,
• - Graziela Martins Nunes, nat. da Ilha Brava, emigrou para os E.U.A.
- Zenaida Martins Nunes, nat. da Ilha Brava, e casou na sua ilha natal com José da Lomba.
•- António Martins Nunes, nat. da Ilha Brava, não se casou.


imagem

João casou com Guilhermina BENDAVID. (Guilhermina BENDAVID faleceu em †.)


imagem

João a seguir casou com Lídia Azevedo Arrobas MARTINS, filha de José António de Sena MARTINS ® e Estefânia Barreiros ARROBAS ®, a 5 Out 1918 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde. (Lídia Azevedo Arrobas MARTINS nasceu a 8 Jan 1892 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde e faleceu a 3 Mar 1973 in Boston, Suffolk, Massachusetts, USA.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

A 15 de Outubro de 1916 era anunciado no Jornal , que o poeta João José Nunes, escrivão do julgado municipal daquela ilha, pede em casamento D.a Lídia Arrobas Martins, f.a do director da Alfândega da ilha, José António Martins.

imagem

Fontes


1 The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, "FamilySearch," database, FamilySearch (http://new.familysearch.org).

2 "Divulgados por FamilySearch"; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; registo nº 137, cique aqui

"Cabo Verde, Registros Paroquiais, 1787-1957," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L92S-T992-5?cc=2246703&wc=SFVK-W36%3A1396422903%2C1396419301%2C1396425802 : 23 October 2014), Brava > São João Baptista > Batismos 1882-1886 > image 8 of 201; Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

3 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031407; registo nº 9 de 10.6.1929; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 408, peça 01, 1929-1939.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

4 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva. cópia GEDCOM, fruto do trabalho genealógico de
Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia