seta seta
João José NUNES
(1823-)
Rosália de Jesus José de SENA
(1833-1889)
Manuel da Silva Pinto FERRO
(1809-1879)
Júlia Maria da Purificação GODINHO
(1827-Antes de 1879)
António José de Sena NUNES
(1852-)
Amélia da Silva Pinto FERRO
(1853-1925)

João José NUNES, ®
(1885-1965)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Lídia Arrobas MARTINS

João José NUNES, ® 1

  • Nascimento: 12 Set 1885, Ilha Brava, Cabo Verde 1
  • Baptizado: 1 Nov 1885, São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Lídia Arrobas MARTINS
  • Óbito: 16 Jan 1965, Boston, Suffolk, Massachusetts, USA com 79 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. 2 Poeta, Escritor, Ilustre Caboverdiano
O "Discípulo Amado" de Eugénio Tavares.
Nascido na Ilha Brava a 12 de Setembro de 1885, filho de António José Nunes e de Amélia Ferro Nunes, viria a falecer nos Estados Unidos em 1965, aos 80 anos.Teve ao seu alcance todos os meios de cultura, ao tempo existente na Ilha e cresceu rodeado de eruditos, incluindo Eugénio Tavares, seu educador e mestre.
Tornou-se um intelectual respeitável, como testemunharam Eugénio Tavares e José Lopes, em páginas de louvor que chegaram aos nossos dias.
Poeta romântico e cultor do Belo, afirmou ter sido a sua vida um autêntico poema, vivido, escrito e divulgado com algum dramatismo.A sua vida foi um culto à Beleza da sua Ilha Brava, da Mulher Crioula e da Alma Caboverdiana.
Adverso à corrente modernista, cultivou com crescente devoção a pura poesia clássica, a perfeição da forma e o rigor da métrica sem nunca aderir ao movimento claridoso, em voga na sua época.Cantou a Beleza, o Amôr, a mulher, a dôr, e a saudade.Espalhou os seus versos pelas publicações de Cabo Verde, Portugal, Brasil e até nos Estados Unidos onde dedicou um verso ao Presidente Roosevelt.
Cultivou a Lingua Portuguesa com rigor e foi mestre em Língua Crioula.Deixou notáveis discursos, algumas peças teatrais, marchas populares e hinos religiosos.
Fundou o Jornal a Tribuna, embora de curta vida, portador de um jornalismo sério e bem acolhido na época.Foi colaborador assiduo da Voz de Cabo Verde, o Futuro de Cabo Verde, O Diário Fluminense e Mercantil do Brasil, a Voz da Colónia nos EUA e muitas publicações em Portugal.
Preocupado com a formação da juventude bravense, exerceu o professorado e fundou o grémio literário Eugénio Tavares que muito contribuiu para a educação do seu Povo. Como Procurador Judicial da República, trilhou com profissionalismo os corredores da justiça, tornando-se Notário Público, cargo no qual se reformou.
Foi eleito Presidente da Câmara da Brava numa altura de crise e seca e esse desempenho foi louvado pelo Governador Geral.
Vulto da cultura bravense e caboverdiana, a sua obra, espalhada pelo mundo, merecia ser recolhida e divulgada como peça da História da Cultura da Nação Caboverdiana.
Ele é de facto na época pôs Eugénio Tavares o maior vulto da poesia bravense e talvez o maior até aos nossos dias.
No fim da vida, em visita à família, viria a morrer em Boston, mergulhado numa saudade imensa da sua Ilha Amada, sem voltar a ver o céu azul da sua terra. O Sol de Cabo Verde não voltou a iluminar o rosto do poeta, nem ele voltaria a sentir o perfume da sua ilha florida. Os seus restos mortais mereciamvoltar ao cemitério do Lém, e ao lado de Eugénio Tavares e outros bravenses notáveis, repousar na terra que tanto amou em vida.

• Obra: morna com sua letra,,.


imagem

João casou com Lídia Arrobas MARTINS, filha de José António de Sena MARTINS e Estefânia Barreiros ARROBAS, ®. (Lídia Arrobas MARTINS nasceu a 8 Jan 1892 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde e faleceu a 3 Mar 1973.)


imagem

Fontes


1 The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, "FamilySearch," database, FamilySearch (http://new.familysearch.org).

2 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva. cópia GEDCOM, fruto do trabalho genealógico de
Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto, muitas vezes não pude pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. Assim, peço aos que não desejariam conceder tal autorização, o favor de me contactarem com instruções a respeito, pelo endereço electrónico incluso nesta página. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico.

2) Porem, a todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

3) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Set 2017 com Legacy 9.0 de Millennia