seta seta
Afonso Albuquerque Nunes d' AGUIAR ®
(1892-Antes de 1969)
Maria do Carmo SILVES FERREIRA
(1894-1968)
Adelino Mendes ANDRADE
Senhorinha RIBEIRO
António Pedro SILVES FERREIRA ®
(1927-1987)
Laurinda Mendes ANDRADE ®
(1936-)

Daniel Andrade SILVES FERREIRA ®
(1958-)

 

Relações da família

Daniel Andrade SILVES FERREIRA ®

  • Nascimento: 29 Set 1958, Praia, Santiago, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa). clique aqui

• Profissão: médico psiquiatra.

• Nota biográfica. Casado e pai de três filhos, é médico psiquiatra e trabalha no Serviço de Psiquiatria do Hospital Agostinho Neto (Praia), desde 1997, do qual foi Director em 2003-2004.

Da sua formação académica e profissional, destacam-se o Mestrado em Política e Serviços de Saúde Mental, pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), onde apresentou a Dissertação "Avaliação de Necessidades, Incapacidade, Qualidade de Vida e Satisfação com os Serviços de Indivíduos com Esquizofrenia em Cabo Verde", a Especialização em Psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Brasil) e a Licenciatura em Medicina pelo Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Argel (Argélia).

Trabalhou no Hospital Agostinho Neto (1986-87) e desempenhou o cargo de Delegado de Saúde da Boa Vista (1987-1990) e do Tarrafal de Santiago (1990-1991), antes de ser transferido para a Praia. Naquele mesmo ano, ano substituiu o Delegado de Saúde do Maio por um período de 4 meses e, no regresso, foi colocado a seu pedido na Delegacia de Saúde da Praia, onde permaneceu até Março de 1994, quando foi para especialização no Brasil, com bolsa da Organização Mundial de Saúde.

Foi Director do Programa Nacional de Saúde Mental (1997-1999 e de 2001-2003).

Exerceu actividades docentes e formativas na área de Psiquiatria e Saúde Mental na Escola de Enfermagem Manuel Olímpio - Praia (1999-2007) e da Universidade Jean Piaget - Praia (2006- 2008).

Participou em vários Congressos Médicos e Reuniões Internacionais de Psiquiatria e Saúde Mental em Angola, Argélia, Áustria, Brasil, Congo, Côte d´Ivoire, Holanda, Mali,Moçambique, Portugal, Senegal, Suíça e Tunísia. Foi prelector e facilitador em vários cursos de formação na área de Psiquiatria, Saúde Mental e Abuso de Substâncias. Tem várias participações como conferencista, palestrante, debatedor e moderador sobre a promoção da saúde mental e prevenção do abuso de substâncias, em acções promovidas por instituições públicas e da sociedade civil.

É membro fundador da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, com a cédula profissional nº 004. É membro fundador e actual Presidente do Conselho Directivo da Associação de Promoção de Saúde Mental A PONTE desde Janeiro de 2011, tendo sido Vice-Presidente da mesma de 2000 a 2010. É membro da Associação de Saúde Mental de Língua Portuguesa (ASMELP), da qual foi Presidente de 2011 a 2014, tendo, nessa qualidade, co-organizado, na Praia, o VIII Congresso da ASMELP, conjuntamente com a III Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.

É Director do Boletim Informativo A Ponte (órgão da Associação de Promoção da Saúde Mental A PONTE), desde a sua criação em 1998. É membro do Conselho de Redacçãodo Boletim Informativo e da Revista da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos. Tem vários artigos publicados sobre a promoção da saúde mental e prevenção do abuso de substâncias em revistas e jornais nacionais. Tem bom domínio das línguas portuguesa e francesa e razoável domínio das línguas inglesa, e espanhola.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia