? Mendes ROSADO, [8p]*
Inácio Mendes ROSADO
(Antes de 1715-Depois de 1771)

 

Relações da família

Inácio Mendes ROSADO

  • Nascimento: Antes de 1715
  • Óbito: Depois de 1771 com 56 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Trabalhou como sacerdote.

• O que dele ou dela se conta. Texto a seguir extraido de um trabalho de Iva Cabral:

Padre / Pregador da matriz do Fogo (1738)
Levantado (1745, 1748) - Induziu a um levantamento no tempo de Aleixo Pinheiro - Os moradores do Fogo não querem reconher que "…são súbditos dos Capitães Mores desta Ilha /…/"
Era "parcial amigo" do ouvidor (1746) - O capitão mor diz que "…e não só aqui procura o dito Padre que hajam desordens comigo trazendo sempre desinquietos os moradores desta ilha, e metendo lhes em cabeça coisas nunca vistas /…/
Vigário forâneo (1762, 1771)
É acusado de aprazar com um escravo negro, feiticeiro, chamado Pedro Mandinga, a morte do ouvidor Souto e Matos (1760) que visitou a ilha do Fogo e nela faleceu. Divulga as condições secretas que o rei concedeu a Companhia do Grão Para e Maranhão em Cabo Verde (1760)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir).

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que este é de um antepassado comum a JSB e ao portador do nome donde partiu

4) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 21 Jun 2018 com Legacy 9.0 de Millennia