Charles Guillaume ROCHETEAU
(1821-1871)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. ??

2. Maria Perpétua da Costa SALGADO

Charles Guillaume ROCHETEAU

  • Nascimento: 1821, Rouen, , Haute-Normandie, France
  • Companheiros (1): ??
  • Casamento (2): Maria Perpétua da Costa SALGADO em 1961 em Cabo Verde
  • Óbito: 30 Out 1871, Ponta do Sol, Santo Antão, Cabo Verde com 50 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica: HISTÓRIA DOS ROCHETEAU EM CABO VERDE. Relato da trineta Lucy Bonucci:

Patriarca dos Rocheteau em Cabo Verde, era cidadão Francês, natural de Rouen (Normandia), onde nasceu em 1821. Vivia com a família no Havre, por serem armadores e marítimos.

Nas suas viagens terá passado por Cabo Verde onde resolveu fixar residência em 1850/51. Do Havre trouxe um Patacho da família carregado com materiais de construção, mobiliário que incluía até um piano, por certo o primeiro que veio para Cabo Verde, e na década de 40 ainda estava operacional no clube da Ribeira Grande. No regresso o Patacho seguiu sob o comando do seu irmão GUILLLAUME. De início construiu com o material que trouxe da França uma vivenda em São Vicente, no sítio hoje conhecido por "Fonte Francês", daí o nome pelo que o lugar passou a ser conhecido.

Posteriormente veio a abandonar S. Vicente para fixar residência em Santo Antão, onde construiu uma moradia na "Penhade França", repetindo-se uma alusão à sua terra natal, na Vila da Ribeira Grande hoje pertença dos herdeiros de Jacinto Estrela.

Casou em 1861 com Maria Perpétua da Costa Salgado e pelo anúncio inserto no B.O. de 14/10/1882, Maria Perpétua Rocheteau prova chamar-se de solteira Maria Perpétua da Costa Salgado pois tinha pelo casamento adoptado o apelido Rocheteau do marido, Charles Guilhome Rocheteau, súbdito francês, comerciante estabelecido na Rua de São Francisco da Vila da Ribeira, e na Ponta do Sol como armador do palhabotes ( Carlota e Carolina ), nome das filhas. Era Vice-Consul da Dinamarca em Cabo Verde, Boletim Oficial n° 87/781. Charles Rocheteau faleceu na Ponta do Sol a 30 de Outubro de 1871 com 50 anos de idade e 10 de residência em Santo Antão.

Da descendência de Charles Rocheteau reza a seguinte história:

Da sua passagem anterior pela ilha Brava, resultou a filha CHARLÓTTE.

Da mulher Maria Perpétua teve os seguintes filhos: RUFINO, JOAO, GUILHERME, CAROLINA E DELFINA.

** CHARLOTTE, a primeira filha de Charles Rocheteau, nascida na Ilha Brava , foi casada com Manuel Caetano Nunes Lessa e teve três filhos : João Lessa, Maria da Luz e Lucília. João Lessa casou com Raquel Serquim e teve um filho, Renato. Maria da Luz casou com Pietro Bonucci e teve quatro filhos : Gaetano, Aniccio , Pietro Arigo e Yolanda. Aniccio e Pietro Arigo faleceram ainda crianças. Gaetano faleceu na cidade do Porto, em Portugal, sem deixar descendência. Yolanda casou com Teodoro Figueiredo Pias e tiveram cinco filhos : Victor Pedro, Maria de Fátima , Lucília Maria, Paulo Jorge e João Carlos.

** RUFINO, faleceu solteiro sem descendência.

** JOÃO casou com Maria da Piedade Pires Ferreira e teve os seguintes filhos : Carlos Alberto, Adérito, Hermínia e Ana Maria.

** GUILHERME, teve os seguintes filhos : Armando , Alzira e Sebatiana.

** CAROLINA, morreu solteira sem descendência.

** DELFINA, casou com Pedro José Carlos teve os seguintes filhos : Raul, Virgílio, José, João, Maria de La Salette, Estela, Augusta e Luzia.

Carlos Alberto neto de Charles Rocheteau e filho de JOÁO, casou com a sua prima Lucília filha de CHARLOTTE. Tiveram dois filhos : Alberto, que faleceu ainda criança e Argo André. Argo casou com Lucilia Lúcio, natural da cidade da Praia e tiveram dois filhos : Carlos Alberto e Victor. Victor casou com Elba Rodrigues natural da Ribeira Grande, Santo Antão.

Adérito filho de JOÃO morreu solteiro sem descendência bem como a sua irmã Hermínia.

A outra irmã Ana Maria (Anita) casou com Rafael Pires do Paul e teve os seguintes filhos : Vladmiro Lenine, João Lovestone, Rolando Afranio e Silvia Azuraia.

Vladmiro casou com Lídia Gomes de São Vicente e tiveram quatro filhos : Vladmiro Alípio, Dora e Liliana Cristina.
João, casou-se com Manuela Gomes e tiveram um filho.
Rolando teve três filhos com Ermelinda Silva : Rafael Rolando, Jorge e Ana. Mais tarde casou-se com Martina Silva e teve uma filha Elça.Vivem na Holanda e são cidadãos holandeses.
Silvia , casou-se com Miguel Gomes , tem um filho Michael Gomes , vivem na U.S.A. e é cidadã Americana.

Armando filho de GUILHERME e neto de Charles Rocheteau casou em primeira núpcias com Julieta Brigham e tiveram dois filhos : Alberto e Euridice. Euridice casou com José Manuel Gomes e tiveram dois filhos : Edujardo e Armando.

Armando casou em segundas núpcias com a prima Estela filha de DELFINA e teve os seguintes filhos : Guilherme, Pedro, Maria Delfina, Armando e Manuel. Guilherme casou com Estrela Mendes. Pedro casou com Margarida Lima de São Vicente e teve duas filhas: Glória e Liana que casaram respectivamente com os irmãos Fernando e Paulo Ferreira. Maria Delfina casou com Vladmiro Ferreira, tio de Fernando e Paulo, vive na Argentina e teve dois filhos : Vladmiro e Estela. Manuel casou com Maria Conceição Vera Cruz da Praia , teve uma filha Maísa que casou com Arlindo do Rosário e tiveram dois filhos.

Raul filho de DELFINA e neto de Charles Rocheteau emigrou para a América muito jovem e lá casou com uma prima (família Lessa da Brava), e viveu em Cape Code.

Virgílio, filho de DELFINA e neto de Charles, casou com Alice Serra, e teve um único filho, Armindo, que casou com Maria das Dores Cohen (Mariazinha/Zinha Cohen, filha de Djedje e Tereza Cohen, da Povoação), e teve cinco filhos : Maria da Graça, José António, Carla Maria, Paulo George e João Carlos. José António casou com Tatiana Fonseca de S. Vicente, vivem em Lisboa e têm dois filhos gêmeos: Sérgio e Hugo. Carla Maria, casou com Eduardo Ramos, vivem em Lisboa e tem dois filhos : Claudia Cristina e João Pedro. Paulo George, João Carlos e Maria da Graça são ainda solteiros.

José, filho de DELFINA e neto de Charles Rocheteau casou em S. Vicente com Joanina Oliveira, teve três filhos que residem em Lisboa : Raul que casou com Gabriela Morais, Adriano e Delfina.

Maria de La Salette filha de DELFINA morreu sem descendência bem como a sua irmã Luzia que casou com o escrivão Alexandre Esteves.

Augusta filha de DELFINA, emigrou para o Brasil onde casou e deixou uma filha.

João filho de DELFINA casou com Ruth natural da Brava e deixou dois filhos : Anselmo e João que vivem em Lisboa. Foto de Lucy Bonucci.


imagem

Charles teve uma relação com ??. (?? nasceu em Ilha Brava, Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Charles a seguir casou com Maria Perpétua da Costa SALGADO em 1961 em Cabo Verde. (Maria Perpétua da Costa SALGADO faleceu em †.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Muitas vezes por falta dum contacto não foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que foi, não por indelicadeza, mas sim e apenas, com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o fito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar contributos, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@hotmail.com

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes directos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar em linha ascendente a partir de um nome e encontrar um com (*), saberá que esse é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Set 2020 com Legacy 9.0 de Millennia